Desde que achei essa receita na net, há quase dois meses não compro pão de forma integral. Como em casa temos uma máquina de pão, comprei todos os ingredientes e agora tenho certeza que o pão é feito com adoçante e grãos integrais de verdade.
Para quem tem a máquina é uma ótima e deliciosa opção.
Aí vai a receita:
Ingredientes:
1 xícara + 1/3 de água (xícara = 240ml)
3 colheres (sopa) de adoçante culinário (açúcar para quem pode)
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo (milho, soja, canola, girassol, azeite, etc. à sua escolha)
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinhas ou cereais integrais à sua escolha: farinha de aveia ou aveia em flocos, quinua, amaranto, gérmem de trigo, farinha de soja, farinha de centeio, farinha de linhaça, chia, etc. (misture na mesma xícara no máximo dois ingredientes diferentes)
02 colheres (chá) de fermento seco
01 pacote de melhorador de pão
Modo de preparar:
Na forma da máquina, coloque os ingredientes na ordem em que aparecem na receita. Ao colocar o fermento, faça um buraco (não muito fundo) na farinha, ponha o fermento e cubra-o novamente com farinha, para que não tenha contato com o líquido, antes da hora. Escolha a opção de massa com farinha integral, tamanho grande e cor média. Na minha máquina essa opção leva 3h40 para preparar o pão, entre misturar, sovar, crescer e assar. Outra dica: depois de uns 30 ou 40 minutos, quando a máquina vai misturar a massa pela última vez, acrescente uma mistura de sementes ou grãos (03 colheres de sopa de linhaça, gergelim, flocos de centeio, flocos de trigo, flocos de aveia, semente de girassol, semente de abóbora, pedacinhos de castanha do pará, etc). A máquina aqui de casa aciona um bip antes de iniciar essa última etapa e é aí que coloco essa mistura).
Testem, fica perfeito. Esse é o que fiz ontem a noite.