SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

17 de mai. de 2010

Adoçantes de stévia

Meu endócrino sempre recomenda dar preferência aos adoçantes derivados de stévia, por serem naturais.

A stevia é um edulcorante (adoçante) natural, extraído das folhas da Stevia rebaudiana, planta silvestre da família dos crisântemos. É aprovado pelo FDA, que garantiu sua segurança.

Os glicosídios, na verdade esteviosídeos, encontrados nas folhas da Stevia têm poder adoçante 300 vezes superior ao do açúcar comum. Não é calórico, não é cariogênico e apresenta sabor agradável, sem gosto residual. É indicado para dietas com restrição de açúcar, e pode ser usado por diabéticos, obesos, idosos e crianças.

Pode ser usado no preparo de sucos, sorvetes, chás, pratos cozidos ou assados, não tendo, porém, a capacidade de caramelizar-se. 

Antes de comprar o produto, é necessário verificar cuidadosamente sua composição. Alguns adoçantes à base de Stevia podem não conter apenas esse ingrediente. Às vezes estão acrescidos de sacarina e outros aditivos.

Nos últimos meses tenho comprado o Stevine, produzido pela Jasmine, mas já provei o Stevita (Steviafarma), o Só stevia e Stévia Plus, ambos da Lowçucar.





6 comentários:

  1. A Stevitta é feito com ervas plantadas no Brasil...os demais importam do Japão e EUA o produto em pó.

    ResponderExcluir
  2. NÃO SEI SE É MALEFICO OU BENÉFICO! MAS A MINHA EXERIENCIA COM STEVIA E´QUE ME CAUSOU DORES DE CABEÇA DIARIAMENTE, APÓS PARAR DE USAR STEVIA NÃO TIVE ESSAS DORES. JÁ TINHA USADO 1 ANO ATRAS, PAREI POR CAUSA DAS ENXAQUECAS, VOLTEI A USAR E VOLTARAM ESSAS ENXAQUECAS. STEVIA NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Sem gosto residual ?

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!
    Já usou o stevita soul?? Eu AMEI!!!! Antes dele eu mal usava adoçante (parei o linea faz 1 ano), pois o stevia da jasmine me enjoava.
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Esses tem maltodextrina, edulcorantes naturais glicosídeos de Steviol, antiumectante dióxido de silício

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...