SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

17 de nov. de 2013

Replicando: Diabetes? Eu me importo!

Sei que os amigos ( que não são adocicados) não aguentam mais as minhas postagens no face sobre #Diabetes. Não apenas por ser portadora, mas principalmente por entender o quanto é importante o conhecimento sobre o assunto, é que insisto nisso. 

A única forma de combater, controlar e prevenir o #Diabetes (nós sabemos) é através da informação. Dados estatísticos atuais, mostram que hoje somos mais de 371 milhões de portadores em todo o mundo, sendo 14 milhões só aqui no Brasil, que é o quarto país com maior número de casos.

Estatísticas apontam que existem cerca de 280 milhões de pessoas em risco de desenvolver o diabetes tipo 2 no mundo e que, se nada for feito, em 2030 seremos cerca de meio bilhão de pessoas.

Além de ser uma doença crônica e que não tem cura é de alto custo para o mundo todo e os gastos anuais com o seu tratamento geram um custo de bilhões de dólares. Por isso a necessidade da educação em diabetes. Prevenir sempre foi o melhor remédio.

Sabemos que o #Diabetes é silencioso e traiçoeiro. Mata 1 pessoa a cada 8 segundos no mundo e não discrimina ninguém: homem, mulher, rico, pobre, negro, azul ou branco, feio, bonito, culto ou não, americano, brasileiro e também novaodessenses. 

E, mais, o #Diabetes mata mais pessoas no mundo, anualmente, do que as mortes por câncer de mama, próstata e aids juntos. 

O que me traz aqui, novamente, falando tudo isso que nós, docinhos, estamos carecas de saber, mas os outros ainda não,  é o fato de que no meu município parece que ninguém tem esse conhecimento ou não se importam com esses dados, uma vez que, segundo demonstraram com sua inércia, fizeram ouvido mouco a campanha do #Dia Mundial Do Diabetes - 14 de Novembro, promovendo apenas a campanha do Câncer de Próstata. 

Não sou contra a campanha do câncer de próstata. Ao contrário, sou a favor da divulgação de informações sobre todas as doenças, porque, repito, só a educação pode controlar e prevenir o aparecimento de novos ou agravamento dos casos, seja do diabetes, câncer, aids, hepatite, dengue, gripe, etc.

Nos dias 13 e 14 fizeram exames de glicemia e pé diabético, mas algo muito tímido perto do exclusivo ônibus rosa e a caminhada e, ainda, muito diferente do hasteamento das bandeiras rosa e  azul, para as respectivas campanhas outubro rosa e novembro azul do câncer de mama e de próstata. 






E aí alguém pode dizer: "xiii, que frescura com essa campanha do diabetes, tá com "inveja" da campanha do câncer? Porque não votou nele e faz parte da oposição política vai ficar criticando tudo?

Tô não! Apenas gostaria que tivessem tido o bom senso de aproveitar que a campanha do câncer foi lançada quase como um gêmeo siamês da campanha do diabetes (cor azul, o mesmo mês, as mesmas ações) e tivessem feito disso uma só campanha. 

Poderiam, por exemplo, ter hasteado a bandeira no primeiro dia do mês de novembro e dizer que estavam apoiando, incondicionalmente, a campanha do câncer e do diabetes, juntas. Poderiam ter iluminado qualquer marco ou prédio da cidade de azul e dizer a mesma coisa.

Poderiam ter um ônibus azul com os logos das duas campanhas. Poderiam ter feito uma caminhada azul pelas duas campanhas (aliás, a caminhada é um dos "medicamentos" para o controle glicêmico). 

Bem, poderiam ter feito tanta coisa, mas não fizeram. Tentei, através de pessoas da área da sáude com quem tenho proximidade, apoiar a campanha no município e dar algumas idéias, até fazendo uma parceria entre meu blog, algumas empresas que estariam dispostas a ajudar e a prefeitura. Ainda que algumas dessas pessoas tenham ficado otimistas com o meu apoio e passado meu contato para o responsável por essas campanhas, ninguém se deu o trabalho de me procurar. Até deixei comentários na página oficial do prefeito no Face, mas sem eco. 


Por isso o meu desabafo. Colocaram opiniões políticas divergentes na frente do bem maior: a coletividade, a saúde e qualidade de vida da população, dos nossos 51.000 cidadãos. E aí eu pergunto: qual a razão do slogan da administração: #nossagenteemprimeirolugar? Como disse Luciana Oncken, do blog Viver com Diabetes, "quem se importa? Certamente, Nova Odessa não.

Peço desculpas aos amigos adocicados, seguidores do Diabetes&Deleites, que se acostumaram a visitar esse espaço em busca de receitas e novos produtos diet, por serem obrigados a ler o meu desabafo. Mas, se eu não tenho liberdade de me manifestar na minha própria página, onde mais terei?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...