SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

14 de set. de 2012

Como dar volume a um bolo diet

Dicas do Clube de Receitas Tal e Qual:
Todos sabem que o açúcar tem como função adoçar um bolo. Mas você sabia que ele dá volume para a massa também? O adoçante não dá ao bolo o “corpo” que o açúcar dá. Por isso, temos algumas dicas para fazer seu bolo crescer:

- Evite receitas em que todos os ingredientes são batidos no liquidificador e prefira preparações com claras em neve. Outra dica é sempre começar a receita batendo bem os ovos, até eles ficarem bem volumosos.

- Utilize formas menores. Dois ou três centímetros a menos já darão um resultado muito melhor!

- Para um bolo mais úmido e com mais volume, você pode acrescentar à massa uma xícara de ricota fresca passada pela peneira.

- Você pode também aumentar um pouquinho a quantidade de fermento químico. Aliás, atenção para o fermento químico! Ele pode ser o segredo para o seu bolo não embatumar. 


Se quiser outras dicas e receitas, clique no Clube de Receitas Tal e Qual.

7 comentários:

  1. Boa tarde. Entendi que a clara deve ser batida em neve. É a gema? Devo bater junto com o adoçante e a margarina? Os bolos, que faço usando adocante ficam pesados e meio pastoso por dentro. Já tentei de tudo e não consigo acertar. Sempre saí do forno direto para o lixo.

    ResponderExcluir
  2. Se está pastoso, é porque o bolo NÃO assou por dentro.

    Tente:

    - utilizar fermento bem NOVO;
    - aumentar a quantidade de fermento;
    - utilizar os ingredientes à temperatura ambiente;
    - pré-aquecer o forno por 10 minutos (no mínimo) ANTES de colocar a massa para assar;
    - aumentar um pouco a temperarura do forno (se a receita recomenda 180°, tente com 205°, por exemplo);
    - deixar mais tempo assando no forno (25 a 30 minutos).

    Uma dica que eu recebi de uma boleira profissional é bater em batedeira TODOS os ingredientes LÍQUIDOS com uma colher de sopa cheia de emulsificante EMUSTAB por receita (compra-se em lojas para sorveteiros ou confeiteiros) até triplicar o volume. Depois, SEM PARAR DE BATER, vá acrescentando AOS POUCOS os ingredientes em pó.

    ResponderExcluir
  3. Eu coloco no liquidificador as gemas sem as películas,a agua leite ou suco,óleo,não uso manteiga,bato muito bem,em seguida bato as claras em neve e reservo e no liquidificador vou agregando as farinhas( uso integral fArelo de aveia ou quinua e sempre 1/4 de farinha branca e o adoçante) depois de batidos eu agrego as claras em neve e envolvo delicadamente e por ultimo o fermento.A massa fica linda e não fica pesada.Não uso leite.
    Sempre agua ou suco natural.

    ResponderExcluir
  4. souzarosaregina@gmail.com
    Gostaria que respondesse ao meu comentário...obrigada

    ResponderExcluir
  5. souzarosaregina@gmail.com
    Gostaria que respondesse ao meu comentário...obrigada

    ResponderExcluir
  6. Eu coloco a farinha,o farelo ou quinua em flocos e o adoçante juntos,misturo bem e vou colocAndo aos poucos no liquidificador onde estão as gemas,agua e óleo batendo.Tudo misturado ,desligo o liquidificador e agrego esta mistura as claras batidas em neve.ClarAs sempre batidas muito bem em neve.

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...