#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

22 de abr de 2012

Mousse de chocolate sem açúcar

Receita e foto do site Oficina da Moda

Ingredientes do mousse2 e 1/4 xíc. (chá) de leite desnatado

3 e 1/2 col. (sopa) de achocolatado em pó diet
1 col. (sopa) de amido de milho
1 e 1/2 col. (sopa) de gelatina em pó sem sabor
2/3 de xíc. (chá) de cobertura de chocolate sem açúcar
1 e 1/2 xíc. (chá) de creme de leite fresco
1 col. (café) rasa de emulsificante para sorvete
1 xíc. (chá) de chocolate diet meio amargo, 50% de cacau, ralado grosseiramente
1 e 1/2 col. (sopa) de essência de baunilha
12 envelopes de adoçante em pó
2 pitadas de sal
3 claras em neve

Ingredientes para a decoração
1 xíc. (chá) de raspas de chocolate diet
Folhinhas de hortelã

Modo de preparo
Em uma panela, junte ao leite frio o amido de milho, o achocolatado, o sal, o corante e a essência. Leve para cozinhar em fogo brando e aos poucos acrescente a gelatina em pó e o chocolate picado, mexendo sempre. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar. À parte, em uma batedeira, misture o creme de leite com o adoçante até atingir o ponto de chantilly. Junte ao creme bem frio metade desse chantilly e a cobertura de chocolate, misturando-os bem. Acrescente delicadamente as claras em neve. Coloque em formas individuais e leve para gelar por no mínimo 4 horas. Decore com raspas de chocolate diet derretido e folhinhas de hortelã.


Rendimento
8 porções de 80 g - Valor calórico por porção: 170 kcal

6 de abr de 2012

Arroz Selvagem com Bacalhau e Patê de Peixe

Mais uma receitinha para a Páscoa, mas que nós podemos comer o ano todo. Para quem nunca comeu arroz selvagem, não se assuste, de selvagem, só o nome, pois o sabor é delicado e lembra muito o sabor de amêndoas. Apesar do nome, não é arroz, e sim uma espécie de gramínea, que, para o deleite dos docinhos, tem muito menos amido que o nosso arroz branco de cada dia. Além disso tem uma boa quantidade de fibras minerais e proteínas. 

A receita de hoje eu achei no site DaquiDali. Com vocês, Arroz Selvagem com Bacalhau:



Ingredientes:

250 g de arroz selvagem

2 xícaras (chá) de arroz cozido e aquecido (360 g)

1/4 xícara (chá) de azeite (50 ml)

400 g de bacalhau dessalgado e cozido, desfiado em lascas grossas
2 tomates sem pele e sem sementes em cubos (340 g)
150 g de azeitonas verdes picadas
Sal, pimenta e cebolinha verde picada

Preparo:

Prepare o arroz selvagem: lave-o rapidamente com água e coloque-o em uma panela grande. Adicione 10 xícaras (chá) de água fervente (2 litros) e 3 colheres (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até o grão ficar macio (se preferir, cozinhe em panela de pressão por cerca de 25 minutos). Escorra o excesso de água, transfira os grãos para uma travessa e acrescente o arroz branco cozido e aquecido.

Aqueça o azeite em uma frigideira, junte o bacalhau, os tomates, as azeitonas e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o refogado à travessa com os dois tipos de arroz, verifique o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva em seguida.

Do mesmo site, outra receita boa para os docinhos: Patê de peixe

Ingredientes:
- 60g de peixe cozido frio;
- 2 colheres de sopa de cream cheese ou requeijão com baixo teor de gordura;
- 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano;
- 1 filé de anchova escorrido e bem amassado;
- 1 colher de dill picado.
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e amasse grosseiramente com um garfo.
Esta receita pode acompanhar torradinhas ou pão integral.

E quem estiver interessado em outras receitas, o DaquiDali, tem outras  para o almoço de Páscoa, é só clicar.

5 de abr de 2012

OVO DE PÁSCOA DIET

Ainda dá tempo de fazer. Quem se atreve?


(Receita do site da ANAD)
INGREDIENTES:
500G DE CHOCOLATE DIET
1 COLHER (CAFÉ) DE CANELA EM PÓ (OPCIONAL)
1 FÔRMA PARA OVO DE PÁSCOA DE 350G.

MODO DE PREPARO:

  1. CORTE O CHOCOLATE EM PEDAÇOS PEQUENOS E COLOQUE-OS EM UM REFRATÁRIO.
  2. LEVE AO FOGO EM BANHO-MARIA COM A ÁGUA EM TEMPERATURA ENTRE 45 A 50 ºC (A TEMPERATURA DA ÁGUA DEVE SER SUPORTÁVEL AO CONTATO DAS MÃOS). SEM PARAR DE MEXER, DEIXE NO FOGO ATÉ O CHOCOLATE DERRETER. ACRESCENTE A CANELA E MEXA BEM.
  3. TRANSFIRA PARA OUTRO REFRÁTARIO E MISTURE BEM ATÉ ESFRIAR POR COMPLETO (28ºC). COM O AUXÍLIO DE UMA COLHER PASSE UMA CAMADA FINA DE CHOCOLATE NA FÔRMA DO OVO. LEVE À GELADEIRA ATÉ SECAR.
  4. RETIRE E FAÇA OUTRA CAMADA DE CHOCOLATE E LEVE NOVAMENTE À GELADEIRA ATÉ O CHOCOLATE SOLTAR DA FÔRMA (COLOQUE-O SOBRE UMA BASE FORRADA COM PAPEL, POIS ELA SERVIRÁ COMO APOIO QUANDO O CHOCOLATE SE DESPRENDER DA FÔRMA. ACOMODE-O O SOBRE A BASE COM A PARTE OCA VOLTADA PARA BAIXO).
  5. RETIRE DA GELADEIRA, DESENFORME E PASSE UMA CAMADA DE CHOCOLATE DERRETIDO SOBRE AS METADES.
  6. RISQUE A SUPERFÍCIE COM O AUXÍLIO DE UM GARFO.
  7. COM O RESTANTE DO CHOCOLATE, MODELE BOMBONS. EMBRULHE OS OVOS E OS BOMBONS EM PAPEL CHUMBO (PRÓPRIO PARA CHOCOLATES).

3 de abr de 2012

Los granos hermanos: Quinoa, Amaranto e Chia

Provenientes dos países andinos e do México, a Quinoa, o Amaranto e a Chia são os alimentos da vez. Com valores nutricionais altamente benéficos ao organismo, estes grãos vem sendo cada vez mais consumidos no Brasil, onde o cultivo também tem se difundido.
Quinoa
A quinoa ou quinua real, originária da Bolívia, já era cultivada e consumida pelos incas a mais de 10.000 anos, sendo considerada por eles como alimento sagrado.

É um alimento de origem vegetal, considerado um pseudo-cereal, pois não pertence nem a família dos cereais nem das leguminosas. Da família do espinafre e da beterraba, é encontrada na natureza nas cores branca, vermelha e negra, em grãos de aproximadamente 2,00mm de diâmetro e com textura macia e sabor suave, semelhante ao da noz ou da soja.

O grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além de grandes quantidades de vitaminas e minerais. A quinoa também não apresenta glúten em sua composição, podendo ser consumida pelos portadores da doença celíaca.

Destaca-se a quantidade de fibras presente na quinoa. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

A quinoa é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, isto é, alcançam a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, evitando a produção de insulina, que é responsável pela produção das "gordurinhas". Desta forma, provêem energia durante prolongado período de tempo. Assim, você consegue retardar a fome, evitando a “montanha-russa” nos níveis de açúcar no sangue e obtendo uma maior sensação de saciedade e disposição para as tarefas diárias e atividades físicas. 
É um Alimento 100% orgânico.  Sua riqueza protéica é bem maior que outros de sua espécie, podendo perfeitamente substituir as proteínas de origem animal. 

    - Sua proteína é composta por uma combinação de TODOS os AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS (16 aminoácidos) para a alimentação humana.
    - Possui de 11 a 14% de proteína vegetal, com ALTÍSSIMO VALOR BIOLÓGICO e de ALTA ABSORÇÃO pelo organismo.
    - Considerada a melhor substituta à carne, porém livre de gorduras saturadas e de colesterol.
    - ISENTO DE GLÚTEN
    - Rica em SAIS MINERAIS (magnésio, potássio, zinco e manganês), e VITAMINAS (B1, B2, B3,C e E).
    - Contém ferro e cálcio
    - Fonte de ÔMEGA 3 e 6.
    - Sem restrição de consumo.


A quinoa tem sabor suave, quase neutro, e pode ser servida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados. A quinoa pode complementar a salada, pode fazer parte de receitas de doces ou acompanhar carnes e massas.



É comercializada em grãos, farinha ou flocos, além de derivados como macarrão e até barra de cereais, e pode ser facilmente encontrada nos supermercados ou casas de produtos naturais.

Formas de consumo:
"Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados a saladas, bolinhos, cuscuz, tabule, com legumes ou cozido da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo". "Já os flocos devem ser consumidos, principalmente, no café da manhã (duas colheres de sopa por dia não interferem na dieta), acompanhando frutas, leite e iogurtes e até mesmo nas saladas. A farinha faz parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas". 

Para preparar o grão, a proporção é a mesma do arroz: duas xícaras de chá de água para cada xícara de chá de quinoa. Quando a água ferver, abaixe a temperatura, acrescente os temperos e os grãos, tampe a panela e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos", ensina Gabriella Guerreiro Pereira, da Nutrienssencial Consultoria Nutricional, de São Paulo.

Quinoa cozida



Quinoa em flocos
Quinoa em grãos

Para saber mais:



Receitas:
Tabule de Quinoa

(receita extraída do site Panelinha)



Ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de quinoa-real em grãos
  • 1 tomate sem pele e sem sementes, cortado em cubinhos
  • 1 cebola média picada
  • 1 dente de alho grande picado
  • 3 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 2 colheres (sopa) de hortelã picada
  • raspas de 1 limão 
  • suco de 1 limão 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 2 xícaras (chá) de água 
  • sal a gosto
Modo de Preparo:
1. Numa panela, coloque a quinoa-real e a água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 25 minutos até a água secar, com a panela entreaberta. Transfira a quinoa para uma tigela e deixe esfriar. 
2. Na tigela com a quinoa, misture todos os outros ingredientes e mexa bem. Leve à geladeira.
3. Um pouco antes de servir, tire o tabule da geladeira e deixe descansar um pouco à temperatura ambiente. Se quiser, sirva com coalhada seca e pão sírio.

Salada de Quinoa
(receita do site Jasmine)
Ingredientes:

  • 1 ½ xícara (chá) de quinoa em grãos Jasmine
  • 3 xícaras (chá) de água
  • ½ xícara (chá) de aspargos
  • ½ xícara (chá) de palmito
  • ½ xícara (chá) de azeitonas
  • ½ xícara (chá) de tofu (queijo de soja)
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • ½ colher (sopa) de azeite de oliva
  • Sal Jasmine Marinho e cheiro verde a gosto.
Modo de preparo:
Coloque a quinoa em grãos para cozinhar com 3 xícaras (chá) de água e adicione sal a gosto, leve ao fogo por 10 a 15 minutos até que a quinoa dobre o seu volume. Em um refratário corte o aspargo, o palmito, as azeitonas e o tofu em cubos. Junte a quinoa cozida, o cheiro verde e os temperos e misture bem. Deixe descansar alguns minutos e sirva sobre folhas de alface americana.

Brownie com quinoa em flocos (ingredientes substituídos)


Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de quinoa em flocos
  • 2 xícaras de adoçante para forno e fogão
  • 3/4 de xícara de achocolatado em pó diet
  • 1/2 xícara de cacau em pó (sem açúcar)
  • 4 ovos
  • 200g de margarina light derretida
  • 1 punhado de nozes ou castanhas
Modo de preparo:
Misture tudo na ordem. Coloque em tabuleiro untado e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos.


Quinoa assada com espinafre e queijo (Menos calorias, mais vida!)


Salada de lentilha e quinoa (Na cozinha da Carina)



Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...