SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

3 de dez. de 2010

Vem chegando o verão...

O verão nem chegou e o calor já está nos matando. E não é só porque somos "por demais adocicados" que não podemos nos deliciar com um sorvetinho como todos os outros mortais.

Então, aí vai:       Sorvetes Zero Açúcar

A NESTLÉ fabrica os Sorvetes Molico e La Fruta ZeroA marca Molico, já conhecida do público como sendo de produtos light, tem sorvetes de massa e picolé sem adição de açúcar, reduzido teor de gordura e de baixa caloria, e todos com o selo de recomendação da ANAD. 



 Yogo - sabores frutas vermelhas e natural, em potes de 542g (01 bola = 37 cal)

Napolitano e Creme, vendidos em potes de 700ml (01 bola = 60cal)

Picolé Frutas Vermelhas ( 52 cal) e Frutas Amarelas (50 cal)
também em pack com 03 unidades
 

Sorbet La Frutta, Morango (01 bola = 36 cal) e Manga  535g (01 bola = 73 cal)
Picolé La Frutta Maracujá Zero - 43 cal

SORVETES LA BASQUE - Linha Light - Super Premium e Picolé Premium
A gordura e o açúcar foram substituídos por proteína láctea e adoçantes, resultando em um produto com calorias e colesterol baixos. Sabores côco,  chocolate e vanilla, massa ou picolés com cobertura de chocolate.
Pic Basque Premium
  Super Premium


KIBON 
No site da KIBON não encontrei qualquer referência a sorvetes sem adição de açúcar. Tem a linha Light, mas não consegui entender o que diz a informação nutricional do produto. Em contato com o SAC da Kibon, a atendente me informou que recentemente foi lançado o Kibon Balance, nos sabores napolitano e creme, e que estes não têm adição de açúcar.  Ainda não vi nos mercados da cidade. Encontrei algumas referências sobre ele na net, mas ainda não posso afirmar se contém ou não açúcar. 

SORVETE SKIMONI
A SKIMONI é aqui da minha região. Fica em Americana/SP e foi fundada em 1966. Distribui sorvetes na região de Campinas, Sorocaba e Jundiaí. Os sorvetes zero, massa e picolé, têm reduzido teor de gordura e calorias e não tem açúcar, sendo adoçados com sucralosePicolés Frutski ZeroLimão, Tangerina e Côco, Copinhos e potes de 2l SkiZero - Chocolate, creme e côco.Adoro comprar os copinhos SkiZero, com 50g, que vêm na medida certa. Não consegui fotos, mas é só conferir no site.

Aqui na minha região, também tem a Sorveteria Paris em Piracicaba, que faz sorvetes diet. Não me lembro exatamente quais os sabores, mas já provei o de damasco e vou contar, é bom D+, como todos os outros sorvetes que eles fazem. Quem puder conhecer, não perca, Sorveteria Paris em Piracicaba. Tem para os diabéticos, mas todos os outros sorvetes são bons. São feitos lá mesmo, pela mesma família do Seu Kenji, desde os meus tempos de menina. Vale a pena provar.

E NA SUA CIDADE OU REGIÃO, TEM OUTRAS MARCAS DE SORVETES SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR OU MESMO ALGUMA SORVETERIA QUE TENHA SORVETE DIET? DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA QUE EU POSSA POSTAR E ESPALHAR PARA OS OUTROS ADOCICADOS.

22 de nov. de 2010

SALPICÃO DE FRANGO DA MINHA MÃE

  • Na minha casa é sucesso garantido. É servido na ceia de Natal, na Páscoa e sempre que  dá vontade. Acho que é um bom prato para nós, pessoas docinhas. Nem precisa de acompanhamento. Só ele já dá pra saciar a fome e os ingredientes não tem contra-indicação.
  • Ingredientes:
  • 2 peitos de frango cozidos e desfiados grosseiramente
  • 1 cenoura ralada
  • 50 g de uva passa branca
  • 50 g de uva passa preta
  • 1 maçã verde ralada
  • 1 galho pequeno de salsão (somente o talo será usado)
  • 1/2 cebola ralada
  • 1/2 pimentão verde
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 100 g de castanha de caju moída ou nozes
  • Limão, salsa e sal
  • 1 lata de creme de leite light gelado e sem soro
  • Maionese light à gosto
  • Modo de Preparo:
  • 1.  Cozinhe os peitos de frango com um pouco de sal e pedaços de cebola, esprema 1/2 limão para que a carne não escureça;
  • 2. Após o cozimento, desfie grosseiramente, para que não fique muito esfarelado;
  • 3. Rale a cenoura e a maçã verde na parte grossa do ralador e a cebola na parte mais fina; coloque a maçã ralada em uma vasilha com água e limão para não escurecer até a utilização;
  • 4. A cebola deve ficar reservada em uma vasilha com água gelada até o uso, para tirar um pouco da acidez;
  • 5. Corte os pirmentões em tirinhas bem finas e pique bem pequeno e pique o talo de salsão em pedaços bem pequenos e finos;
  • 6. Em uma tigela grande misture todos os ingredientes, inclusive o salsão, as castanhas ou nozes moídas e as passas, e tempere com sal, limão e salsinha;
  • 7. Coloque o creme de leite e um pouco de maionese, à gosto. Passe para uma travessa e sirva até gelado. Se quiser mais molhadinho, coloque mais creme de leite.
Esse não tenho foto, ao menos por enquanto, mas prometo providenciar uma, assim que possível. 

13 de nov. de 2010

Nova Odessa na Onda Azul

Minha cidade, Nova Odessa, também entrou na campanha do Dia Mundial do Diabetes.  Na última sexta, 12/11, a Secretaria de Saúde, através do Centro de Promoção à Saúde e Reabilitação do Hospital Municipal, promoveu atendimentos e orientações gratuitas sobre o diabetes.

Durante todo o dia foram feitos testes de glicemia, aferição de pressão arterial e exame do pé diabético, em todas as unidades básicas de saúde e nos dois maiores supermercados da cidade.

A expectativa dos organizadores era atender ao menos 200 pessoas. No final do dia, contabilizaram pouco mais de 450 atendimentos. Desse total, 04 pessoas não tinham conhecimento de que eram diabéticas.

Como  não poderia deixar passar em branco, é claro que fiz questão de participar e, pela primeira vez, fiz o exame nos pés. Apesar da enfermeira ter precisado de máscara e uma grande bacia de álcool para desinfetar o chulé, ela sobreviveu ao final do meu exame, hahaha.

Brincadeiras à parte, meu pézinho, embora podre, não apresentou problemas, apesar de ser orientada a consultar o médico sobre a possibilidade de um dos meus dedos estar apresentando uma leve neuropatia. Vou assuntar na próxima consulta.

Exame do pé diabético

Teste de glicemia no Supermercado Paulistão

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

Inspire-se com a onda azul.

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. É um dia especialmente dedicado à conscientização sobre o controle e prevenção do diabetes, através da informação. 


A data foi criada em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) e a OMS (Organização Mundial de Saúde), e o dia 14 de novembro foi escolhido por representar o aniversário de Sir Frederick Banting, considerado o descobridor da insulina.


A campanha tem como preocupação estimular o acesso à informação e à educação em diabetes, não somente para as pessoas diabéticas, mas promover uma maior conscientização de todos sobre os fatores de risco e sinais de alerta do diabetes, e incentivando a disseminação das melhores práticas na prevenção da doença.


O diabetes, principalmente do tipo 2, é considerado uma epidemia mundial, atingindo mais de 200 milhões de portadores. O pior: mais da metade dessas pessoas ainda desconhece o diagnóstico.


O símbolo da campanha é o círculo azul, criado para sintetizar a união da comunidade global de diabetes na luta para controle e prevenção da doença. O círculo representa a união dessa comunidade, que juntou-se para apoiar a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. O azul, cor da bandeira das Nações Unidas, representa a união entre os países.

O tema atual da campanha, que abarca um período de cinco anos entre 2009/2013 é: DIABETES: EDUCAR PARA PREVENIR

Ou seja, quanto mais informação, maior controle e prevenção.

Os objetivos da campanha 2009-2013 são:
  • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.

As mensagens-chaves da campanha:
  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta. O diagnóstico precoce salva vidas
  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
  • Saber como cuidar do diabetes e controlar
  • Vamos assumir o controle do diabetes

Para que a data cumpra o seu objetivo, por todo o mundo serão realizadas diversas atividades com a finalidade de chamar a atenção para a importância do tratamento e cuidados com o diabetes. No Brasil, são diversos órgãos empenhados na divulgação, entre órgãos públicos, associações e entidades públicas e particulares.

As ações vão desde palestras a exames gratuitos, além da iluminação azul de diversos monumentos no mundo todo. Está programado ainda, que amanhã, as 14h00, após medirem a glicemia, as pessoas façam 14 minutos de qualquer atividade física e voltem a medir a taxa glicêmica.


Junte-se a nós amanhã, na onda azul que seguirá pelo mundo.






12 de nov. de 2010

Doce encontro

Ele esteve ao meu lado durante anos sem que eu notasse sua silenciosa e discreta presença. Chegou de mansinho, sem alarde, sem folguedos, e foi tomando conta de tudo. Quando percebi, já estava instalado e havia decidido (sem me consultar) que ficaríamos juntos para sempre (ou até que a morte nos separe, como dizem). A essa altura já havia reduzido minhas defesas, tomado conta do meu corpo e me adoçado ao extremo. No início me assustei, não estava acostumada àquele controle permanente, quase marcação serrada. Compreendi, então, que nada poderia fazer e aceitei sua doce presença. De fato, tornou-se minha companhia constante e nossa parceria tem dado certo. Sua existência não me assusta mais, não me incomoda. Aprendi a conduzi-lo e não ele a mim. Assim, vivemos bem, eu e o Diabetes.

30 de out. de 2010

Niver do Diabetes e Deleites

Essa semana o blog completou 01 ano. Como não poderia passar em branco, vamos comemorar com bolo, diet é claro. Agradeço a companhia e espero continuar nos encontrando. Beijocas doces a todos.

Bicho de pé diet

No post da semana da criança me esqueci de colocar a receita do Bicho de Pé Diet. Aqui vai:

Ingredientes:

01 receita de leite condensado diet
50ml de leite desnatado
01 envelope de gelatina de morango diet
01 colher de margarina light

Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e enrole. Passe em uma mistura de adoçante em pó com uma colher de chá de amido de milho (fica com a consistência de açúcar de confeiteiro) ou, opcionalmente, no côco ralado sem açúcar; em nozes ou castanhas moídas; cacau sem açúcar ou achocolatado em pó diet, misturado com um pouquinho de canela em pó.

Peixe fácil com leite de côco

Faço esta receita há anos e não consigo  lembrar onde aprendi. É rápida, fácil e prática. Como já mencionei, depois do diabetes tenho substituído os ingredientes que consumia antes, por algo mais próximo daquilo que podemos comer.  Esse aqui não dá prá mudar muito, mas acabei substituindo os ingrediente por produtos light.

Ingredientes:
01kg  de postas de cação branco (se preferir pode usar merluza ou pescada branca)
01 lata (ou sachê) de molho de tomate pronto
01 copo de requeijão light
01 vidro de leite de côco light
queijo parmesão ralado a gosto

Preparo:
Tempere o peixe com sal, limão e pimenta do reino (prefiro a branca) e reserve. Também pode ser temperado  com shoyo.  No liquidificador, bata o molho de tomate, o requeijão e o leite de côco. Coloque o peixe num refratário (não precisa untar) e cubra com o molho. Por cima, salpique com o queijo ralado e leve ao forno moderado, por cerca de 20 a 25 minutos. Está pronto. Sirva com arroz branco (ou integral) e uma salada de alface americana com cenoura ralada. Prá quem pode, batata palha.

Dica:
Para os diabéticos e hipertensos, o molho de tomate pode ser aquele feito em casa ou, prá ser mais rápido e prático, pode ser usado o Molho de Tomate Zero da Fugini, sem açúcar, sal ou gordura e você tempera como quiser.

PANETONES E CHOCOTONES

Com a época de natal se aproximando, as prateleiras dos mercados começam a ficar recheadas de panetones e chocotones. Aí, os docinhos, com aquela cara de cachorro na frente de uma máquina de assar frango, ficam lá, se lambuzando de vontade. 

Mas... nem tudo está perdido, o povo já pensa em agradar gregos e troianos e tem aumentado os panetones sem açúcar. O ano passado já havia comentado sobre o lançamento do panetone da Lowçucar e o panetone light da Village (Huumm! É tempo de panetone).

Esse ano a Lowçucar lançou o Chocotone Zero Açúcar e mudou a embalagem do panetone. A embalagem do panetone light da Village também mudou, e eu não achei qualquer referência sobre o chocotone light do ano passado. Será que não fabricam mais? 

Enfim, os dois tem a garantia do selo ANAD. É só conferir e experimentar. Imaginem se já não andei me fartando?


9 de out. de 2010

SEMANA DA CRIANÇA DIET

BRIGADEIRO DIET

Ingredientes:
01 receita de leite condensado diet
50ml de leite desnatado
03 colheres de cacau em pó sem açúcar ou 04 colheres de achocolatado diet
01 colher de margarina light

Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e enrole. Passe no granulado diet ou, opcionalmente, no côco ralado sem açúcar; em nozes ou castanhas moídas; cacau sem açúcar ou achocolatado em pó diet, misturado com um pouquinho de canela em pó.

Dicas: para incrementar o brigadeiro ou mudar o sabor, você pode colocar nozes ou castanhas picadas, côco ralado, café solúvel, etc.




CAJUZINHO DIET

Ingredientes:
300g de amendoim torrado e moído, sem pele e sem açúcar
01 xícara de adoçante em pó (pode-se colocar mais adoçante, dependendo do paladar de cada um)
01 clara de ovo
1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar ou achocolatado diet (se preferir, coloque 01 xícara)

Preparo:
Misture todos os ingredientes e vá amassando com as mãos, até dar o ponto (não pode ficar muito seco, senão desmancha). Para dar o ponto (a massa não pode ficar esfarelando) vá colocando leite desnatado aos poucos. Modele no formato de um caju, passe pelo adoçante com canela (para ficar parecido com açúcar de confeiteiro, misture ao adoçante em pó, uma colher de amido - opcional) e coloque metade de um amendoim na ponta. Se preferir, faça bolinhas ou enrole como croquete. Também pode ser passado em uma mistura de adoçante com achocolatado.



BEIJINHO DIET

Ingredientes:
01 receita de leite condensado diet
04 colheres de côco ralado sem açúcar
50 ml de leite de côco diet
01 colher de margarina light

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e enrole. Passe no côco ralado sem açúcar e espete um cravo na ponta.

Sucralose

Ainda há muitas pessoas com um "pé atrás" quando o assunto é a sucralose. O temor é quanto ao fato de ser um edulcorante derivado do açúcar, ou, mais precisamente, da sacarose extraída da cana-de-açúcar. Foi descoberto em 1976, tendo sido estudado por mais de 20 anos antes de ser aprovado pelo FDA. Atualmente é considerado um adoçante seguro, indicado não só para os diabéticos, mas também para os fenilcetonúricos, obesos e por aqueles que desejam consumir baixas calorias, podendo ser consumido inclusive por gestantes e crianças.

Conhecido no mercado americano como Splenda, a sucralose adoça 600 vezes mais que o açúcar, não tem calorias e não provoca cáries. Também não deixa sabor residual ao ser utilizado no fogo.

Pessoalmente, não uso qualquer outro adoçante a não ser stévia, mas nos últimos 04 meses tenho alternado o uso com a sucralose e gostei muito do resultado, principalmente para adoçar o café. O sabor e o cheiro são muito parecidos com o sabor e o cheiro do açúcar.

Nos mercados já se encontram várias marcas, e até a companhia União, acaba de lançar o União Diet Sucralose. Na minha região encontro facilmente os adoçantes da Linea Sucralose, da Gold Nutrition e da Lowçucar - Blenda. Há poucas semanas tenho visto em um local ou outro o adoçante da União, mas o produto da Finn ainda não vi por aqui.


Para conhecer mais sobre sucralose: 
SUCRALOSE

Sucralose-Brasil

Diabete.com - Sucralose








19 de set. de 2010

DOCE VIDA CHOCOLATES

Xeretando pela net, achei a DOCE VIDA CHOCOLATES, empresa de Rezende, no Rio de Janeiro, que fabrica e comercializa produtos a base de chocolate e frutas, naturais e dietéticos (sem açúcar). Ah! Eles tem uma loja virtual. O link tá lá na lista de lojas virtuais.
Doces de frutas secas com castanha
Pinguinhos de chocolate diversos sabores
Trufas Suícas
Tablete de chocolate 70% cacau zero açúcar
Bombom de nozes e diversos sabores, c/ chocolate branco e ao leite
Barras de chocolate com adição de flocos de milho e outros
Bananinha light - Sabor damasco e outros

FIBRASMIL - Produtos naturais e dietéticos


A Fibrasmil é uma empresa de São Carlos, interior de São Paulo, que trabalha com a venda e distribuição de produtos naturais e dietéticos. Por aqui consigo encontrar alguns dos vários produtos comercializados, e acredito que em outros estados também sejam encontrados, porque eles tem representantes no Ceará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Dentre os inúmeros produtos, já experimentei os biscoitos, as barras de cereais e alguns doces. Tudo muito bom. Para cortar um pouco o consumo do açúcar, tenho comprado os biscoitos para meu filho, pois são adoçados com Splenda (sucralose) ou Stévia e tem menos calorias que os normais.

Também gosto muito do Bom Banana - um bombom de doce de banana recheado com banana passa e coberto ou não com chocolate diet. Delícia! 

A linha de produtos é grande, então vou colocar apenas alguns e vocês xeretam o resto no site da FIBRASMIL, inclusive para ver a tabela nutricional de cada um. Além dos produtos sem adição de açúcar, todos os outros são produzidos com açúcar orgânico e produtos naturais e integrais. 

Ketchup light sem adição de açúcar - 90% menos calorias comparado ao produto normal
Biscoitos caseiros light - sem adição de açúcar, adoçados com Splenda

 

  
 
 Cereais em barra sem adição de açúcar

Bom Banana
Doces de frutas secas sem adição de açúcar


18 de set. de 2010

CAPUCCINO CASEIRO DIET

Ingredientes:
400g (01 lata) de leite em pó desnatado instantâneo
100g de café solúvel (nescafé ou outro)
05 colheres (sopa) de chocolate em pó diet
02 colheres (sopa) de canela em pó
01 colher (sopa) de bicarbonato*

*O bicarbonato faz o capuccino "espumar". Se quiser com mais espuma, coloque apenas mais uma colher de bicarbonato. Mais que isso, vira sal de frutas.

Modo de preparar:
Bata o café solúvel no liquidificador até virar pó e passe para uma vasilha grande. Peneire cada um dos outros ingredientes na vasilha e misture tudo muito bem. Guarde em um vidro bem fechado. Para 150 ml de água quente (ou de leite, para ficar mais cremoso) acrescente 3 colheres de chá bem cheias do pó para cappuccino e coloque adoçante a gosto.


Dicas:


Alguns lembraram que é muito ruim adoçar a cada vez que se quer uma xícara de capuccino, então, dois leitores deram essas dicas:


1 - Substituir o chocolate em pó diet por achocolatado diet, que já vem adoçado; ou,


2 - Adicionar à receita, no momento do preparo, 100g de qualquer adoçante em pó (mesma medida de açúcar). Caso seja adoçante do tipo que se coloca menor quantidade que açúcar, não exagere, duas colheres de sopa deve ficar bom.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...