#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

30 de out de 2010

Niver do Diabetes e Deleites

Essa semana o blog completou 01 ano. Como não poderia passar em branco, vamos comemorar com bolo, diet é claro. Agradeço a companhia e espero continuar nos encontrando. Beijocas doces a todos.

Bicho de pé diet

No post da semana da criança me esqueci de colocar a receita do Bicho de Pé Diet. Aqui vai:

Ingredientes:

01 receita de leite condensado diet
50ml de leite desnatado
01 envelope de gelatina de morango diet
01 colher de margarina light

Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e enrole. Passe em uma mistura de adoçante em pó com uma colher de chá de amido de milho (fica com a consistência de açúcar de confeiteiro) ou, opcionalmente, no côco ralado sem açúcar; em nozes ou castanhas moídas; cacau sem açúcar ou achocolatado em pó diet, misturado com um pouquinho de canela em pó.

Peixe fácil com leite de côco

Faço esta receita há anos e não consigo  lembrar onde aprendi. É rápida, fácil e prática. Como já mencionei, depois do diabetes tenho substituído os ingredientes que consumia antes, por algo mais próximo daquilo que podemos comer.  Esse aqui não dá prá mudar muito, mas acabei substituindo os ingrediente por produtos light.

Ingredientes:
01kg  de postas de cação branco (se preferir pode usar merluza ou pescada branca)
01 lata (ou sachê) de molho de tomate pronto
01 copo de requeijão light
01 vidro de leite de côco light
queijo parmesão ralado a gosto

Preparo:
Tempere o peixe com sal, limão e pimenta do reino (prefiro a branca) e reserve. Também pode ser temperado  com shoyo.  No liquidificador, bata o molho de tomate, o requeijão e o leite de côco. Coloque o peixe num refratário (não precisa untar) e cubra com o molho. Por cima, salpique com o queijo ralado e leve ao forno moderado, por cerca de 20 a 25 minutos. Está pronto. Sirva com arroz branco (ou integral) e uma salada de alface americana com cenoura ralada. Prá quem pode, batata palha.

Dica:
Para os diabéticos e hipertensos, o molho de tomate pode ser aquele feito em casa ou, prá ser mais rápido e prático, pode ser usado o Molho de Tomate Zero da Fugini, sem açúcar, sal ou gordura e você tempera como quiser.

PANETONES E CHOCOTONES

Com a época de natal se aproximando, as prateleiras dos mercados começam a ficar recheadas de panetones e chocotones. Aí, os docinhos, com aquela cara de cachorro na frente de uma máquina de assar frango, ficam lá, se lambuzando de vontade. 

Mas... nem tudo está perdido, o povo já pensa em agradar gregos e troianos e tem aumentado os panetones sem açúcar. O ano passado já havia comentado sobre o lançamento do panetone da Lowçucar e o panetone light da Village (Huumm! É tempo de panetone).

Esse ano a Lowçucar lançou o Chocotone Zero Açúcar e mudou a embalagem do panetone. A embalagem do panetone light da Village também mudou, e eu não achei qualquer referência sobre o chocotone light do ano passado. Será que não fabricam mais? 

Enfim, os dois tem a garantia do selo ANAD. É só conferir e experimentar. Imaginem se já não andei me fartando?


9 de out de 2010

SEMANA DA CRIANÇA DIET

BRIGADEIRO DIET

Ingredientes:
01 receita de leite condensado diet
50ml de leite desnatado
03 colheres de cacau em pó sem açúcar ou 04 colheres de achocolatado diet
01 colher de margarina light

Preparo:
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e enrole. Passe no granulado diet ou, opcionalmente, no côco ralado sem açúcar; em nozes ou castanhas moídas; cacau sem açúcar ou achocolatado em pó diet, misturado com um pouquinho de canela em pó.

Dicas: para incrementar o brigadeiro ou mudar o sabor, você pode colocar nozes ou castanhas picadas, côco ralado, café solúvel, etc.




CAJUZINHO DIET

Ingredientes:
300g de amendoim torrado e moído, sem pele e sem açúcar
01 xícara de adoçante em pó (pode-se colocar mais adoçante, dependendo do paladar de cada um)
01 clara de ovo
1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar ou achocolatado diet (se preferir, coloque 01 xícara)

Preparo:
Misture todos os ingredientes e vá amassando com as mãos, até dar o ponto (não pode ficar muito seco, senão desmancha). Para dar o ponto (a massa não pode ficar esfarelando) vá colocando leite desnatado aos poucos. Modele no formato de um caju, passe pelo adoçante com canela (para ficar parecido com açúcar de confeiteiro, misture ao adoçante em pó, uma colher de amido - opcional) e coloque metade de um amendoim na ponta. Se preferir, faça bolinhas ou enrole como croquete. Também pode ser passado em uma mistura de adoçante com achocolatado.



BEIJINHO DIET

Ingredientes:
01 receita de leite condensado diet
04 colheres de côco ralado sem açúcar
50 ml de leite de côco diet
01 colher de margarina light

Preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela. Espere esfriar e enrole. Passe no côco ralado sem açúcar e espete um cravo na ponta.

Sucralose

Ainda há muitas pessoas com um "pé atrás" quando o assunto é a sucralose. O temor é quanto ao fato de ser um edulcorante derivado do açúcar, ou, mais precisamente, da sacarose extraída da cana-de-açúcar. Foi descoberto em 1976, tendo sido estudado por mais de 20 anos antes de ser aprovado pelo FDA. Atualmente é considerado um adoçante seguro, indicado não só para os diabéticos, mas também para os fenilcetonúricos, obesos e por aqueles que desejam consumir baixas calorias, podendo ser consumido inclusive por gestantes e crianças.

Conhecido no mercado americano como Splenda, a sucralose adoça 600 vezes mais que o açúcar, não tem calorias e não provoca cáries. Também não deixa sabor residual ao ser utilizado no fogo.

Pessoalmente, não uso qualquer outro adoçante a não ser stévia, mas nos últimos 04 meses tenho alternado o uso com a sucralose e gostei muito do resultado, principalmente para adoçar o café. O sabor e o cheiro são muito parecidos com o sabor e o cheiro do açúcar.

Nos mercados já se encontram várias marcas, e até a companhia União, acaba de lançar o União Diet Sucralose. Na minha região encontro facilmente os adoçantes da Linea Sucralose, da Gold Nutrition e da Lowçucar - Blenda. Há poucas semanas tenho visto em um local ou outro o adoçante da União, mas o produto da Finn ainda não vi por aqui.


Para conhecer mais sobre sucralose: 
SUCRALOSE

Sucralose-Brasil

Diabete.com - Sucralose








Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...