SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

23 de jul. de 2013

"Só quero que você me aqueça nesse inverno" - sopas funcionais

Demorou, mas o frio, finalmente, deu o ar (gelado) da graça. Então, nada melhor que uma boa sopinha para aquecer os nossos doces coraçõezinhos.

A página de saúde do UOL publicou uma matéria de Sibele Soglia sobre sopas funcionais. Além de explicar para que servem cada um dos ingredientes, tem um super álbum de fotos com todas as receitas. É só conferir: Sopas funcionais são destaques no cardápio saudável para o inverno.

(...) A sopa pode ir além de uma refeição saborosa. Basta possuir uma composição correta de ingredientes que podem trazer diversos benefícios à saúde, como reposição de nutrientes e auxílio na perda ou ganho de peso, por exemplo.
(...)
Sopa creme de aveia e legumes – Para controlar o colesterol, a nutricionista da Mundo Verde, Viviane Pereira, recomenda o uso de aveia nas sopas. "É um cereal integral rico em fibras do tipo beta-glucana que estão relacionadas à prevenção e controle de diabetes, por ajudar no melhor controle da glicemia e na redução das taxas de colesterol. Os legumes, além das fibras, contêm vitaminas e minerais".
(...)
Sopa de legumes com semente de linhaça – A dica da nutricionista Suzana Lima é consumir a semente de linhaça para auxiliar no combate à anemia, câncer de mama, próstata, colón e pulmões. "Auxilia também no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa. Vale lembrar que o consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue". (...)

Para facilitar, aqui vão as receitas das duas sopas descritas acima:

Sopa Creme de Aveia e Legumes
Foto do Portal Vital
Ingredientes: 1 colher de sopa azeite de oliva; 1 cebola média ralada; 3 tomates, sem sementes, cortados em cubos pequenos; 2 abobrinhas médias descascadas e cortadas em cubos pequenos; 4 xícaras caldo de legumes; 3 xícaras extrato de soja natural; meia xícara de aveia em flocos finos.

Modo de Preparo: em uma panela grande, aquecer o azeite e dourar ligeiramente a cebola. Juntar os tomates, as abobrinhas e refogar por mais 3 minutos. Adicionar o caldo de legumes, 2 xícaras do extrato de soja e cozinhar em fogo baixo até que os legumes estejam cozidos. À parte, dissolver a aveia no restante do extrato de soja, juntar à panela e deixar ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até formar uma sopa cremosa. Transfira para uma sopeira e sirva a seguir. 
Variação: Substitua a abobrinha por 1 xícara (chá) de vagem picada e 2 cenouras cortadas em cubos pequenos. 

Créditos: Viviane Pereira, nutricionista da rede Mundo Verde.


Sopa de legumes com farinha de sementes de linhaça
Foto do site Uol
Ingredientes: 3 inhames descascados e picados; 300g de abóbora cortada em cubos; 1 cenoura grande cortada em cubos; 1 cebola média picada; 2 xícaras (chá) de grão de bico cozido; 300 g de espinafres frescos; 3 colheres (sopa) de farinha de linhaça; 2 colheres de azeite de oliva. Tempero a gosto. 

Modo de preparo: descasque e corte em cubos a abóbora, o inhame, a cenoura e a cebola. Cozinhe cada um deles em uma panela com água e sal. Depois de cozidos, triture a abóbora, a batata, a cenoura, a cebola e junte o azeite de óleo de oliva. Junte os espinafres e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Apague o fogo e deixe repousar por 10 minutos. Acrescente ao final da preparação a farinha de sementes de linhaça. 

Crédito: Suzana Lima nutricionista da Risa Restaurantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...