#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

17 de jul de 2012

Mousse 0% Carboidrato / 0% Açúcar

Sei que com esse friozinho ninguém tá a fim de doces refrescantes, mas quando dá aquela vontade, as formiguinhas adocicadas ficam em polvorosa.

Esses dias achei essa receita na net e experimentei: ficou muito bom. Pena não estar com a câmera para mostrar a vocês a minha cara de contente e a belezura da mousse.

A receita que me inspirou e que vocês verão no vídeo postado abaixo, foi feita no sabor de limão. Eu testei com maracujá e com limão siciliano, apenas com uma pequena modificação. 

Receita do vídeo - Mousse de limão "low carb" - Zero Carbo e Zero Açúcar por Juju : 

Ingredientes:
03 latas de creme de leite gelado e sem soro 
01 vidro de leite de côco 
01 pacote de gelatina diet sabor limão 
sumo de ½ limão 
01 pacote de suco de limão em pó diet 
raspas de limão para decorar 

Modo de Preparo:
Dissolva a gelatina de limão em dois dedos de água (aproximadamente 50ml). Na batedeira coloque o creme de leite e o leite de côco e bata por cinco minutos, para adquirir consistência. Sem parar de bater, coloque a gelatina dissolvida, bata mais um pouco e coloque o sumo de limão e o suco em pó. Bata mais alguns minutos, despeje em taças individuais e leve a geladeira por cerca de duas horas ou pouco mais.
 

Minha receita: 
Ingredientes:
03 latas de creme de leite light sem soro
01 vidro de leite de côco light 
01 pacote de gelatina em pó incolor e sem sabor 
½ xícara de suco de maracujá concentrado 
adoçante em pó (opcional) 

Modo de preparo:
Hidrate a gelatina em 5 colheres de sopa de água (polvilhe a gelatina aos poucos sobre a água e vá mexendo, para não formar). Na tigela da batedeira, coloque o creme de leite e o leite de côco e bata por cerca de 5 minutos para adquirir consistência (não se assuste caso não perceba qualquer mudança na consistência. Os ingredientes light têm menos gordura e ficam mais líquidos). Enquanto bate o creme, coloque a gelatina já hidratada para dissolver no micro-ondas, por 15 segundos ou 20 segundos (em potência média) ou em banho-maria, sem deixar que ferva. Misture aos poucos, metade do suco de maracujá na gelatina, mexendo sempre para que dissolva bem. Sem parar de bater o creme, coloque a gelatina, bata mais um pouco e então coloque o restante do suco de maracujá aos poucos. Experimente o sabor para verificar se está ao seu gosto ou se precisa um pouco mais de suco ou de adoçante, caso esteja azedo para o seu paladar. Nesse caso, não foi necessário o suco em pó. Eu não tinha gelatina de maracujá, por isso usei a sem sabor, mas vocês podem usar a outra se preferirem, da forma como foi ensinado no vídeo. A consistência, ao menos da minha receita, daria até para ter colocado em forma de buraco no meio e desenformar para servir. 

Não pude fotografar a mousse, mas ficou bem parecida com essa.
Foto retirada do blog Guia de Cozinha
Fiz a mesma receita, substituindo o suco de maracujá por limão siciliano e ficou muito suave e refrescante. Outros sabores também devem ficar gostosos, por isso já estou pensando em fazer de uva e até uma mistura de hortelã, limão e manjericão ou abacaxi com gengibre. Se eu testar, prometo que tiro fotos. 

Experimentem! Só não esqueçam que, embora não tenha açúcar ou carboidrato, creme de leite e leite de côco tem gordura, então não abusem e lembrem-se das calorias. 

Dicas do Tal e Qual para hidratar gelatina:
Para hidratar a gelatina, polvilhe-a aos poucos sobre a água, mexendo para evitar a formação de grumos. Após 1 ou 2 minutos, ela estará completamente hidratada. 

Derreta a gelatina sempre tomando o cuidado de não aquecê-la demais. Do contrário, ela não ganhará sua melhor consistência após gelada.

Evite despejar a gelatina sobre preparações muito frias, para que ela não endureça rapidamente e não forme grumos. 


Outra receita de mousse que peguei no site do Terra/Culinária:
sugestão da Fleischmann - 0800-704-1931
Mousse de melão com maracujá
Ingredientes:
1 pacote de gelatina sem açúcar sabor maracujá 
1 xícara (chá) de chá de erva-doce quente 
½ xícara (chá) de creme de leite light 
2 xícaras (chá) de melão Orange picado 

Modo de preparo: 
Dissolva o pacote de gelatina no chá e passe essa mistura para o copo do liquidificador. Adicione o melão e bata até virar um creme. Passe para uma tigela e leve à geladeira por 3 horas para ganhar consistência. Com um batedor de arame, misture delicadamente o creme de leite à gelatina batida com melão. Despeje esse creme em taças e deixe em geladeira durante 12 horas antes de servir. Decore com pedacinhos de melão e sirva frio. 

8 de jul de 2012

*Diabéticos não podem comer pipoca: MITO OU VERDADE?

*Matéria da nutricionista Camila Cialdini Faria - CRN 9: 9661 - Nutricionista Clínica - Especialidade em Diabetes – Centro de diabetes de Belo Horizonte, retirada do site  Educação em diabetes (da Farmácia Doce Vida). Quer saber mais sobre isso e outros assuntos relacionados ao Diabetes? Clica lá.

Mito. Ao contrário do que muitos falam a pipoca não é um alimento proibido para o portador de Diabetes.

A pipoca é, sim, fonte de carboidrato, mas por ser rica  em fibras alimentares contribui com a sensação de saciedade e melhores níveis de glicemia, uma vez que o milho da pipoca é um cereal integral, com muitos benefícios. Apresenta baixo índice glicêmico.

Para que seja uma verdadeira aliada na dieta sua forma de preparo é essencial. Deve ser preparada com pouca gordura e pouco sal.

Cuidados na preparação e no consumo:
  • Deve-se evitar a pipoca industrializada de microondas por conter gordura hidrogenada e muito sódio.
  • Óleo Vegetal: o mínimo possível de óleo de soja, girassol ou canola.
  • Pipoca Doce nem pensar, a não ser que você tenha alguma receita feita com adoçante substituindo o açúcar.
  • Evitar temperos prontos como aqueles saleiros soborizados que tem no cinema.
  • Bebidas:  refrigerantes diet ou sucos de baixo teor calórico como os de limão, abacaxi e maracujá.
Dicas: 1 xícara de chá de pipoca, sem óleo, contém 30 calorias. Quem faz contagem de carboidrato pode comer, por exemplo, até uma quantidade equivalente a 3 xícaras de pipoca como um lanche da tarde.


Bora lá docinhos, aproveitar as férias! Um filme, pipoca e guaraná (diet). Huuuummmm! 
E para quem tem saudade ou para aqueles que não viram, o comercial da pipoca com guaraná.


Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...