SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

26 de dez. de 2009

Pizza de abobrinha (massa)

Essa eu ainda não provei, mas quem fez disse que é muito boa. Embora não deixe de ser carboidrato, é muito leve e pode muito bem ser consumida por pessoas doces, desde que sem exagero, como sempre. Basta caprichar no recheio (significa usar ingredientes saudáveis e próprios para diabéticos) e se deleitar. Então... deleite-se!


Esta receita foi retirada do site Mais Você - Ana Maria Braga.

Ingredientes: (massa)

3 abobrinhas médias raladas
2 colheres (chá) de sal
1 ovo
1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (pode ser usada a farinha integral ou farinha de aveia)
1 colher (chá) de orégano desidratado


Recheio:
1 cenoura ralada e temperada com sal e pimenta-do-reino
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço e picadas
3 tomates sem pele e sem sementes cortados em fatias
orégano desidratado
azeite a gosto
100 g queijo mussarela de búfala fatiada
100 g de queijo mussarela fatiado


Preparo:
Numa tigela coloque as abobrinhas raladas, tempere com sal e deixe descansar por 15 minutos. Num pano limpo, coloque as abobrinhas raladas e esprema até retirar todo o líquido (despreze o líquido). Transfira a abobrinha ralada e espremida para uma tigela e misture ovo, queijo parmesão ralado, farinha de trigo e orégano desidratado. Amasse bem com as mãos fazendo uma massa bem compacta. Numa fôrma de pizza, virada de ponta cabeça e untada com azeite, coloque a massa e abra com o auxílio das mãos (ou as costas de uma colher). Leve ao forno pré-aquecido a 250ºC por 15 minutos. Com o auxílio de uma outra fôrma (untada com azeite), vire a massa e leve ao forno novamente a 250ºC por 15 minutos para assar do outro lado. Retire a pizza do forno, cubra com uma camada de cenoura ralada e temperada com sal e pimenta-do-reino moída, depois uma camada de azeitonas pretas sem caroço e picadas, distribua os tomates sem pele e sem sementes cortados em fatias, orégano desidratado e azeite a gosto. Disponha queijo mussarela de búfala fatiada e cubra com queijo mussarela fatiado. Leve novamente ao forno quente, por mais 10 minutos. Retire e sirva.


Dica: 
tem quem goste de usar a abobrinha como cobertura da pizza, em rodelas bem finas, passadas no azeite e alho,  junto com mussarela. Nunca provei, afinal, antes de ser extremamente doce, eu fugia dessas coisas naturebas, mas vi essa outra receitinha no blog "A sustentavel leveza de ser" e me pareceu apetitosa.



E por falar em massa de pizza, eu não conhecia essa massa da wickbold. Hoje vi num mercado, em Campo Mourão (SuperMuffato) e comprei. A cara é ótima, vamos ver se é boa. Vou provar e depois conto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...