#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

11 de mai de 2012

Los granos hermanos: Quinoa, Amaranto e Chia - Parte II

Depois da quinoa, o Amaranto dá o ar da graça no Diabetes e Deleites.

Amaranto ou Amaranthus
Originário dos andes peruanos já era consumido pelos incas, astecas e maias há mais de 6.000 anos. Aqui no Brasil as pesquisas com o grão tiveram início somente em 1996. Na região do cerrado, a planta já vem sendo cultivada com sucesso, mas apenas para pesquisas.

De origem vegetal, como a quinua também é considerado um pseudo-cereal e pertence a família das gramíneas, existindo mais de 60 espécies dessa planta. O amaranto é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, sendo que, além das sementes que tem apenas 1mm de diâmetro, também podem ser consumidas suas folhas, refogadas como a couve, e até o óleo extraído das sementes tem propriedades que permitem o seu uso na indústria alimentícia.

Conhecido como “feijão dos andes”, o grão do amaranto tem as mesmas proteínas encontradas no nosso feijãozinho de cada dia e seus aminoácidos são comparados àqueles presentes no arroz. Portanto, o amaranto tem a mesma composição química do nosso tão saboroso e indispensável arroz e feijão.

De alto valor nutritivo, o amaranto é um dos alimentos mais completos que existem: tem alto teor de fibra e proteína, rico em vitaminas A e C, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco e aminoácidos essenciais, como a lisina. Também possui esqualeno em sua composição, substância encontrada em quantidade significativa somente nos óleos de fígado de animais marinhos.

Por ser muito rico em cálcio, o amaranto pode substituir alimentos como o leite e seus derivados na alimentação de pessoas com intolerância a lactose. Também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, uma vez que não contém glúten, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares que é maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo. O amaranto é uma fonte de tocotrienóis, tipo de vitamina E, que diminui os níveis de colestreol no sangue. Além disso contem óleo poliinsaturado, encontrado principlamente no germe da semente. É um óleo rico em ácido linoléico (um ácido graxo essencial) que auxilia no processo antiinflamatório do organismo. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular e sistema imunológico.

O amaranto tem sabor neutro e pode ser servido tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados. Pode complementar a salada, pode fazer parte de receitas de doces ou acompanhar carnes e massas.

É comercializado em grãos, farinha ou flocos, além de derivados como barra de cereais, e pode ser facilmente encontrada nos supermercados ou casas de produtos naturais.

Contra-indicações - segundo o agrônomo Carlos Spehar, da Universidade de Brasília (UnB), a única contra-indicação do amaranto é não consumi-lo cru: “assim como o feijão, quando cru, ele pode ser tóxico”. Então, como prepará-lo? “Você pode cozinhá-lo em água e comê-lo temperado, bem como usá-los em sopas e farinhas para fazer pães, bolos e biscoitos”, diz Spehar. O professor completa que não há restrição de consumo diária do grão, mas é importante que a dieta não se restrinja a ele. “O amaranto é realmente bastante nutritivo, mas seu consumo não substitui outras fontes, como o cálcio do leite, por exemplo”. 

Preparo básicopara cada xícara de chá de amaranto em grão, use 2 xícaras de água e um pouco de sal marinho. Cozinhe em fogo brando por 20 minutos, tempere com azeite extra virgem e salsa picada miúdo, ou outros temperos de sua preferência

Dicas: além de usar o amaranto em flocos para polvilhar saladas, frutas e outros alimentos, ele pode ser usado para empanar filé de frango ou peixe e fazê-los no forno.
Quando a farinha de amaranto não for encontrada, bata os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Está pronto para ser utilizado na receita.

Pipoca de amaranto
Pipoca de grãos de amaranto: basta levar ao fogo, sem nenhum tipo de óleo, um punhado de amaranto em uma frigideira bem aquecida e esperar alguns segundos até que o grão fique branco. Depois é só temperar com sal, encher um copo com guaraná diet, e curtir um filme bem sessão da tarde. 
Assim como faziam os astecas e os maias, os povos do Himalaia misturam a pipoca do amaranto com mel, preparando um prato conhecido como "laddoos".

Grãos de Amaranto

Flocos de Amaranto
Para saber mais acesse:

RECEITAS:

SALADA COM AMARANTO
Colocar o amaranto cozido, juntar alface, tomate cereja, cenoura ralada, e temperar com manjericão, sal, suco de limão e sal a gosto.

SOPA DE AMARANTO
1 copo de amaranto, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher de orégano e pimenta a gosto. Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adiciona água ou caldo de legumes, adicionar amaranto e deixar cozinhar ate os legumes ficarem macios. Adiciona o orégano, sal e pimenta a gosto.

SUCO ENRIQUECIDO COM AMARANTO
- suco de 1 laranja
- 1 ½ mamão papaia
- 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
- gelo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.

(receitas extraídas do site do Jornal Hoje - Conheça os benefícios do amaranto)

CHÁ DE AMARANTO
Grãos de amaranto 
Cravo 
Canela 
Açúcar mascavo (os docinhos que estão com a glicemia equilibrada, podem substituir o açúcar mascavo por frutose)

Modo de Preparo:
Deixe os grãos de molho por 24 horas. Depois disso, cozinhe os grãos e misture o caldo a uma infusão de cravo, açúcar mascavo (frutose, no caso dos diabéticos) e canela. Escorra a água, e coloque o amaranto que estiver no fundo de volta na panela com um litro de água no fogo. Deixe o caldo engrossar, isso deve levar mais ou menos 30 minutos. Coe, e leve para o liquidificador o que sobrou no coador e triture. Você obterá um líquido espesso que é o chá quente, o que sobrou na jarra, deve ser consumido gelado. Acrescente cravo, canela, limão e adoce.
(Receita do programa Globo Repórter - no site Globo.com tem um vídeo do preparo do chá)
(Benefícios do chá frio de amaranto - Dicas de Mulher)


MINGAU DE BANANA COM AMARANTO
Foto e receita do site MUNDO VERDE
1 banana d´água
200 ml de bebida de arroz
4 colheres (sopa) de amaranto em flocos
Adoçante forno e fogão a gosto (o original leva açúcar demerara orgânico à gosto)
Canela em pó à gosto

Preparo
Colocar as bananas para assar em forno médio. Após assadas, batê-las em liquidificador juntamente com a bebida de arroz. Colocar em uma panela juntamente com o amaranto e o adoçante. Levar ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Salpicar a canela. Servir quente. Rendimento: 1 porção - Valor calórico aproximado: 300 Kcal por porção 

Tudo Gostoso - foto e receita
Foto e receitas do autismo.nutrição.inf.br
Foto e receita Relva Verde
Foto e receita Cozinhar com João

CAVIAR DE AMARANTO

por Neide Rigo

1/4 de xícara de grãos de amaranto
03 bolsinhas de tinta de lula (que você consegue nas peixarias ou vendidas em envelopes no mercado)
Sal
Óleo de conserva de anchovas

Preparo: cozinhe os grãos de amaranto com um pouco de água quente dissolvida na tinta de lula até que os grãos fiquem macios e a água toda tenha evaporado. Pingue alguma gotinhas de óleo de conserva de anchova para dar o brilho e o sabor parecido como o caviar.


Amaranto também é música - Trio Amaranto


Trio Amaranto canta "Arco Íris (Suíte da Chuva) de Rodolfo Stroeter e Edgard Poças, do CD "Três Pontes"











Um comentário:

  1. Olá,

    Grato pela postagem.

    Continue acompanhando nosso blog que vamos trazer muito mais receitas saudáveis!

    ResponderExcluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página contato. Um abraço.

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...