SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

3 de set. de 2010

Carambola na lista negra


Taí uma coisa que eu não sabia: que a carambola é um veneno para os portadores de insuficiência renal. Vi a notícia no site do GAAD. E,  por mais absurdo que possa parecer, teve uma cidade no interior de SP, Jaú, que promulgou uma lei proibindo os estabelecimentos comerciais de venderem aos portadores da doença, em qualquer grau, a fruta, em qualquer forma de preparo. Bizarrices políticas à parte, é bom que os "docinhos" fiquem sabendo que a carambola tem um toxina muito perigosa para pessoas que tenham qualquer problema renal. Fica ai o alerta. 

Artigo extraído do site do Gaad:

(...)"A carambola é um fruto de cor amarela, de polpa macia e pouco calórico, fonte de provitamina A (caroteno), vitamina C e rica também em potássio. Através de uma pesquisa na USP de Ribeirão Preto, descobriu-se que a carambola possui uma toxina que atua no sistema nervoso, levando os pacientes renais a intoxicação com sintomas que variam desde crises de soluços, vômitos, convulsões, dentre outros, e, em casos mais avançados ou crônicos da insuficiência pode levar até a morte.
A intoxicação em pacientes renais acontece porque o rim não consegue exercer sua função de filtragem adequada do sangue, dessa forma a toxina bem como o potássio presentes na fruta ficam acumulados no organismo por não serem eliminados pela urina.

O excesso de potássio também não faz bem para o paciente renal e da mesma forma traz conseqüências. Entre os sintomas do excesso de potássio citam-se: cefaléia, distúrbios cerebrais de consciência e cognitivos, convulsões, arritmias cardíacas, dentre outros. No caso específico da toxina, esta se concentra no sangue, atinge os neurônios e provoca os sintomas já mencionados. Dessa forma há a necessidade de se realizar a hemodiálise para purificar o sangue.

Vale ressaltar que a carambola só faz mal as pessoas que tenham insuficiência renal, lembrando que portadores de diabetes e hipertensão arterial, que por ventura apresentem lesão renal, também devem evitá-la para não sobrecarregar os rins".



2 comentários:

  1. Meu primo está em estado de coma desde o dia 22/01 quando ingeriu suco de carambola com maracujá. O médico disse que o maracujá potencializa a toxina da carambola.

    Márcio-DF

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...