#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

31 de mar de 2011

Bavaroise de iogurte com laranja

Receita do Terra Culinária dessa manhã. Se é boa não sei, mas promete. A única substituição foi quanto ao adoçante e ao iogurte desnatado.

(Fonte: Revista Água na Boca)

Imagem retirada do site Terra Culinária
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária
6 laranjas 
1/2 litro de iogurte natural desnatado
10 folhas de gelatina incolor 
3 limões grandes



Preparo:

Lave bem as laranjas e os limões. Corte em tiras finas a casca (sem a parte branca) de 1 laranja e de 1 limão para decorar, e a casca de 4 laranjas para a calda. Esprema as laranjas e os limões separadamente. Em uma panela, coloque o adoçante, as cascas e o suco de laranja e cozinhe por 3-4 minutos. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, coe para iliminar as cascas. Coloque a gelatina para amolecer em água fria. Em seguida, esprema-a e coloque para derreter por 1 minuto em uma panela pequena com o suco de limão. Desligue o fogo e deixe esfriar.
Quando a gelatina estiver fria, misture-a em uma tigela com o iogurte e a calda de laranja. Em seguida, despeje a mistura em uma fôrma com furo no meio, com capacidade para 700 ml e coloque na geladeira por 4 horas, ou até ficar firme. Desenforme a bavaroise em um prato e decore com as cascas de laranja e limão reservadas.

19 de mar de 2011

Agave Azul - mel natural e vegetal

Uma das coisas de que mais sinto falta em minha alimentação é mel. Sempre gostei de mel com iogurte, com bolo, com pão, e outras cositas. Então, esta semana tive uma surpresa quando fui ao mercado: encontrei um mel  vegetal, extraído de um cacto, parente da babosa, ou como preferem os mais chiques, do aloe vera.

O mel na verdade é um xarope produzido com o extrato das folhas do cacto mexicano AGAVE AZUL, o mesmo cacto com que é produzida a tequila.

O extrato de agave tem poder adoçante 3 vezes maior que o açúcar, mas não é considerado um adoçante natural e sim um alimento com propriedades adoçantes. Como o açúcar, não contém glúten nem lactose.

Tem sabor neutro e não deixa gosto residual e cada grama contém 3,3 calorias.Ainda que seja menos calórico que o açúcar comum, tem bem mais calorias que os adoçantes dietéticos. A vantagem sobre o açúcar é que o extrato tem baixo índice glicêmico, além de ser boa fonte de minerais, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio.

MAS... ATENÇÃO DIABÉTICOS!  NÃO PODE SER CONSUMIDO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA, EM RAZÃO DO ALTO TEOR DE FRUTOSE, SENDO TÃO PERIGOSO QUANTO O MEL. 

É indicado apenas para aqueles que não sofrem de docilidade aguda e estão com o índice glicêmico muito bem controlado, e ainda assim, devem consumir com cuidado e moderação.

Eu não conhecia o extrato de agave e como fiquei na dúvida ao ler o rótulo do produto, não comprei. Também achei muito caro para ser consumido como substituto do açúcar (preço do mercado São Vicente em Americana/SP - R$ 19,90). Vou xeretar com meu médico se posso consumí-lo uma vez ou outra, como substituto do mel. Ao menos para matar a vontade.
Endul - Xarope de Agave Azul - 330g 
Distribuido e vendido no Brasil pelo Sítio do Moinho



Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...