Endul - Xarope de Agave Azul - 330g Distribuido e vendido no Brasil pelo Sítio do Moinho |
Receitas, produtos e informações para diabéticos, com ênfase em Diabetes Tipo 2.
SER DOCE
Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.
19 de mar. de 2011
Agave Azul - mel natural e vegetal
Uma das coisas de que mais sinto falta em minha alimentação é mel. Sempre gostei de mel com iogurte, com bolo, com pão, e outras cositas. Então, esta semana tive uma surpresa quando fui ao mercado: encontrei um mel vegetal, extraído de um cacto, parente da babosa, ou como preferem os mais chiques, do aloe vera.
O mel na verdade é um xarope produzido com o extrato das folhas do cacto mexicano AGAVE AZUL, o mesmo cacto com que é produzida a tequila.
O extrato de agave tem poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar, mas não é considerado um adoçante natural e sim um alimento com propriedades adoçantes. Como o açúcar, não contém glúten nem lactose.
Tem sabor neutro e não deixa gosto residual e cada grama contém 3,3 calorias.Ainda que seja menos calórico que o açúcar comum, tem bem mais calorias que os adoçantes dietéticos. A vantagem sobre o açúcar é que o extrato tem baixo índice glicêmico, além de ser boa fonte de minerais, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio.
MAS... ATENÇÃO DIABÉTICOS! NÃO PODE SER CONSUMIDO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA, EM RAZÃO DO ALTO TEOR DE FRUTOSE, SENDO TÃO PERIGOSO QUANTO O MEL.
É indicado apenas para aqueles que não sofrem de docilidade aguda e estão com o índice glicêmico muito bem controlado, e ainda assim, devem consumir com cuidado e moderação.
Eu não conhecia o extrato de agave e como fiquei na dúvida ao ler o rótulo do produto, não comprei. Também achei muito caro para ser consumido como substituto do açúcar (preço do mercado São Vicente em Americana/SP - R$ 19,90). Vou xeretar com meu médico se posso consumí-lo uma vez ou outra, como substituto do mel. Ao menos para matar a vontade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
pode servir como adoçante para bebês???
ResponderExcluirLi essa semana em um site americano sobre saúde, que eles estão com muitas ressalvas quanto ao uso do agave para os diabéticos, pois muitas empresas acabam misturando xarope de milho no produto, que possui índice glicêmico alto para o consumo dos diabéticos. A indicação deles é olhar no rótulo se está descrito como xarope cru, ou seja não processado.
ResponderExcluirSou diabética e uso malte de cereais no lugar no mel e do xarope de agave.
ResponderExcluirOi, Ariadni Não conheço esse malte de cereais, fiquei interessada. Você poderia me indicar qual o que vc usa?
ResponderExcluirBoa tarde esse Mel tem uma foolhardy na Tampa do Canada segue meu whatshapp 32-988317172 Agradeço Lena
ResponderExcluirBoa tarde você tem esse Mel Importado tem uma folha na tampa agradeço Lena segue meu whatshapp 32-988317172
ResponderExcluir