SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

2 de mar de 2013

Diário Olhar 43 - primeiro dia

02/03/2012

Final de semana é sempre um problema, não só para diabéticos, mas para todos os simples mortais. Sempre saimos da rotina, seja com o horário de acordar, a alimentação, etc.

Hoje não foi diferente comigo. Não sei por qual razão, perdi o sono e acordei às 05h00. Fiquei de bobeira até às 06h00 e quando decidi por tomar o café da manhã, meu filho acordou, por volta das 06h20. É o tal do hábito, adquirido ao longo desses 30 dias de aula no período matutino. 

Prá variar, esqueci de medir a glicemia em jejum. Há três meses o endócrino mudou minha medicação e passei a tomar o Galvusmet 50/1000. A metformina, que me acompanhou por 3 anos já não fazia efeito e a glicemia de jejum estava sempre alta. Fiz a glicada há 10 dias e o resultado foi ótimo: 6,7%, muito diferente do último exame - 8,4%, porém, o dito jejum ainda não baixou o suficiente.

Minha preocupação é o fato de que a glicemia está controlada por obra e graça da eficácia do medicamento, e poderia estar muito melhor caso eu seguisse corretamente a dieta alimentar e me exercitasse. É o que pretendo fazer daqui por diante. 

Ontem me pesei. Susto! 79 kg e, garanto,  não é de pura gostosura.Com 1,69cm, meu IMC é 27,7 = SOBREPESO. Nada tenho contra gordinhas, mas não posso esquecer que sou diabética e preciso perder peso. 
Seu IMC é:
27,7
Você está acima de seu peso recomendado. Cuidar de sua alimentação e praticar atividades física são caminhos saudáveis para voltar ao peso normal. Evite complicações relacionadas ao sobrepeso . Consulte um médico ou nutricionista. Cuide-se enquanto é tempo!


Minha situação é crítica: tenho muita roupa, inclusive algumas que ainda não usei, mas somente duas calças me servem. Se tiver mais que duas audiências na semana, não tenho fantasia de advogada para colocar. 

Por pura preguiça não cheguei perto da esteira hoje. Comecei a me exercitas há 15 dias e ainda estou me arrastando sobre a esteira. Não consigo passar de 20 minutos em baixa velocidade. Condicionamento físico também é Zero.

Ao menos consegui diminuir a quantidade de alimentos ingeridos. Vamos ver o que me aguarda amanhã.

P.S. - esqueci de mencionar que meu médico não faz mais parte do convênio. Me acostumar com outro não será fácil. 


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