SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

18 de abr. de 2010

Bolo de Caneca Diet

Antes fazia bolo de caneca na versão normal. Depois que descobri minha "docilidade" nem me lembrava mais desse mimo. Hoje vi essa receita no site Tudo mesmo e resolvi postar para vocês. Assim, quem ainda não conhece pode matar a vontade de comer um bolinho, sem culpa.

Vocês vão precisar de uma caneca de porcelana com capacidade para 300ml.

É uma receita apropriada para microondas, mas dá para fazer no forno convencional, só demora um tantinho mais.

INGREDIENTES
  • Bolo
  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa leite desnatado
  • 3 colheres de sopa óleo
  • 2 colheres de sopa chocolate em pó diet
  • 3 colheres de sopa adoçante em pó para forno e fogão
  • 4 colheres de sopa farinha de trigo com fermento
  • 01 colher de café de fermento em pó
  • Calda
  • 2 colheres de leite desnatado
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 colher de adoçante em pó
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó diet
PREPARO
Bolo
  1. Coloque em uma caneca o ovo e bata com um garfo, até ficar homogêneo.
  2. Junte o leite, o chocolate, o óleo, e o adoçante e bata mais, até ficar homogeneo.
  3. Acrescente a farinha com o fermento e mexa delicadamente para incorporar.
  4. Leve por 2 minutos e 30 segundos no microondas na potencia máxima.
  5. Se não assar coloque mais 30 segundos, depende da potência do microondas.
  6. Pode ser assado no forno convencional.
CALDA
  1. Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potencia máxima.
MONTAGEM
  1. Jogue a calda no bolo ainda qente, decore com nozes.
Dicas:

A medida da colher deve ser sempre rasa, senão o bolo fica duro.
Se você deseja desenformar da caneca, unte uma outra caneca com margarina e farinha de trigo, coloque a massa e leve o bolo para assar. 
Pode ser servido com coberturas, caldas, castanhas e sorvete, sem contar que pode ser ingerido quente.
No site Mundo das Tribos vocês encontram outras receitas de bolo de caneca. Basta substituir o açúcar por adoçante e outros ingredientes pelos diets. 
 

    15 comentários:

    1. mEU Sobrinho de 10 anos está pré-diabético e ele não pode comer nada... tudo tem muita gordura e açucar, mas vou testar sua receita. Ele vai ficar todo feliz. Obrigada. bjos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Espero que vc. tenha testado a receita e que seu sobrinho tenha gostado. Sempre faço aqui em casa e é o maior sucesso. Bjo.

        Excluir
    2. Meu marido tbm não pode comer açucar e hoje estava louco por um docinho, testei sua receita (usei chocolate em pó Garoto)e ficou deliciosa!
      Muito obrigada!

      ResponderExcluir
    3. Oi, meu nome é Larissa, tenho 11 anos, tenho diabetes desde 2009, minha glicose é muito altas, já fiquei entre a vida e a morte no CTI por mts besteiras que eu fiz. Eu gostaria de saber se esse bolo não aumenta a glicose? Minha médica disse que msm sendo DIET aumaneta a glisemia.

      Espero sua resposta!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Larissa. Tenho uma linda sobrinha com o seu nome e um menino lindo com a sua idade. Muito obrigada por visitar meu blog. Certamente vc deve ter diabetes tipo 1 e ser insulino-dependente, né? Então faz o seguinte: troca a farinha de trigo por farinha de aveia, que tem mais fibra e é integral e não coloque a calda. Mas antes, peça a sua mãe que mostre a receita ao seu médico para que ele avalie se vc. pode comer e qual a quantidade. Talvez, também fique melhor se vc colocar um pouco menos de gordura. Tomara que vc possa comer, sim. Meu filho faz esse bolinho sempre q tem vontade de comer doce, mas ele não é diabético como vc e eu, tenho o diabetes de um tipo diferente, que não aumenta tanto assim como o seu Beijo e que Deus te abençoe sempre.

        Excluir
    4. queria uma receita dessa numa versão tamanho família! tem?
      fico grata!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá! Fico te devendo essa, mas vc. pode fazer um bolo normal mesmo. Aqui mesmo no blog vc. achar outras receitas.

        Excluir
    5. Oi. Queria saber se posso retirar o achocolatado e colocar geléia sem açúcar. Fica bom?
      Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi. Mariana. Não sei se essa substituição ficaria boa, só testando mesmo. Mas te dou uma sugestão, troque a calda por geléia sem açúcar. Deve ficar muito bom.

        Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    7. Posso trocar o chocolate em pó por whey proteim com sabor de chocolate? Tem algum problema pra quem é diabético?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Juci, acredito q não tenha problema a substituição, mas o melhor é perguntar a um profissional, ou seja, seu médico, sobre a possibilidade de consumo da whey protein.

        Excluir
      2. Não é fácil nao.

        Excluir
      3. Não é fácil nao.

        Excluir
    8. muito importante receitas maravilhosas meu marido é diabético vou testar várias obrigado boa noite

      ResponderExcluir

    Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...