#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

5 de set de 2010

TATUAGEM PARA CONTROLE DA GLICEMIA



Li essa matéria no site Isto É Independente: 



Tatuagem para Diabetes - escrita por Cilene Pereira (para ler a matéria toda clique ai no título)

Cientistas testam "tinta" que, colocada debaixo da pele, indica níveis de açúcar no sangue dos pacientes

"Um dos maiores obstáculos ao controle da diabetes é fazer o paciente monitorar os níveis de glicose no sangue. A doença caracteriza-se pelo excesso da substância na corrente sanguínea, condição que pode levar a consequências como a cegueira. É por essa razão que os diabéticos devem medir a concentração de açúcar para evitar que ela atinja níveis ameaçadores. O problema é que essa medição é feita a partir de amostras de sangue, pequenas, é verdade, mas que submetem os doentes a uma desconfortável rotina de picadas com agulhas. 


Algumas opções estão surgindo para acabar com o problema. A mais interessante é uma espécie de tatuagem, criada no Massachusetts Institute of Technology, nos EUA. Os cientistas desenvolveram partículas que, aplicadas debaixo da pele, apontam os níveis de glicose, depois registrados por um sensor que deve ser colocado sobre a pele (leia mais no quadro ao lado). O objetivo é que essa “tatuagem” permaneça no local pelo menos por seis meses, período no qual o paciente pode se esquecer das picadas diárias. “É possível ainda acompanhar as oscilações durante o dia, como após as refeições”, disse Michael Strano, um dos participantes do trabalho. Os pesquisadores planejam iniciar em breve os testes em animais. 
No mesmo instituto, outro grupo examina o poder de um equipamento que revela as taxas de glicose a partir da leitura de vibrações emitidas pelas moléculas. Os dados são registrados com o uso de uma espécie de scanner que pode ser passado sobre o braço ou o dedo do paciente. A equipe está se preparando para iniciar ainda este ano os testes em seres humanos".
(...)

Fico imaginando se isso der certo: nunca gostei de tatoo, já pensou precisar de uma dessa? Ainda assim, temos que nos agarrar a todas as possibilidades. Fazer o que, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página contato. Um abraço.

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...