#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

30 de mar de 2015

Massa de pizza semi-integral

#genteadocicada também gosta de pizza! Quem não gosta?

Sempre tive vontade de fazer a massa em casa, mas nunca achei que fosse conseguir, por imaginar ser complicado e demorado. 

Outro dia, com tempo sobrando, resolvi que tentaria fazer massa integral. Separei algumas receitas na net e me aventurei. 

Huumm! Me surpreendi com a facilidade, rapidez e, lógico, com o sabor.

Para quem não gosta de massa crocante e fina, basta deixar um pouco mais grossa na hora de abri-la. O recheio fica a gosto do freguês. Mais ou menos light, com mais ou menos fibras, como quiser. A preferida aqui em casa é de atum e de banana com canela.

As fotos não ficaram boas e esqueci de fotografar a massa antes de assar os discos de pizza, mas tá valendo. Segue a receita para dois discos tamanho médio (06 pedaços) se preferir mais grossa. A minha ficou bem fininha, então os discos também ficaram grandes. 

Ingredientes:
- 300g de farinha de trigo integral
- 300g de farinho de trigo branca
- 01 colher (sopa) de chia ou gergelim
- 01 colher (sopa) de linhaça 
- 01 colher (sopa) de aveia 
- 01 colher (chá) de alecrim seco ou fresco
- 03 colheres (sopa) de azeite
- 01 colher (café) de sal
- 02 colheres (chá) fermento biológico seco 
- água morna ou leite desnatado para dar o ponto (cerca de 100 a 150ml)

Preparo:
Misturar todos os ingredientes com as mãos, adicionando a água ou o leite aos poucos, até formar uma bola (pode ficar um pouco mais firme do que massa de pão), que não grude mais nas mãos. Esperar crescer por uns 15 ou 20 minutos (se estiver com pressa, não precisa deixar crescer). Abrir a massa, colocar em uma forma de pizza untada e assar em forno pré-aquecido, em temperatura média, até que a massa esteja seca, mas ainda não completamente assada (clara e macia). Tirar do forno, passar o molho de tomate (Fugini, Zero Açúcar) por todo o disco, colocar o recheio de sua preferência e assar até ficar crocante e dourada e o queijo derreter.                                                           
  
Massa pré-assada
Recheio de muçarela
Recheio de banana e canela
Dicas:
A linhaça, chia e aveia, podem ser substituídas por gergelim, amaranto, quinoa, ou qualquer outro grão ou cereal. 
O alecrim pode ser substituido por manjericão ou outra erva de sua preferência.
Lembrando que a massa tem quase as mesmas calorias da massa comum, mas tem mais fibras que a outra.

Recheio de banana: no lugar do molho de tomate, passei geleia diet na massa, coloquei banana nanica em rodelas, polvilhei um pouco de muçarela ralada e canela. Vocês podem adicionar leite condensado diet, achocolato diet, creme de avelã diet, etc, mas... cuidado com as calorias!

3 comentários:

  1. Dr.Rocha.
    Quem sou eu.?
    Sou médico (CRM-CE 8561), autor, palestrante, pesquisador e apaixonado por saude sáudavel e nutrição. Tire sua duvidas sobre o DIABETES em nosso facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100009841543904

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose.
    Uma boa dica para alimentação de diabéticos é este livro aqui:
    http://receitasdiabeticos.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da pizza semi-integral, parece ser deliciosa. Agradecemos, excelente conteúdo!

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página contato. Um abraço.

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...