#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

27 de out de 2014

Bolo de aniversário diet - massa branca



Atendendo ao pedido da leitora Fatima Regina, vou postar uma outra receita de bolo de aniversário, desta vez com massa branca, porque a outra receita é com massa de chocolate (ver Bolo de Aniversário Diet).

Essa receita é do site Receitas de Mãe, onde vocês podem encontrar outras receitas diet, ou não.

Massa
1 xícara (chá) de farinha de trigo
½ xicara (chá) de adoçante
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
6 claras
6 gemas

Calda
1 copo de água
3 cravos da índia
1 colher (sobremesa) rasa de multiadoçante.

Recheio
500 ml de leite desnatado
½ xícara (chá) de adoçante
1 e ½ colher (sopa) de amido de milho
½ colher (sopa) de margarina light
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 gemas
1 xícara (de chá) de morangos picados

Cobertura
500 gramas de creme de leite fresco
½ xícara (chá) de adoçante
Morangos

Prepare a massa: Peneire a farinha de trigo com o fermento e reserve. Preaqueça o forno a 180°C. Bata as claras em neve em ponto bem firme e, sempre batendo, acrescente as gemas uma a uma. Acrescente o adoçante. Fora da batedeira acrescente delicadamente a farinha de trigo com o fermento. Leve para assar por aproximadamente 20 minutos.

Prepare a calda:  Ferva todos os ingredientes por alguns minutos. Espere esfriar e regue o bolo com a calda sem encharcar.

Prepare o recheio: Dissolva, em uma panela, a farinha de trigo com a maisena em um pouco de leite. Acrescente os demais ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e cozinhar bem. Depois de bem frio acrescente os morangos picados.

Prepare a cobertura: Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata até obter o ponto de chantilly.

Montagem do bolo: Corte o bolo ao meio, recheie e cubra com a cobertura.


Dicas de Mãe: Rendimento aproximado de 15 porções de 100 gramas. Decorado com fruta in natura fica uma delícia! Veja outra receita de Chantilly Diet.


Dicas:

Com essa receita de massa branca vocês podem trocar o recheio por outro preferido. A Fatima queria rechear o bolo com abacaxi e côco, que deve ficar muito bom. Num mercado aqui da minha cidade, eles recheiam com abacaxi e nozes. O creme do recheio pode ser substituído por doce de leite diet ou até geleía de frutas diet. Pessego em calda diet também é uma boa pedida.

O bolo não deve ser muito grande, para um número maior de pessoas, melhor dobrar a receita.

E aquela dica de sempre, para que tem certo receio de inovar ou preguiça mesma: use o bom e velho bolo de caixinha diet.

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...