SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

23 de jan. de 2014

Salada de frutas com Creme de Iogurte

Se é bom, não sei dizer, mas a cara é ótima. Achei essa receita há pouco e, claro, tinha que compartilhar aqui. 

Devagar com o andor, docinhos, é salada de frutas e, portanto, lembrem-se do excesso de frutose. Contudo... sem exageros, tudo é bem-vindo.

A receita está no blog Guloso & Saudável.

19 de jan. de 2014

Biscoito de polvilho doce diet Vale D'Ouro

Biscoito Vale D'Ouro
Encontrei esse biscoito na Americanas. Biscoito de polvilho diet doce, Vale D'Ouro, fabricado na cidade de Formiga/MG. O custo foi de R$ 2,39 por um pacote de 100g de biscoito de polvilho doce diet.

Já postei aqui no blog sobre biscoitos de polvilho integrais, fabricados aqui na cidade de Americana/SP, os biscoitos Crek Crek.

Ainda que eu prefira os biscoitos de polvilho salgados, o biscoito Vale D'Ouro doce é gostoso e vale a pena conferir. 

Entretanto, entre os dois biscoitos, Vale D'Ouro e Crek Crek, o segundo, ao menos para nós adocicados, tem a vantagem de ser integral, além de levar óleo de palma no lugar de gordura vegetal hidrogenada.

Mas não se engane para não exagerar: ambos devem ser consumidos com moderação, principalmente em razão da presença de gordura saturada, obtida tanto da gordura hidrogenada como do óleo de palma. 

Particularmente, gostei mais do sabor do Crek Crek. 

14 de jan. de 2014

Picolé Detox sem açúcar

O picolé é para dietas pós festas de final de ano, mas, para nós adocicados, é uma forma de se refrescar no verão e ainda ingerindo fibras. Anotem aí:


Picolé Detox
Ingredientes:
- 2 rodelas de abacaxi
- 2 folhas de couve manteiga
- 6 folhinhas de hortelã
- 500 ml de água de coco
- Adoçante stévia a gosto

Modo de preparo:
Bata no liquidificador a couve, o abacaxi e a hortelã com água de coco gelada. Não coe para não perder as fibras do suco. Adoce a gosto. Coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador.

Fonte: revistamarieclaire.com.br

7 de jan. de 2014

O QUIABO TÁ VIRADO NO GIRAIA!

Assunto de extrema importância, que vem sendo discutido exaustivamente desde que, em novembro/2013, o programa "Caldeirão do Huck", apresentou essa pesquisa, feita por estudantes do ensino médio. 

"Parabéns ao Programa Caldeirão do Hulk (Nov/2013) por divulgar uma incrível descoberta de 3 jovens...
Corte as pontas e o fundo de 2 quiabos, coloque em um copo com água e deixe dormir, no outro dia retire os quiabos e tome a água...Diabete vai sumir e suas injeções nunca mais...Tudo foi Deus...Quem criou.
Testado em seres humanos, os resultados, segundo o Caldeirão, foram, assim, milagrosos! Uma voluntária disse que a glicemia baixou de 300 (!) para 150. Outro, que caiu de 195 para 94 – e ainda disse que a água de quiabo “fez o papel da insulina, e muito bem feito!”. Compartilhe, com certeza ajudará a muitos" !!!!!!!!!

Certamente você já ouviu falar sobre a milagrosa água de quiabo. Eu, pelo menos, recebo diariamente, pelo Face ou por email, mensagens de amigos indicando a solução para o meu sangue adocicado. E, diariamente, tento explicar, a todos, que o Diabetes não tem cura (AINDA!) e que os docinhos não podem deixar o tratamento médico de lado por uma água, no mínimo, cheia de baba.

O quiabo é um alimento que tem baixo índice glicêmico e pode ser consumido à vontade por portadores de diabetes. Suas propriedades nutracêuticas demonstram que ele pode auxiliar na redução da glicemia. Ponto. Isso não significa que é a cura para o Diabetes.

Vejo que muitos docinhos têm trocado os antiglicemiantes orais e até a insulina pelo quiabo, em razão dos inúmeros compartilhamentos dessa informação, que está incutindo na cabeça de uns e outros que o uso contínuo da baba giraia pode controlar ou curar a doença.

Eu, como muitos outros diabéticos, através de nossos blogs e com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes e diversas outras organizações, estamos tentando combater a disseminação dessa informação. Por isso tenho pedido aos amigos que me enviam essa postagem, que, por favor, me ajudem a combatê-la.
Lembre-se: não existe comprovação científica do que está sendo dito. Os docinhos que estão utilizando a baba estão colocando sua vida em risco.

Meu amado amigo adocicado, por favor, não caia na esparrela do quiabo virado no Giraia! Continue seu tratamento, controle a alimentação e faça exercícios. Só isso continuará nos mantendo vivos e saudáveis para, quem sabe, num futuro próximo, vermos a notícia sobre a cura do Diabetes, ainda que descubram ser a água do quiabo. 

Acessem o link da SBD e vejam o posicionamento oficial sobre o assunto QUIABO.

5 de jan. de 2014

Alimentação saúdavel e natural - produtos

Conheça novos produtos que você pode fazer uso para obter uma alimentação mais saudável. Matéria publicada no site Luppa Laboratório.

Sucos antienvelhecimento e para emagrecimento

Com esse calor, nada melhor que um suco refrescante. Melhor ainda se tem propriedades que ajudam no antienvelhecimento e no emagrecimento. Cuidado docinhos, com as porções de frutas em alguns deles. 
Emagrecimento:
Suco desjejum- Tome assim que acordar ainda em jejum.
Ingredientes:
• 1 cenoura pequena
• 1 pepino descascado
• 1/2 beterraba pequena
• 1/2 maçã
• 4 folhas de hortelã
• 200 ml de água de coco
Informações: a beterraba contém fibras que reduzem a fome, pois dão a sensação de saciedade e ainda melhoram a circulação. O suco não deve ser coado pra não perder as fibras.
Suco do almoço- Tomar 20 minutos antes de almoçar
Ingredientes:
• 1 fatia de abacaxi
• 1 batata-yacon ou 1 rodela de nabo
• Suco de 1 limão
• 3 folhas de hortelã
• 200 ml de água de coco
Informações: esse suco contém vitaminas A, B, C , cálcio e ferro. Além disso, ele tem propriedades diuréticas presentes no nabo que diminuem a retenção de líquidos, do inchaço e auxilia no bom funcionamento do intestino.
Suco do jantar- Tomar 20 minutos antes de jantar
Ingredientes:
• 1 pera
• 3 ramos de salsinha
• 1 pepino descascado
• 1/2 maçã verde
• 200 ml de água de coco
Informações: tem propriedades diurética e hidratante, auxiliando na eliminação do excesso de líquidos.
Suco de frutas vermelhas
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de mirtilo (blueberry)
½ xícara (de chá) de framboesa
1 semente de cardomomo
½ copo (americano) de água de coco
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba sem coar.






Suco de tangerina, amora e batata yacon
Ingredientes:
2 xícaras (de chá) de suco natural de tangerina
½ xícara (de chá) de amoras 
1 batata yacon pequena picada 
gelo
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Beba em seguida.
Banchá com erva cidreira e maçã
Ingredientes:
2 xícaras (de chá) de água 
2 colheres (de sopa) de folhas secas de banchá (chá verde tostado)
1 talo de 10 cm de erva cidreira
1 maçã pequena com casca picada
gelo
Modo de preparo:
Aqueça a água e desligue o fogo antes de ferver. Coloque as folhas de banchá e deixe em infusão por 15 minutos. Leve o chá ao liquidificador com a maçã, o talo de erva cidreira e o gelo.  Bata bem. Coe e sirva em seguida.



Yacón

Formato de batata-doce, textura de pera e sabor adocicado. Capaz de reduzir a taxa de açúcar no sangue, a batata yacón - um tubérculo originário dos Andes - é também conhecida como a batata do diabético. Mas quem está na batalha para perder peso também pode (e deve) incluir esse alimento na dieta. Ele é rico em inulina, um tipo de fibra prebiótica que, segundo um estudo da Universidade de Louvain, na Bélgica, desempenha funções positivas no intestino, reduzindo o risco de síndrome metabólica (conjunto de problemas que incluem diabetes, alterações cardiovasculares e obesidade). "A batata yacón é nutricionalmente maravilhosa: além de ser fonte de carboidrato sem glúten, 90% da sua composição são fibras, diminuindo bastante o apetite", diz Gisela Savioli, nutricionista de São Paulo. Como consumir: crua, como se fosse uma fruta, ralada na salada ou batida no suco. 

Para se obter os melhores resultados, a batata yacon deve ser consumida crua como uma fruta, não frita ou cozida. Com aparência de batata-doce, ela tem a textura porosa e o sabor semelhante ao da pera. Coma de três a quatro fatias por dia. Ou faça um chá com suas folhas e tome duas vezes ao dia.

Beber um copo de suco feito com a batata yacón antes do almoço e do jantar ajuda a reduzir o índice glicêmico das refeições.

Quer saber mais sobre a Yacón?


RECEITAS COM YACÓN

Sucos de Kiwi e laranja:

Ingredientes:
• 1 batata yacón pequena (100 g) sem casca 
• 1 kiwi 
• Suco de 2 laranjas 

Preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidifcador. Beba em seguida.

Suco de tangerina, amora e batata yacon
Ingredientes:
2 xícaras (de chá) de suco natural de tangerina
½ xícara (de chá) de amoras 
1 batata yacon pequena picada 
gelo

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Beba em seguida.

SUCO REFRESCANTE DE BATATA YACON COM LARANJA 

Ingredientes:
150g de batata Yacon 
3 laranjas 
5 folhas de hortelã 

Preparo:
1. Descasque a batata Yacon e corte em pedaços de tamanho médio e já coloque no copo do liquidificador. Se você ainda não conhece o gosto, aproveita pra provar um pedacinho e 
conferir que ela tem mesmo gosto de pera e não de batata. 
2. Tire o suco das laranjas e coloque no liquidificador junto com a batata. 
3. Acrescente as folhinhas de hortelã e bata por 10 a 15 segundos, só para misturar tudo. 
4. Sirva nos copos e, se desejar, enfeite os mesmos com folhinhas de hortelã, pedaços de 
laranja ou mesmo da batata Yacon.  Rende 2 copos de 250ml  - Tempo de preparo: 5 minutos 

Suco de Yacón com Melão

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de melão
1 batata yacon
2 colheres (sopa) de hortelã picada
1 xícara (chá) de água de coco

Modo de preparo: Corte em pequenos pedaços, e bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar. Sirva gelado!





Suco de Abacaxi, amora e Yacón com água de côco
Outros ingredientes que ficam ótimos com Yacón. É só bater no liquidificador e tomar.




Bolo com batata yacón
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 3 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 3 unidades (médias) de batata yacon, descascadas e picadas
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
  • 1 xícara (chá) de farinha de arroz
  • 1 xícara (chá) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador até ficar obter uma massa homogênea e acrescente a batata yacon em seguida, batendo bem. Despeje em uma tigela e aos poucos acrescente a farinha de arroz, o amido de milho e a canela, misturando suavemente. Por último, coloque o fermento e mexa. Despeje a massa em uma forma ou refratário de vidro, untado e enfarinhado (de preferência com farina de arroz), e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.
 * Receita cedida pela nutricionista da Clínica Super Healhty, Paola Moreira para o site Bolsa de Mulher.

Bolo de frutas secas sem açúcar, sem gordura e sem adoçante

Essa receita peguei no Face de uma amiga. É uma receita vegana. Não testei ainda, mas tem cara de ser muito bom. Para nós docinhos, o bom seria a substituição de metade da farinha de trigo branca por farinha de aveia ou farinha integral. Ao menos é o que eu faria nesse caso.

Fonte: Dica Veggie

Ingredientes:
500g de frutas secas picadas: damasco, figo, passas e ameixa
1 xícara de suco de laranja
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento em pó

Preparo:
Hidrate as frutas no suco de laranja. Acrescente a farinha e o fermento. Misture bem com as mãos. Despeje a massa em uma forma teflon de fundo removível ou forre uma forma de bolo americano com papel antiaderente para cozinhar. Deixa assar em forno pré aquecido por 1h – fogo baixo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...