#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

15 de nov de 2012

Cogumelos Paris recheados

Cogumelos Paris ou Champignon
     
O Champignon de Paris, ou simplesmente Champignon, é o cogumelo mais consumido no mundo, sendo, inclusive, o mais popular no Brasil. 

É consumido fresco ou em conserva e sua popularização ocorreu devido à facilidade com que este cogumelo se adaptou em todos os países por que passou.

O nome científico do Champignon é Agaricus bisphorus e foi a primeira espécie de cogumelo a ser cultivada racionalmente no Brasil. Sua cultura foi iniciada pelos imigrantes chineses do estado de São Paulo, especialmente por agricultores da região de Mogi das Cruzes (SP) que é, até hoje, o maior produtor nacional desta espécie.

Basicamente, existem dois tipos de Champignon: o tradicional Champignon de Paris (de cor branca) e o Champignon Portobello, de cor parda. Brasil e Holanda consomem mais os de cor branca, enquanto França e Estados Unidos preferem o Portobello.

Os cogumelos, de maneira geral, possuem pouco carboidrato e uma quantidade considerável de proteínas,  pouca gordura e é pouco calórico. Eles fornecem vitamina C, que fortalece o sistema imunológico; D, que ajuda na absorção do cálcio e ácido fólico, que ajuda a prevenir a anemia. Dentre os minerais contidos nos cogumelos, destacam-se o potássio, o fósforo e o magnésio. Além destas propriedades, ainda fornecem fibras, o que é muito bom para garantir saciedade e bom funcionamento intestinal. Sabe-se que o Shimeji e o Hiratake possuem propriedades medicinais que abrangem a capacidade de modular o sistema imunológico, atividade hipoglicêmica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, e possui ação antitumoral, anti-inflamatória e antimicrobiana.
Tipos de cogumelos - foto do blog Confraria dos Chefs


Se você procurar vai encontrar diversas receitas com cogumelos de todos os tipos. Para saber mais sobre cogumelos,suas propriedades e receitas, acesse os links abaixo:
Eu adoro champignon, seja fresco ou em conserva. Fica bom na salada, no estronofe, no risoto, com macarrão, tostados, etc. Hoje a receita é Cogumelo Paris recheado. Experimentem e saboreiem. 

Cogumelos da Jo com o recheio 1

Ingredientes:
01 bandeja de cogumelos Paris frescos (geralmente 10 a 12 unidades, ou menos, dependendo do tamanho), alho e cebola;

Recheio 1:
150g de ricota, 50g de gorgonzola, nozes trituradas, passas picadas e azeite

Recheio 2:
200g de cream cheese amolecido, 60g de queijo parmesão ralado, 1/4 colher (chá) de pimenta do reino moída, 1/4 colher (chá) de pimenta caiena

Recheio 3:
150g de ricota ou queijo fresco, iogurte desnatado, castanha do pará triturada, parmesão ralado, azeite, sementes de linhaça ou chia (ou outra), sal, pimenta do reino, manjericão e azeite

Modo de preparar: 
Cogumelos:
Com cuidado, limpe bem os cogumelos na água corrente e seque-os com papel absorvente. Com uma faca de ponta fina ou com as mãos, remova os talos , picando-os bem, descartando a parte mais dura. Reserve os chapéus dos cogumelos.

Em uma frigideira, em fogo médio, aqueça o azeite. Acrescente 01 dente de alho espremido, 02 colheres de cebola ralada e os talos bem picados. Deixe refogando, pingando água, tomando cuidado para não queimar. Deixe separado para ir esfriando. Será usado em todos os recheios.

Enquanto prepara o recheio, pré-aqueça o forno em temperatura média (180 graus).

Recheio 1:
Com um garfo, amasse e misture a ricota com o gorgonzola e um pouco de azeite. Misture as nozes, as passas e os talos de cogumelo refogados até formar uma pasta, acrescentando mais azeite, se necessário.

Recheio 2:
Assim que os talos do cogumelo estiverem frios, adicione o cream cheese, o queijo parmesão e as pimentas. Misture bem para formar uma pasta bem cremosa.

Recheio 3:
Com um garfo, amasse bem a ricota ou o queijo (ou os dois), tempere com sal, pimenta do reino, manjericão bem picado e um pouco de azeite. Adicione o iogurte aos poucos, até formar uma pasta homogênea e cremosa. Coloque a castanha do pará e o parmesão, corrija o sal. (As sementes serão usadas para salpicar o cogumelo, depois de recheado).

Com o recheio  pronto e uma colher pequena, preencha os chapéus dos cogumelos com a pasta. Arrume-os em uma assadeira de teflon regada com azeite ou coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno por cerca de 15 a 20 minutos. Sirva como prato principal, acompanhado de uma saladinha verde.

Meus cogumelos recheados

14 de nov de 2012

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO DIABETES

Vamos agir contra o diabetes já! Mexa-se, controle sua glicemia e deleite-se com uma nova vida! Acredite, nós podemos vencer essa batalha.

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...