Carregando...

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

19/08/2012

Pão integral para máquina de pão

Desde que achei essa receita na net, há quase dois meses não compro pão de forma integral. Como em casa temos uma máquina de pão, comprei todos os ingredientes e agora tenho certeza que o pão é feito com adoçante e grãos integrais de verdade.
Para quem tem a máquina é uma ótima e deliciosa opção.

Aí vai a receita:

Ingredientes:
1 xícara + 1/3 de água (xícara = 240ml)
3 colheres (sopa) de adoçante culinário (açúcar para quem pode)
1 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo (milho, soja, canola, girassol, azeite, etc. à sua escolha)
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinhas ou cereais integrais à sua escolha: farinha de aveia ou aveia em flocos, quinua, amaranto, gérmem de trigo, farinha de soja, farinha de centeio, farinha de linhaça, chia, etc. (misture na mesma xícara no máximo dois ingredientes diferentes)
02 colheres (chá) de fermento seco
01 pacote de melhorador de pão

Modo de preparar:
Na forma da máquina, coloque os ingredientes na ordem em que aparecem na receita. Ao colocar o fermento, faça um buraco (não muito fundo) na farinha, ponha o fermento e cubra-o novamente com farinha, para que não tenha contato com o líquido, antes da hora. Escolha a opção de massa com farinha integral, tamanho grande e cor média. Na minha máquina essa opção leva 3h40 para preparar o pão, entre misturar, sovar, crescer e assar. Outra dica: depois de uns 30 ou 40 minutos, quando a máquina vai misturar a massa pela última vez, acrescente uma mistura de sementes ou grãos (03 colheres de sopa de linhaça, gergelim, flocos de centeio, flocos de trigo, flocos de aveia, semente de girassol, semente de abóbora, pedacinhos de castanha do pará, etc). A máquina aqui de casa aciona um bip antes de iniciar essa última etapa e é aí que coloco essa mistura).

Testem, fica perfeito. Esse é o que fiz ontem a noite.

Diabetes&Deleites
Diabetes&Deleites
Diabetes&Deleites



9 comentários:

  1. Oi, Jo, bom dia.
    Meu nome é Gilsiane, sou diabética tipo I. Também tenho essa máquina de fazer pão. Eu a uso com frequência e adaptei algumas receitas e dá certo. Por exemplo, faço o pão francês, o pão branco tradicional, o de iogurte, o de queijo, o de gergelim, de 600 grs. Todas essas receitas costumo usar adoçante de forno e fogão (tal e qual), um pouco menos da quantidade de açúcar indicado (1 ou 2 colheres), mas uso o adoçante e costumo colocar uma xícara de farinha integral ao invés de 3 ou 2, conforme a receita e dá super certo. Experimente. Abraços, Gilsiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas Gilsiane. Também tenho tentado adaptar as receitas da máquina, na tentativa de obter receitas cada vez melhores para diabéticos. Vou experimentar algumas das suas dicas. Beijo.

      Excluir
    2. Melhorador de pão vem em sachê como o do fermento granuladinho, tem em super mercados, é muito bom.

      Excluir
  2. Desculpe a ignorância, mas o que é esse melhorador de pão, não é glúten né?
    carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada por visitar o blog. Não se sinta ignorante por não saber algo. Ninguém sabe tudo. Eu também não sabia o que era antes de usar. Na verdade, o melhorador de pão é um produto que serve exatamente para melhorar a massa do pão, deixando-a mais fofa, com maior elasticidade e mais branquinha. Não é glúten não. Existem até melhoradores naturais, como o limão, que também são utilizados na massa de pão, por causa do ácido ascórbico. Se você quiser saber mais, clique nesse link:
      http://www.pgie.ufrgs.br/portalead/unirede/tecvege/feira/prcerea/paolei/melhorad.html

      Um abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pela receita. Queria observar que a farinha tem que ser substituída por de soja ou arroz para diabéticos. Farinha de trigo não pode.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites e obrigada pela dica da substituição. Embora a farinha branca não possa ser muito utilizada por diabéticos por conta do amido, esta receita é para facilitar a vida de quem, como eu, costuma comprar pão de forma integral sem açúcar. Eles também são feitos com farinha branca misturada a integral. Como essa foi a melhor receita que já fiz, continuo usando a farinha comum. Numa próxima vez vou usar a farinha de arroz ou de soja para testar. Um abraço.

      Excluir
  4. Olá Jô! Realmente muito interessante! Vou divulgar na página "Diabéticos - Florianópolis", no Facebook. Parabéns. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostaria de saber como vc usa a semente de abóbora? Bate no liqüidificador? Tem que peneirar?

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página contato. Um abraço.

Você está no grupo de risco?

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...