SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

31 de out. de 2009

Coalhada fresca caseira

A coalhada é um alimento de elevado valor nutritivo e, portanto, muito saudável. Em minha casa não pode faltar. Meu café da manhã não é o mesmo sem ela. Misturo com granola,  farinha de linhaça,  farinha de banana verde, frutas, etc.

Não sei por qual razão, mas a maioria das pessoas acha que fazer coalhada em casa é um bicho de sete cabeças. Posso assegurar, é muito simples e fácil e não requer nenhum kit coalhada, como vemos por ai.


Então anote e deguste:

Ingredientes:

01 litro de leite (desnatado ou integral, depende da dieta)       
01 pote de iogurte natural desnatado (ou integral)

Preparo:
Ferva o leite e coloque em uma tigela de vidro para ir esfriando. Quando chegar a uma temperatura que você consiga colocar o dedo e contar até dez, sem se queimar, coloque o iogurte, mexa devagar e tampe (se a tigela não tiver tampa, coloque um prato sobre ela).
Cubra com uma toalha de mesa (ou outro pano) e deixe descansando, sem mexer ou destampar, de um dia pro outro (se fizer a noite) ou cerca de doze horas. Está pronta! Basta colocar na geladeira e degustar.

Dicas:
*Há quem misture 01 colher de sopa de leite em pó ao leite morno, antes de colocar o iogurte,  para que fique mais consistente. Aqui em casa eu não coloco e a consistência sempre fica boa.

*Outra dica, que aprendemos com um sírio: quando está muito calor, não é necessário colocar todo o pote de iogurte, basta 01 ou 02 colheres. Ele explicou que isso faz com que junte menos soro. No inverno, você aumenta a quantidade do iogurte.

*Para quem gosta de iogurte com sabor de frutas: quando for comer, misture à coalhada um pouquinho de suco em pó light, no sabor de sua preferência.

*Quando eu podia, comia com mel e gotinhas de limão. Agora que aboli o mel, coloco um envolope de adoçante em pó (sucralose é perfeito) e as mesmas gotinhas de limão. 


*Quando estiver acabando, você pode utilizar a própria coalhada como muda para fazer outra.

*Você pode colocar sal e pimenta do reino branca, e colocar sobre a salada.


22 comentários:

  1. Bom dia !!! Adorei sua receita porque é exatamente igual a que meu pai sempre fez, é a forma mais simples de fazer uma coalhada fresca.
    Descobri que estou diabética há 1 mês e estou me interessando em tudo sobre o assunto, ainda sou muito leiga no assunto. Estou a procura de receitas saudáveis, pois quero fazer meu regime certinho para que nunca precise usar insulina.
    abraço, e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Marisa. Se fizer a dieta direitinho como o médico, a nutricionista orienta. Não terás complicações. O meu marido foi diagnosticado com Diabestes tipo 2. Seguiu toda a orientação da nutricionista, perdeu 18Kg em um ano,só caminhando, sem remédio.É disciplinado,rs . Continua na orientação e nem toma mais remédio para a diabetes . O nível da glicose está sempre dentro dos limites, graças a Deus. Mas atenção, cada caso é um caso. O importante é a dieta alimentar. É se amar, amar a vida, mesmo que tenha alguma (s) coisa (s) que nos desagradam. Sucesso, heim! !

      Excluir
    2. Parabéns! Marisa. Se fizer a dieta direitinho como o médico, a nutricionista orienta. Não terás complicações. O meu marido foi diagnosticado com Diabestes tipo 2. Seguiu toda a orientação da nutricionista, perdeu 18Kg em um ano,só caminhando, sem remédio.É disciplinado,rs . Continua na orientação e nem toma mais remédio para a diabetes . O nível da glicose está sempre dentro dos limites, graças a Deus. Mas atenção, cada caso é um caso. O importante é a dieta alimentar. É se amar, amar a vida, mesmo que tenha alguma (s) coisa (s) que nos desagradam. Sucesso, heim! !

      Excluir
    3. Marisa, faz uma visita a página do DR.Rocha, ele nos dar esperança e a formular para nós livrarmos ou diminuirmos os medicamentos. É maravilhoso os vídeos e ensinamentos dele. Podemos viver bem e conseguir a remissão da diabetes.

      Excluir
  2. ola fiz mas n deu certo talvez seja pq fiz com leite desnantado e coalhada pronta do mercantil.sera se foi isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Feranda.
      Não sei o q aconteceu com a sua receita, pq tb. faço com leite desnatado e iogurte desnatado ou coalhada comprada pronta. Depende do q vc. ache q não deu certo. Geralmente, a coalhada com o leite desnatado fica mesmo menos incorpada. Se foi isso, vc. pode melhorar a receita, colocando leite em pó desnatado (veja nas dicas como fazer). Tb. pode ter ocorrido de o leite já estar frio demais ou vc. ter colocado menos iogurte. O segredo é o calor e um local onde ninguém mexa ou que chacoalhe. Não desista, tente de novo. Eu tb. demorei um pouco pra acertar o ponto e até hoje, as vezes, sai uma coisinha errada. Qq. coisa, me mande um email e me explique qual foi o problema q tento lhe ajudar. Um abraço e obrigada por acompanhar o blog.

      Excluir
    2. O que recomendo para não ter falhas nesta receita é muito simples, basta dobrar um cobertor para ficar com (+ OU -) 40cm de largura, envolva a tigela de vidro ou louça com este cobertor bem justo para não escapar o calor QUE DEVE SER ENTRE 37° E 40° , encoste em uma parede e firme o outro lado, com um objeto qualquer, pronto, no outro dia vc terá sua coalhada BEM CONSISTENTE, SEM ERROS.

      Excluir
  3. Adoro coalhada. Vou fazer depois conto pra vcs o sucesso. Parabéns, adorei esse blog

    ResponderExcluir
  4. Ola sera que posso colocar suco antes quando estiver preparando a coalhada pra ela ficar com um gostinho melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vc. pode misturar suco à coalhada depois de pronta, mas somente na quantidade que for consumir. Colocar o suco antes, para preparar a massa, não dá certo.

      Excluir
  5. Oi. Fiz a coalhada e parece que deu certo. Mas o soro é dispensado? E qual o tempo para consumir estando na geladeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O soro tem varias utilidades! da uma olhada neste link http://docedieta.com/saude/o-que-fazer-com-o-soro-do-leite-whey/ ....geralmente consumo em uma semana, depois disso vai ficando azeda e eu não gosto....a coalhada seca se você colocar em um potinho com azeite dura bem mais....ou mesmo deixar em um tupperware e jogar bastante azeite por cima até formar uma camada...

      Excluir
  6. Obrigada pela receita. Vou fazer!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela receita. Vou fazer!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá. ....tenho diabete ...Descobri por esses dias ....posso usar leite integrau e iogurte integrau mesmo.Adorei suas dicas 😕😘

    ResponderExcluir
  10. Olá posso fazer de leite natural da vaca tenho pra diabete só queria saber se posso ou não

    ResponderExcluir
  11. Adorei a receita vó fazer muito obrigada.

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...