SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

DIETA DO DIABETES

Cuidados essenciais com a alimentação do diabético

Os mitos que cercam a alimentação dos diabéticos são incontáveis. Dizem que o portador de diabetes não pode comer carboidratos ou nenhum tipo de açúcar e deixar de lado até mesmo a carne vermelha. A dieta ideal para quem tem o problema varia para cada diabético. Um plano alimentar completo só pode ser oferecido se a pessoa fizer uma visita a um profissional qualificado, que observará os níveis glicêmicos e de colesterol, o peso, a atividade física do paciente e suas preferências alimentares. Entretanto, algumas recomendações são iguais para todos, como fazer três refeições por dia intercaladas com pequenos lanches e dar preferência a alguns alimentos em detrimento de outros. Confira quais são esses cuidados: 

Arroz, pães e massas integrais: os carboidratos complexos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico para o diabético, que não terá picos de índice glicêmico quando comer esse nutriente. Lembre-se de preferir sempre os integrais, pois eles são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina.


Carboidratos simples e açúcar: doces, pães e massas não precisam ser abolidos completamente da dieta do diabético. Entretanto, é preciso estar atento à quantidade. "Os doces podem ser consumidos esporadicamente, atendendo a princípios rigorosos de quantidade e frequência e acompanhados de compensação de carboidratos". No geral, uma dieta para diabéticos deve ser constituída de 50% de carboidratos. Por isso, quando o portador de diabetes resolve comer um doce, deve reduzir o consumo de outras formas de carboidrato para manter a equivalência ou, no caso do dependente de insulina, aumentar a sua dose de insulina para aquela refeição.  


Atenção às frutas: "As frutas, muitas vezes, são uma armadilha para a dieta dos diabéticos". É muito comum a pessoa achar que pode consumir frutas à vontade, pois são alimentos muito saudáveis. Mas, na verdade, não podem. Todas as frutas têm carboidratos simples, como a glicose. Só que, por conta das fibras e outros diversos nutrientes presentes nelas, podem ser consumidas em quantidades maiores que as de outros carboidratos simples. A recomendação para os diabéticos é ingerir no máximo três a quatro porções de fruta por dia, e sempre optando pelas menos calóricas. "As frutas podem dificultar a perda de peso nos obesos e a titulação da insulina nos pacientes insulinodependentes".


Sucos: embora muito saudáveis, os sucos geralmente consomem as três porções de frutas que o diabético tem direito durante todo o dia. "Um exemplo disso é suco de laranja. Um copo equivale em calorias ao consumo de um bombom e tem quantidade de glicose capaz de elevar em muito a glicemia do paciente". A recomendação, portanto, é que as frutas sejam consumidas in natura, em lanches e sobremesas. Durante refeições, o ideal é evitar o consumo de líquidos ou optar pela água. 


Leite desnatado: para reduzir o consumo de gordura, a recomendação é trocar leite integral por desnatado e preferir derivados mais magros. Não caia no mito de que a versão desnatada do leite tem menos quantidade de cálcio e proteínas que a integral. Na verdade, você ingere apenas menos gordura e não perde os benefícios. 

Cortes magros de carne vermelha: a maior riqueza das carnes vermelhas são os micronutrientes, como o ferro e a vitamina B12, já que as proteínas podem ser facilmente encontradas em carnes brancas e proteínas vegetais. Por conta disso, a carne vermelha não só pode como deve ser consumida, mas evite as opções que possuem uma quantidade muito grande de gorduras saturadas, como filé mignon, picanha e contra-filé. "Os melhores cortes de carne são o lagarto, o patinho e a alcatra". 

Peixes: são os mais indicados entre as carnes brancas. Os melhores são aqueles ricos em gorduras boas, como trutas, salmão e sardinha. "Esses peixes, apesar de saudáveis, são muito calóricos e, por isso, as porções devem ser controladas e nunca preparadas fritas ou empanadas"

Legumes e verduras à vontade: ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, os legumes e verduras são importantes à nutrição e à saúde de todas as pessoas, mais ainda dos diabéticos, cuja dieta deve ser rica e variada nesses alimentos. "A regra é colorir o prato e variar de acordo com legumes e verduras da estação".

Não exagere nas porções: o diabético pode estar fazendo uma dieta correta e rica em alimentos saudáveis, mas, se exagerar nas porções, estará caminhando na direção oposta. "O excesso de calorias é nocivo ao diabético, mesmo que ele esteja comendo os alimentos mais indicados".

Dicas importantes para melhorar o controle da taxa de açúcar no sangue e principalmente ter melhor qualidade de vida!


Não se esqueça, a dieta para diabetes é a mesma que qualquer pessoa que se preocupa com qualidade de vida deve adotar: pouco açúcar e gordura, rica em fibras e atividade física. Estas práticas alimentares e de vida certamente lhe trarão boas recompensas no futuro, lembre-se disso!

Siga a dieta todos os dias: mesmo nas férias e finais de semanas, principalmente se estiver usando insulina.

Coma pouco e várias vezes por dia, em horários fixos: os horários das refeições devem ser regulares para evitar problemas de hiperglicemia ou hipoglicemia. Mantenha um intervalo de três a quatro horas entre cada refeição, evitando assim o risco de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue).

Evite ficar várias horas sem comer para não exagerar na refeição seguinte. 

Evite doces e açúcares simples: estes alimentos aumentam muito as taxas de açúcar no sangue, e desta forma devem ser evitados. Se a vontade for muito grande, prefira ingeri-los (em pequena quantidade) após as refeições principais (almoço e jantar) ricas em fibras, como verduras e legumes (crus e cozidos) e frutas (com casca ou bagaço).

Tome cuidado com alimentos lights e diets: nos produtos diets, o açúcar é substituído por adoçantes, sendo indicado para diabéticos, entretanto os alimentos lights contêm apenas quantidades menores de algum componente (que pode ser açúcar), porém estes, normalmente, têm maior quantidade de gordura do que os produtos diet, então não devem se consumidos a vontade. Lembre-se que estes alimentos (tanto os diet como os light) frequentemente, possuem farinhas e gorduras. Desta forma, sempre que tiver dúvida, verifique os ingredientes no rótulo, ou consulte seu nutricionista. 

Reduza o consumo de gorduras: no preparo dos alimentos use óleos vegetais, como os de soja, arroz, girassol, gergelim, canola ou azeite de oliva extra virgem. Evite carnes com gorduras, embutidos (presunto, salsichas, salames), queijos amarelos, creme de leite, maionese e manteiga. Estes cuidados preventivos poderão evitar complicações do diabetes.

Mudanças que melhoram a vida de quem tem diabetes:

Invista no cardápio certo, evitando os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos como massas e pães. Uma boa dica é beber bastante água, que ajuda a remover o excesso de glicose no sangue, que será eliminado pela urina. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue. Os carboidratos não são proibidos, mas existem recomendações dietéticas. "Uma ingestão diária de 50 a 60% de carboidratos usualmente é suficiente, preferindo-se os carboidratos complexos (castanhas, nozes, grãos integrais) que serão absorvidos mais lentamente, evitando picos de glicemia".

Os diabéticos também podem sofrer de baixas de glicose no sangue, a hipoglicemia. Quinze minutos após ingerir algum alimento açucarado, cheque se a quantidade de glicose no seu sangue está normal.
Dizer não ao sedentarismo. A atividade física é essencial no tratamento do diabetes para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso. "A prática de exercícios deve ser realizadas de três a cinco vezes na semana. Há restrição nos casos de hipoglicemia, de modo que pacientes não devem iniciar atividade física com a glicemia muito baixa, sob o risco de baixar ainda mais os níveis. Da mesma forma, deve-se evitar atividade física quando o diabetes está descontrolado, com glicemia muito elevadas. Nestes casos, a liberação de hormônios contra-reguladores pode aumentar mais ainda a glicemia". Os pacientes devem privilegiar atividades físicas leves, pois quando o gasto calórico é maior do que a reposição de nutrientes após o treino pode haver a hipoglicemia.

Se adaptar às aplicações de insulina. Esqueça as injeções assustadoras. Hoje, a maioria dos pacientes com diabetes do tipo 1, que precisam aplicar insulina com maior frequência, usa canetas próprias para esta função, que causam menos desconforto, pois têm agulhas menores e com material mais flexível, de silicone.
Maneirar no consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool não é proibido, mas deve ser moderado e nunca de barriga vazia, pois o consumo isolado pode causar hipoglicemia, pois o álcool tende a reduzir as taxas glicêmicas. O que pode causar enjoo, tremores pelo corpo, fome excessiva, irritação e dores de cabeça.
Evitar os problemas vasculares. 
O diabetes provoca a aceleração do endurecimento das artérias, levando à má irrigação dos tecidos. As artérias coronárias são afetadas, podendo levar ao infarto cardíaco, além das artérias renais, levando a insuficiência renal grave. A doença também afeta a microcirculação, ou seja, lesionando as pequenas artérias (arteríolas) que nutrem os tecidos, que atingem especialmente as pernas e os pés.

Assim, é importante que ao ter dores ao caminhar, pés frios e pálidos, feridas que não cicatrizam facilmente, formigamento, "fraqueza nas pernas", deve-se procurar um angiologista ou cirurgião vascular, que pode avaliar com maior precisão os sintomas e tomar as medidas médicas para evitar maiores danos, como a amputação do membro afetado.
Aumentar os cuidados com os olhos. 
O acompanhamento oftalmológico de quem tem diabetes é recomendado devido à maior fragilidade de sua córnea. As células da córnea do diabético não têm a aderência que se encontra na maioria dos não-diabéticos. Essa fragilidade é a porta de entrada para uma série de infecções oportunistas. 

A catarata também é mais comum. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, o que pode provocar miopia. À medida em que a glicemia retorna aos seus níveis normais, o cristalino se desidrata e volta ao seu tamanho original. "Assim, a repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando o sintoma de vista embaçada. Isso explica a maior predisposição dos diabéticos a sofrer de catarata mais cedo", de acordo com o oftalmologista Virgilio Centurion.  
Controle o estresse
Pessoas com diabetes têm maiores chances de ter ansiedade e depressão. Os pacientes podem sentir uma sensação de ansiedade em relação ao controle da hipoglicemia, da aplicação de insulina, ou com o ganho de peso.


Fonte: MINHA VIDA.COM.BR 
(por Carolina Gonçalves / Dra. Ellen Paiva, endocrinologista e nutróloga)


Quais alimentos fazem bem para quem tem diabetes?
(fonte: Dra. Fernanda Granja)


• Alimentos ricos em fibras, como farinha de maracujá, farinha de banana verde, farinha de linhaça, farinha de feijão branco em todas as refeições e não 1 vez ao dia, como é feito pela maioria;


• Alimentos integrais, como arroz integral, pão 100% integral (não pode conter “farinha especial” no rótulo), farelo de aveia.

• Proteínas magras como peixes, peito de frango, clara de ovo;

• Alimentos ricos em omega 3, como a sardinha e a linhaça;

• Alimentos ricos em antioxidantes, como suco de uva integral sem açúcar;

• Alimentos ricos em vitaminas e minerais que façam a insulina trabalhar melhor, como a quinua, amaranto, laranja, acerola, cebola, alho, etc

• Alimentos ricos em proteínas magras e gorduras do bem, como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs, nozes)

38 comentários:

  1. Oi Jo!

    Descobri há poucos dias que tenho resistência insulínica e devo limitar minha ingestão de carboidratos... É tudo muito novo pra mim!
    Gostei muito do seu blog e de suas receitas... estarei acompanhando!
    Obrigada por compartilhar as informações conosco!
    Abs, Jociene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jociene. Fico feliz que tenha gostado do blog. Espero que você consiga superar essa fase. Obrigada por visitar e comentar no Diabetes & Deleites. Um abraço.

      Excluir
  2. Ana Lúcia Gouveia20/12/2012, 15:39

    Olá...descobri ontem que sou pré-diabética...fiquei muito triste...mas com seu blog está esclarecendo melhor...obrigada...

    ResponderExcluir
  3. oi, já faz um tempo q tenho diabetes, mais agora que vim acordar para o quanto ela é perigosa. estou me adaptando a uma nova alimentação, mais não sei por exemplo, a medida de quantas colheres de arroz integral comer em cada refeição. pois comecei hoje.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elis. A quantidade de alimentação depende de muitos fatores, inclusive, e principalmente, o seu peso, além do índice glicêmico. Geralmente, o recomendado são entre 3 ou 4 colheres de sopa de arroz integral e a mesma quantidade de feijão. Mas antes, converse com seu médico, peça a ele q te indique uma nutricionista. No início é complicado, mas depois vc. tira de letra. A nutricionista vai ajuda-la a entender como comer e as substituições para cada coisa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jo, a mais ou menos um mês, descobri que o meu padrasto é diabetico mais ele ainda não parou de beber, perdeu bastante peso mais ou menos uns 12 quilo toma muita água com gás e whisky com água tônica, faz muito xixi, acorda muito a noite e sente muita câimbra, será que o caso dele já estar muito avançado ?

    ResponderExcluir
  6. oi Jo tenho 30 anos e estou gravida descobri a diabetes na gestação...gostei das suas dicas mais msm na gravidez posso estar seguindo essas dietas?algum adoçante especifico que posso estar usando?sou usuaria de insulina tbm meu medico achou melhor...estou conseguindo controlar o nivel glicemico...sera que depois que meu bebe nascer corro o risco de permanecer com a diabetes? meu email é nanehgata@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Espero que esteja tudo ótimo com a sua gestação. Mesmo na gestação vc. pode e deve seguir uma dieta para diabéticos. No entanto, procure seu médico e peça orientações. No meu caso, durante a gravidez, não precisei de insulina ou medicamentos. Consegui baixar o índice glicêmico apenas com dieta, indicada por uma nutricionista. Aqui no blog conto minha experiência na gestação:
      http://diabetesedeleites.blogspot.com.br/p/o-diabetes-e-eu.html?showComment=1399208822259
      Mas vc. também pode acessar o blog Viver com Diabetes, da jornalista Luciana Oncken, onde há muitos relatos sobre a gestação e o diabetes.

      Excluir
  7. Gostei. Obrigado pelos esclarecimentos. :))

    ResponderExcluir
  8. Adorei o site!!! Descobri a diabetes há três semanas e tenho me informado mais sobre o assunto. Como meu pai é diabético há anos e já teve diversas complicações em função da doença, sei o quanto o descontrole pode ser prejudicial. Obrigada pelas dicas: vou aproveitá-las o máximo que puder!

    ResponderExcluir
  9. olá...descobri a 2 semanas q sou psé diabética..meu açucar estava em 112,mudei totalmente meu modo d alimentaçao,e seu blog tem me ajudado muito..mas tenho uma duvida..posso tomar,Ades? E com q frequencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any. Desculpe a demora em responder. Vc. pode se alimentar normalmente, desde que não use açúcar. E, dependendo de seu controle glicêmico, as vezes, algo com açúcar não vai ser tão prejudicial. Quanto ao Ades, ou qualquer outro suco ou leite de soja, basta q vc. leia nos ingredientes e verifique se tem ou não adição de açúcar. Tanto o Ades como outras marcas, tem a versão Zero, sem adição de açúcar.

      Excluir
  10. gostaria de saber se posso consumir achocolatado diet gold, com maltodextrina?

    ResponderExcluir
  11. Tenho 13 anos to com problema nos olhos :( Não sei se tenho diabetes, mais tenho os mesmos sintomas do tipo 2 o de tipo 1 nao tenho todos eles. Descobri hoje que tenho oa sintomas e aqui em casa nao tem nada disso kkk oque eu como?

    ResponderExcluir
  12. Descobri q tenho SOP e não posso comer açúcar e farinhas. To meia perdida.

    ResponderExcluir
  13. Ontem passei mal e fui socorrido para hospital e descobrir da pior maneira que sou Diabetes ,como isso mim deixou triste,parece q estou vivendo em outro mundo, hoje mesmo fui medir a diabetes o enfermeiro disse que estava alta 292 , eu mas uma vez fiquei mas triste ainda não sei como mim da com esse problema , pois tinha uma vida totalmente cedentaria como eu já disse descobrir ontem , eu nem sei se posso mim considera um Diabetes ..

    ResponderExcluir
  14. Que já passou ou passa por isso por favor mim responda no zap se essa diabetes tem cura ? 081999657439 José Maria conhece

    ResponderExcluir
  15. ola gostei muito do su blog

    ResponderExcluir
  16. Tenho 13 anos a 3 meses descobrir que sou diabético,tipo 1, tomo insulina,faço minha dieta,glicemia 353 esta 96 graças a Deus.

    ResponderExcluir
  17. oi, menina... tenho às vezes consumido alguns produtos dietéticos, mas que possuem maltodextrina... posso realmente consumi-los?

    ResponderExcluir
  18. Bem alguns alimentos, postados pode não ser adequados se a glicemia estiver alta, como oleo, de soja, girassol, canola, além de qualquer pão integrão pois todos tem farinha branca + farinha especial, alem de terem açúcar disfarçado.

    ResponderExcluir
  19. Bem alguns alimentos, postados pode não ser adequados se a glicemia estiver alta, como oleo, de soja, girassol, canola, além de qualquer pão integrão pois todos tem farinha branca + farinha especial, alem de terem açúcar disfarçado.

    ResponderExcluir
  20. A consultora não deve deixar perguntas sem respostas. Isso causa grande sensação de desamparo ao perguntador

    ResponderExcluir
  21. Tenho 40 anos descobrie a diabete tem 4 meses com 329mg/lá o médico não me passou nenhuma medicação só dieta do açúcar, refrigerantes, arroz, pão e álcool. fiz a dieta correta retornei ao médico com 70 dias depois fiz o exame da Glicerina deu 320 mg/l aí o médico mandou eu continuar a dieta mas 90 dias também de carne animal, leite e outras coisas já estou com 30 dias dessa dieta e a glicerina não abaixou tá em 324mg/l eu tenho que esperar os 90 dias para ver se a glicerina abaixa ou procura logo o médico.

    ResponderExcluir
  22. oi bom dia vivo triste por que não consigo comer bem e nem de tres em tres horas como recomendam só sei comer tres vezes ao dia mas meu prato é cheio gosto de tudo me chamam de boca boa o que fazer

    ResponderExcluir
  23. DESCOBRI Q ESTOU DIABETICA E COM INTOLERANCIA A LACTOSE, NAO ESTOU CONSEGUINDO UMA NUTRICIONITSA, PARA MAIORES INFORMACOES, ESTOU TRITE E PERDIDA, O Q POSSO COMER ????



    ResponderExcluir
  24. Sou pre diabetica e qdo faço muita dieta e frequento academia emagreço muito pois já sou magra.

    ResponderExcluir
  25. DESCOBRI QUE ESTOU PRÉ DIABÉTICA MAS NÃO ENTENDO O QUE É ISTO . QUAL A DIFERENÇA ENTRE SER DIABÉTICO OU PRÉ. TEM ALGUMA CURA NA PRÉ???
    MEU EMAIL É :::lucinharossini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de saber se o Yakult 40 light uma dose por dia, se faz mal para quem tem a diabetes

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber se o Yakult 40 light uma dose por dia, se faz mal para quem tem a diabetes

    ResponderExcluir
  28. Oi pessoal,muitas dúvidas vcs conseguem tirar no site da Sociedade Brasileira de Diabetes e o site é : www.diabetes.org.br

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado pelas dicas, estou com suspeita de estar com diabetes ou resistência insulínica (notei q estou tendo sintomas de diabetes), ainda não me consultei com um médico mas vou procurar, o SUS vc deve saber q demora pra conseguir uma consulta, mas se começarmos a mudar nossa alimentação e fazermos alguma atividade física acredito que posso ajudar enquanto não conseguimos uma consulta. Estou com muito medo mas eu vou tentar ter calma e seguir uma dieta.

    ResponderExcluir
  30. Ola gostaria de saber se uma criança de 3 anos com diabetes tipo 1 pode tomar yakult 40 light

    ResponderExcluir
  31. Diabetes também não é esse bicho papão que muitos dizem, fui surpreendido com alteração da glicose no meu sangue. A princípio fiquei apreensivo, e observei que não tão difícil o seu controle, é necessário muita calma. Num primeiro momento tirei o açúcar, arroz branco e pão. Aumentei verduras e legumes, ou seja mais proteínas e menos carboidrato. Comecei a fazer uso de cloreto de magnésio PA, e vi bons resultados, pois consegui baixar a glicose de 480 para 100 num período de 15 dias sem uso de medicamento. Não estou me privando de nada. Levanto e faço a medição do açúcar e está entre 80 a 100. Percebi também que um cafe reforçado (omelete com/bacon- manteiga pura, pão integral, ou até uma bisteca grelhada pela manhã não altera em nada a glicose e tampouco altera triglicerídios ou colesterol, e no almoço percebi que a fome é menor. No começo cada alimento ou associação de alimento esperava 1,30 horas e media para ver a alteração, com isso verifiquei qual os alimentos que alteravam a glicose no meu organismo. Com isso aprendi, que tem alimento proibidos a uns e permissivo a outros, e que esses alimentos considerados ligts, na verdade não são. Passei a comer coisas naturais, tais como queijo, azeites, carne de porco, boi, leite natural, muito ovos até 6 ao dia. Não fique em panico tudo tem solução, já estou a cinco anos convivendo com isso, e graças Deus não precisei controlar com remédio. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  32. Queria saber se sendo diabéticaé possível fazer a dieta do leite, será que tem algum problema?
    Eu me interessei nessa que achei bem aqui, mas tenho muita dúvida pois ainda sou recente nesse problema.

    ResponderExcluir
  33. Oi linda..adorei o blog..pous tem 15 dias descobrir sou diabetica...ainda perdida.o que podece nao posso..masce muito bom suas duvidas👏🌞❤

    ResponderExcluir
  34. Oi...adorei o seu blog
    Descobri que tenho diabetes tipo 2 de 2 meses pra cá, porém estou em dúvida no Yakult se pode consumir ou não...
    Tomo 1 vez por dia...
    Caso precise do meu email...marisatrajeto@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Here are the 16 best foods for diabetics, both type 1 and type 2 : https://www.youtube.com/watch?v=_poPEtsL1CQ&feature

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...