SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

2 de mar. de 2013

Diário Olhar 43 - primeiro dia

02/03/2012

Final de semana é sempre um problema, não só para diabéticos, mas para todos os simples mortais. Sempre saimos da rotina, seja com o horário de acordar, a alimentação, etc.

Hoje não foi diferente comigo. Não sei por qual razão, perdi o sono e acordei às 05h00. Fiquei de bobeira até às 06h00 e quando decidi por tomar o café da manhã, meu filho acordou, por volta das 06h20. É o tal do hábito, adquirido ao longo desses 30 dias de aula no período matutino. 

Prá variar, esqueci de medir a glicemia em jejum. Há três meses o endócrino mudou minha medicação e passei a tomar o Galvusmet 50/1000. A metformina, que me acompanhou por 3 anos já não fazia efeito e a glicemia de jejum estava sempre alta. Fiz a glicada há 10 dias e o resultado foi ótimo: 6,7%, muito diferente do último exame - 8,4%, porém, o dito jejum ainda não baixou o suficiente.

Minha preocupação é o fato de que a glicemia está controlada por obra e graça da eficácia do medicamento, e poderia estar muito melhor caso eu seguisse corretamente a dieta alimentar e me exercitasse. É o que pretendo fazer daqui por diante. 

Ontem me pesei. Susto! 79 kg e, garanto,  não é de pura gostosura.Com 1,69cm, meu IMC é 27,7 = SOBREPESO. Nada tenho contra gordinhas, mas não posso esquecer que sou diabética e preciso perder peso. 
Seu IMC é:
27,7
Você está acima de seu peso recomendado. Cuidar de sua alimentação e praticar atividades física são caminhos saudáveis para voltar ao peso normal. Evite complicações relacionadas ao sobrepeso . Consulte um médico ou nutricionista. Cuide-se enquanto é tempo!


Minha situação é crítica: tenho muita roupa, inclusive algumas que ainda não usei, mas somente duas calças me servem. Se tiver mais que duas audiências na semana, não tenho fantasia de advogada para colocar. 

Por pura preguiça não cheguei perto da esteira hoje. Comecei a me exercitas há 15 dias e ainda estou me arrastando sobre a esteira. Não consigo passar de 20 minutos em baixa velocidade. Condicionamento físico também é Zero.

Ao menos consegui diminuir a quantidade de alimentos ingeridos. Vamos ver o que me aguarda amanhã.

P.S. - esqueci de mencionar que meu médico não faz mais parte do convênio. Me acostumar com outro não será fácil. 


Bolo de Chocolate Zero Açúcar Lowçucar

Hoje fiz bolo de chocolate da Lowçucar. É aquele mesmo, o famoso "bolo de caixinha", que nesse caso, vem em saquinho, mas é a velha e boa mistura pronta para bolo, que não deixa ninguém errar no preparo. Simples, fácil, gostoso e sem açúcar. Você adiciona 150ml de leite desnatado e dois ovos. Cinco minutos de batedeira depois, voilá, o bolo já está pronto para ir ao forno e assa rapidamente.

Testado e aprovado pelo povo aqui em casa, até pelos não docinhos. São cinco sabores, vendidos em pacotes de 300g: chocolate, limão, laranja, coco e baunilha.

O único senão é que na loja virtual da Lowçucar o preço é maior que no mercado aqui da cidade. Paguei R$ 6,98 no Paulistão e na loja eles vendem a R$ 10,34 (será frete grátis?). Enfim, vale a pena provar, porque há dias em que quanto menos trabalho melhor.  


Projeto Olhar 43


Hello my dear little candies! Long time, no? How are you?  I'm here again.

Há quanto tempo não docinhos? Estava mesmo com saudade, mas esse começo de ano não foi fácil. Mudei toda a minha rotina em razão do trabalho e do horário escolar do meu pequeno. Foi difícil me acostumar a acordar com o galo (porque até as galinhas acordam mais tarde), mas agora já estamos tirando de letra. Como dizem, tudo é uma questão de hábito.

E falando em hábito, há alguns dias alguém comentou que a forma mais simples de criar um hábito ou rotina, é a repetição da mesma ação, por 20 dias seguidos. Parece tratar-se de uma técnica motivacional, não sei direito (se alguém conhecer, me informe). Mas o que me despertou a atenção para o comentário, é o fato de que, realmente, me habituei a minha nova rotina em 20 dias ou pouco mais.

Por isso tive a idéia do Projeto Olhar 43. Explico: em maio, no dia 23, completo 43 anos. Olhando no espelho, não tenho gostado do que vejo. Estou a 3 quilos do peso que me incomodava há 04 anos (82 quilos), quando fui diagnosticada como uma pessoa doce.


Não tenho conseguido seguir a dieta necessária a saúde dos diabéticos (isso inclui a ingestão de alimentos com açúcar), tenho comido demais e me cuidado de menos. Até as picadinhas nos dedos deixaram de ser rotineiras.

Confesso a vocês que passei por um período nebuloso nos últimos dois anos. A insatisfação com o trabalho  e com a condução da minha vida fizeram com que eu adoecesse. A depressão, que não me encontrava há anos, resolveu dar o ar da graça. Foram dois anos de idas e vindas a psiquiatras e vários medicamentos até que um fizesse efeito.

Felizmente, ainda que tenha ficado sem o salário fixo, minha exoneração não teria vindo em melhor momento. Já consigo ficar sem os antidepressivos e o desejo de dar um novo rumo à vida  se faz presente.

Então, voltando ao projeto, a idéia é a seguinte: iniciando a contagem no dia de hoje, 02/03, faltam 82 dias para os meus 43 anos. Decidi que a hora da mudança é agora e pretendo chegar aos 43, não com um corpinho de 20, mas ao menos com as medidas que tinha aos 40 anos (pesava 67 quilos e voltei ao manequim 42/44). Para que isso aconteça é necessário mudar hábitos, criar rotinas e encarar novos desafios.

Meu maior problema com o controle do diabetes sempre foi a ausência de exercícios físicos. Não gosto de me exercitar, tenho horror a academia. No entanto, tenho ciência e consciência de que os exercícios são necessários a mantença da minha saúde, ao controle da glicemia e, claro, melhor condicionamento fisico e mental.

Meu objetivo é, nos próximos 82 dias, estabelecer uma rotina diária de exercícios, sendo ao menos 30 minutos de caminhada diária; cortar a ingestão de açúcar e carboidratos, voltar  a minha dieta de mocinha diabética, ter a glicemia sob controle e estar com um corpinho, senão de miss, ao menos 05 quilos mais magra. Para isso acontecer, conto com a ajuda de vocês.

Não prometo dar notícias diárias, mas todos os finais de semana passo por aqui para atualizá-los sobre a minha evolução (ou não). E, quem sabe, alguém não se interesse em me fazer companhia? Basta nos manter informados. Até!

"E pra você eu deixo apenas meu olhar 43, aquele assim, meio de lado, já saindo, indo embora, louco por você".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...