SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

29 de dez. de 2011


Mousse de melão com maracujá


Fonte e foto: Terra culinária

Ingredientes:

1 pacote de gelatina sem açúcar sabor maracujá

1 xícara (chá) de chá de erva-doce quente 

½ xícara (chá) de creme de leite light 

2 xícaras (chá) de melão Orange picado


Modo de preparo:

Dissolva o pacote de gelatina no chá e passe essa mistura para o copo do liquidificador. Adicione o melão e bata até virar um creme. Passe para uma tigela e leve à geladeira por 3 horas para ganhar consistência. Com um batedor de arame, misture delicadamente o creme de leite à gelatina batida com melão. Despeje esse creme em taças e deixe em geladeira durante 12 horas antes de servir. Decore com pedacinhos de melão e sirva frio.



Sugestão Fleischmann: 0800-704-1931

4 de dez. de 2011

Encontro de blogueiros - Unidos contra o Diabetes

Por falta de tempo, só agora vou compartilhar com vocês sobre o encontro de blogueiros sobre diabetes que participei no último dia 23/11, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Participei de um café da manhã promovido pelo BD Brasil (Becton, Dickinson e Company) e organizado pela X-Press Comunicação. Muito bom! Valeu a pena levantar cedo para ir até Sampa.

Não bastasse o super café da manhã, que estava tudibom, pude desfrutar da agradável companhia de muita gente boa, docinhos ou não. Me alegrei em conhecer pessoalmente a Luciana Oncken, do Viver com Diabetes, a Luana Alves do A Diabetes e Eu, a Dani Yumi, do Diabetes e Daí, a Silvia Onofre, mãe do João Pedro do blog João Pedro e o Diabetes, a Kath Paloma do Diabetes e Você, e a Nicole Lagonegro, mãe da Vittória, do blog Doce Vittoria e o Diabetes.


Também conheci a  Paula Sanchez do Blog da Saúde e o Jorge Freire do Nerdpai



Além de conhecer esse pessoal de quem só tinha notícias virtuais, também tivemos a oportunidade de conversar com a Dra. Mariana Porciuncula, endocrinologista da Unifesp e da enfermeira Jacqueline Aguiar, consultora educacional da BD Care, que ficaram a nossa disposição para responder todas as  dúvidas com relação à doença.



Sendo minoria, pois era a única portadora de DM2, acabei deixando que a conversa girasse em torno das dúvidas sobre a DM1 e sua terapia. Aprendi muita coisa sobre DM1 e percebi o quão é importante disseminar informações. Se o próprio portador do diabetes não conhece a doença, o que dizer do restante da população, que, desconhecendo o assunto, acaba discriminando o paciente e pensa que o fato de, às vezes, recursarmos um "pedacinho só de doce", é frescura.

Dentre os assuntos conversados, acabei descobrindo que o tamanho das agulhas para aplicação da insulina não tem a menor relação com idade ou peso do paciente: segundo nos explicou a enfermeira Jacqueline, qualquer diabético pode utilizar a agulha de 4mm. O que diferencia a utilização de uma agulha maior ou menor, é o fato de que nossa pele tem uma camada de tecido subcutâneo de cerca de 3mm e a agulha ideal é aquela que não ultrapassa essa camada, para não existir o risco de ser atingida camada muscular, o que torna a absorção da insulina muito rápida.

Eu, que tive diabetes gestacional, achei muito legal a explicação da Dra. Mariana quanto a gravidez de portadores de diabetes: nenhuma diabética está impossibilitada de engravidar. Claro que tal gravidez necessitará de maiores cuidados, mas para que a gestação não tenha complicações, o principal é estar com o controle glicêmico bem equilibrado. Portanto, se você está pensando em engravidar, comece a manter o nível glicêmico em torno de 6%, antes e durante a gestação. 

Ah! Também aproveitei para tirar uma dúvida, ou melhor, confirmar aquilo que já havia percebido desde o diagnóstico do diabetes: a glicemia aumenta sim, durante o ciclo menstrual, inclusive no período pré-menstrual. Hormônios, né?  Há tempos estou para perguntar isso ao meu endócrino, mas durante a consulta acabo me esquecendo. Como outras pessoas também já me perguntaram sobre isso, não perdi tempo e resolvi a charada com a Dra. Mariana.


É isso ai. Foi uma manhã diferente, educativa, muito alegre e "super doce",  claro.
































24 de nov. de 2011

Caminhada contra o Diabetes

Conforme eu havia contado, o setor de Promoção à Saúde e Reabilitação de Nova Odessa, organizou uma caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, com o intuito de conscientizar a população sobre a seriedade da doença e a necessidade de prevenção.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, cerca de 130 pessoas participaram efetivamente da caminhada, que teve um percurso de 3,5km. É claro que eu não deixei de participar e aproveitei para fotografar o evento. A camiseta estava linda e os "doces caminhantes" super animados.  Todo o trajeto foi acompanhado pelos profissionais da promoção à saúde, além de uma ambulância, e uma equipe da guarda municipal que auxiliou com o tráfego.  O povo foi animado pelo som do carro da rádio Paraíso FM, que voluntariamente conduziu a turma. (Leia mais aqui)

É claro que no início da caminhada fiz questão de medir a glicemia: 195 (claro que eu havia me empanturrado no café da manhã, 01 hora antes), mas no final da jornada, a glicemia capilar estava 103.

Eu, Cristiane Mareschi, da Promoção à Saúde, a coordenadora do evento e D. Salime Abdo, nossa vice-prefeita, super companheira e sempre animada.
O povo se concentrando, se preparando  pra por os pés na estrada.
Esse ai, mais que preparado!
Professor Alexandre ajudando o povo a se alongar e se aquecer

 
Comissão de frente em posição para o início da caminhada



Eu não estava só tirando fotos, não. Também caminhei.

E aí, o final da caminhada. Todos felizes e contentes com o resultado. 

Então, pernas prá que te quero! Vamos caminhar moçada doce.

19 de nov. de 2011

Frozen iogurte de morango

Fonte e foto : Terra Culinária


Ingredientes

1 copo de iogurte desnatado deixado no freezer por 4 horas
100 g de morangos congelados
1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
1 sachê de adoçante tipo sucralose
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Despeje em um copo grande e sirva em seguida.
Sugestão dos Adoçantes Gold

PARTICIPE! Eu vou.



12 de nov. de 2011

Faltam dois dias...

Faltam dois dias para o Dia Mundial do Diabetes.

Meu desafio, até lá, é baixar minha glicemia de jejum, que anda colocando as manguinhas de fora. Hoje, 138. Minha glicosilada da semana passada deu 5.7. Seria bom comemorar, mas estes testes de jejum estão me deixando com a pulga atrás da orelha.

Na minha cidade, Nova Odessa, teremos uma Caminhada de Combate ao Diabetes, no dia 20 de novembro, a partir das 08 horas. Estarei lá, com certeza. Os primeiros 100 que chegarem no local, ganharão 01 camiseta fazendo referência ao dia. Acho que vou dormir na frente da prefeitura, kkkkkkkk.

Também esqueci de contar que fui convidada a participar de um Café da Manhã, no dia 23, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Será um encontro de blogueiros que escrevem sobre diabetes, com a endocrinologista, Dra. Mariana Porciuncula, da Unifesp. A organização do evento e o convite partiu da Aline Alves, representante da empresa X Comunicação. Estou ansiosa para o encontro, que promete ser bem animado. Depois conto prá vocês como foi e trago fotos, claro.

7 de nov. de 2011

SEMANA DE ALERTA E COMBATE AO DIABETES

Tem início a Semana de Alerta e Combate ao Diabetes, de 07 a 14/11. O objetivo desta ação é para que as atividades possam se estender e repercutir durante toda uma semana e, assim, seja possível aproveitar todo o esforço que as organizações e a população realizam para o Dia Mundial. 
Participe! 

Deixe seu comentário sobre a ação que você pretende realizar ou realizou.

2 de nov. de 2011

PRODUTOS DIET A BASE DE SOJA

Esses dias experimentei uma barra de cereais e chocolate à base de soja. Gostei muito. Aí vi que havia ganhado da minha irmã, vários produtos da Olvebra, todos diet. Tinha até uma barra de chocolate. É claro que não são chocolates suíços, mas são muito bons para os docinhos que não podem nem pensar em se aproximar dos suiços.

Brincadeiras à parte, gostei sim dos produtos que provei e aprovei. Então, fiz uma pesquisa básica na net e estou postando para vocês, todos os produtos diet da Olvebra. E o melhor de tudo: você pode comprar através da Loja Virtual.

Chocolates

Choco Soy Dark (tabletes de 40g)

Chocolate à base de soja com 50% cacau em sua composição e que contém antioxidantes naturais do cacau, além de ser sem adição de açúcar. Pode ser consumido por celíacos, diabéticos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite.

Huuumm! Delícia. Provado e aprovado por Diabetes e Deleites.







Choco Soy Dark Mix (embalagem com 02 tabletes de 25g)

Chocolate à base de soja que contém 50% cacau e um mix de ingredientes saudáveis: linhaça, gergelim e castanha de caju, e também é sem adição de açúcarPode ser consumidor por celíacos, diabéticos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite.

Esse também foi provado e aprovado por Diabetes e Deleites.



Choco Soy Diet ( tabletes de 25g)

Chocolate ao leite de soja sem adição de açúcar, sem glúten, sem lactosePossui o Selo de Qualidade e Confiança da ANAD - Associação Nacional de Assitência ao Diabético. Também indicado para intolerantes à lactose, celíacos e alérgicos à proteína do leite de vaca.






Choco Soy Pops Zero (embalagens de 40g)

Flocos de arroz cobertos com o delicioso chocolate de soja Choco Soy Diet. Sem açúcar, sem lactose, sem glúten.












Choco Soy Diet Barra de 1kg


Chocolate diet ao leite de soja sem adição de açúcar, sem gordura trans, sem lactose, sem glúten, sem colesterol. É próprio para o uso culinário. Pode ser utilizado para fazer doces, bombons, coberturas, recheios e diversas sobremesas dietéticas. No site você aprende todas as etapas para o derretimento e temperagem do chocolate de soja.


Choco Soy Mais Diet (embalagem de 60g com 10 unidades)

Wafer recheado e coberto com delicioso chocolate à base de coja Choco Soy sem adição de açúcares. Este produto não pode ser consumido pelos celíacos, pois contém glúten. Liberado para diabéticos, intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite. 

Esse eu também já provei e é muito parecido com o Bis. As crianças vão adorar.


Controladores de Peso

Cereal Shake Light (caixas de 300g)
Mistura de baixas calorias com cereais finos e polpa de frutas, nos sabores Morango, Mamão & Banana, Banana & Mel e Chocolate. Indicado para enriquecer a dieta em fibras; reduzir o colesterol; regular o trânsito intestinal; auxiliar na perda de peso; auxiliar na estabilidade da glicemia. Pode ser utilizado por diabéticos. Atenção celíacos: contém glúten e lactose.

Diet Fiber (caixas com 350g)
Substituto de refeições com nutrientes balanceados para manter o organismo saudável, nos sabores baunilha, chocolate e frutasSem adição de açúcar, sem gordura; sem glúten; com sucralose; auxilia no emagrecimento; rico em fibras, contribui para a redução do colesterol; regula o metabolismo. Contém lactose.

Leites de Soja

Soy Original Light (1 litro)
Bebida de soja sem adição de açúcar e com baixas calorias, com muito sabor. Indicado para diabéticos,  intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite animal, celíacos e para quem busca uma alimentação mais natural de origem vegetal. 



Soymilke Ômega (latas de 250g)
Formulação de leite de soja instantâneo com adição de minerais, como o cálcio, e vitaminasContém altos teores de Ômega-3 e Ômega-6, ingredientes contidos naturalmente no produto e apresenta 45,76mg de isoflavonas por porção, sem adição de açúcarUtilizado em casos de intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, por celíacos, naturalistas em geral e diabéticos. Tem o selo de qualidade da ANAD.

Soy Duo (latas de 320g)
É um leite em pó produzido com leite de soja e leite de origem animal. Contém lactose e proteínas do leite, sem adição de açúcar. Pode ser utilizado por quem quer inserir a soja em sua alimentação mas sem deixar de consumir leite. 







Suplementos alimentares

Sustare (latas de 250g)
Alimento com soja enriquecido com cálcio, vitaminas e sais minerais. Indicado para quem quer deixar o café da manhã e os lanches ainda mais  especiais. Pode ser misturado no leite, batido com frutas ou até utilizado como ingrediente em receitas. Contém glúten e lactose. Sabores Capuccino e Baunilha. Somente o de baunilha não contém açúcar.

Sustare sem açúcar (latas de 360g)
Suplemento alimentar de alto valor protéico, rico em vitaminas e sais minerais, sem adição de açúcar, nos sabores baunilha, chocolate e morango. Composto por proteínas vegetais e animais, Sustare tem perfil elevado de vitaminas e sais minerais. Rico em ferro, prevenindo anemias. Teor reduzido de gordura, sem açúcar e sem glúten. Melhora o funcionamento do organismo. Diabéticos, celíacos, pessoas em período de convalescência, pessoas que praticam atividades físicas, indicado para casos que exigem reposição de nutrientes. Contém lactose.


22 de out. de 2011

Transformação do rosto por álcool, cigarro e AÇÚCAR

Olhe bem para a última foto: é assim que o rosto de muitos docinhos pode ficar, caso não cortem o açúcar da dieta. Mas esse estrago não é só para os diabéticos não: todas as pessoas que se excedem no consumo de açúcar, cigarro e álcool podem ter esses problemas. Cuidado! 

Artista simula alterações causadas na aparência pelo consumo de determinados itens ao longo de dez anos  Foto: Auriole Prince/Divulgação
Essa notícia, veiculada no Portal Terra, serve para informar que os cuidados com a pele vão além dos tratamentos estéticos e cremes de beleza. Confira aqui, como estes itens podem deixar o rosto de uma pessoa após dez anos de consumo ou uso de álcool, cigarro e açúcar em excesso.

21 de out. de 2011

Refrigerantes Diet

Ainda que não seja saudável, o refrigerante dietético, aqui incluídos o light, diet e zero, é a opção do diabético, que também não pode se esbaldar com os sucos naturais. Como todos os alimentos, o refrigerante também deve ser consumido com moderação, em razão do excesso de sódio e de gás, que ajudam a reter líquido e estufar.

Então, sem excessos, um refri diet geladinho é sempre bem-vindo na mesa dos docinhos. Como sou fã de novidades, não podia deixar passar o meu mais novo produto preferido: Itubaína Zero Retrô da Schincariol.

Sempre gostei de Tubaína. (Por falar nela, alguém já provou pão doce com mortadela acompanhados por tubaína? Na minha infância e adolescência era um dos meus lanches preferidos. Agora você entendeu porque sou diabética, não é? kkkk). Voltando ao assunto, gostei muito do lançamento da Schin. Além de não perder o sabor da original, é vendida em uma garrafinha super charmosa, de 355ml. O rótulo, estilo anos 50, é que dá o tom retrô. 

É claro que o preço é mais salgadinho (ainda bem que não é docinho), mas quem resiste? Até agora, aqui na minha região,  só encontrei no Tenda Atacado, em fardinhos de 06, mas não lembro o preço. Comprei o fardo porque, ao menos, não preciso consumir um refri de 2 litros. Tomo quando tenho vontade. Parece que são vendidas mais em bares e restaurantes. Aqui na net encontrei no site do Pão de Açúcar, ao custo de R$ 1,81.

E o charme não pára por aí. A Itubaína Retrô tem até site com uma rádio retrô e fan page no Facebook. 

Curiosidades:

Embora a Coca-cola reine soberana no mercado de vendas, os refrigerantes regionais, como são chamadas as tubaínas, detém 16% das vendas no território nacional. Essas bebibas faturam duas vezes mais que a Pepsi e dez vezes mais que as vendas de energético no país. 

A Itubaína da Schin começou a ser vendida em 1954.

Quer saber mais sobre refrigerantes dietéticos? Clique aqui.


Estudo divulgado pela Sociedade Americana de Nefrologia alerta que ingerir refrigerante dietético mais do que duas vezes por dia, por dobrar o risco de comprometer a função renal. Saiba mais.

8 de out. de 2011

Muffins integrais de espinafre

Fonte:
Receita e foto - Terra Culinária
Ingredientes:

3 colheres (sopa) de manteiga 
1/2 xícara (chá) de leite de soja light 
1 xícara (chá) de folhas de espinafre
2 ovos
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de adoçante culinário*
1 colher (sopa) de sal 
3 colheres (sopa) de soja torrada 
2 colheres (sobremesa) de sementes de linhaça 


*ingrediente substituído: adoçante no lugar do açúcar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma de muffin ou 8 forminhas individuais de empadinha com manteiga e polvilhe com farinha. Numa panelinha, derreta a manteiga. No liquidificador, bata o leite de soja light e o espinafre. Junte os ovos e a manteiga derretida e bata novamente. Reserve. Numa tigela grande, peneire as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e despeje a mistura de espinafre. Misture com uma colher até a farinha absorver todo o líquido. Acrescente a soja e a linhaça e misture bem. Coloque 2 colheres (sopa( de massa em cada forminha. Leve ao forno por 20 minutos. Retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva mornos ou à temperatura ambiente. 





11 de set. de 2011

Musse de pêssego diet

Fonte: foto e receita extraídas do site RECEITAS DE COMIDAS
Ingredientes:
1 litro de iogurte diet, sabor pêssego
2 envelopes de gelatina incolor sem sabor
10 col. (sopa) água
300g de ricota amassada
100ml de leite desnatado
1 col. (sopa) de leite em pó desnatado
4 col. (sopa) de adoçante para forno e fogão
2 claras
Óleo para untar
3 metades de pêssego em calda diet


Modo de preparo:
Hidrate a gelatina com água, deixe repousar por 5 minutos e dissolva em banho-maria ou no microondas por 20 segundos. Bata no liquidificador metade do iogurte, a ricota, o leite, o leite em pó, o adoçante e a gelatina dissolvida. Retire a mistura do liquidificador, misture o restante do iogurte e mexa bem.Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao creme de iogurte. Coloque em uma fôrma levemente untada com óleo. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até ficar firme.Desenforme e sirva com os pêssegos em calda diet.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...