SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

6 de abr. de 2012

Arroz Selvagem com Bacalhau e Patê de Peixe

Mais uma receitinha para a Páscoa, mas que nós podemos comer o ano todo. Para quem nunca comeu arroz selvagem, não se assuste, de selvagem, só o nome, pois o sabor é delicado e lembra muito o sabor de amêndoas. Apesar do nome, não é arroz, e sim uma espécie de gramínea, que, para o deleite dos docinhos, tem muito menos amido que o nosso arroz branco de cada dia. Além disso tem uma boa quantidade de fibras minerais e proteínas. 

A receita de hoje eu achei no site DaquiDali. Com vocês, Arroz Selvagem com Bacalhau:



Ingredientes:

250 g de arroz selvagem

2 xícaras (chá) de arroz cozido e aquecido (360 g)

1/4 xícara (chá) de azeite (50 ml)

400 g de bacalhau dessalgado e cozido, desfiado em lascas grossas
2 tomates sem pele e sem sementes em cubos (340 g)
150 g de azeitonas verdes picadas
Sal, pimenta e cebolinha verde picada

Preparo:

Prepare o arroz selvagem: lave-o rapidamente com água e coloque-o em uma panela grande. Adicione 10 xícaras (chá) de água fervente (2 litros) e 3 colheres (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos ou até o grão ficar macio (se preferir, cozinhe em panela de pressão por cerca de 25 minutos). Escorra o excesso de água, transfira os grãos para uma travessa e acrescente o arroz branco cozido e aquecido.

Aqueça o azeite em uma frigideira, junte o bacalhau, os tomates, as azeitonas e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o refogado à travessa com os dois tipos de arroz, verifique o sal e a pimenta e finalize com a cebolinha. Sirva em seguida.

Do mesmo site, outra receita boa para os docinhos: Patê de peixe

Ingredientes:
- 60g de peixe cozido frio;
- 2 colheres de sopa de cream cheese ou requeijão com baixo teor de gordura;
- 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano;
- 1 filé de anchova escorrido e bem amassado;
- 1 colher de dill picado.
Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e amasse grosseiramente com um garfo.
Esta receita pode acompanhar torradinhas ou pão integral.

E quem estiver interessado em outras receitas, o DaquiDali, tem outras  para o almoço de Páscoa, é só clicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...