#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

30 de jan de 2011

Nuvem rosada diet

Tem outra receitinha com a qual me deliciava tempos atrás: nuvem rosada. É receita retirada das caixinhas de gelatina. No verão, nada melhor para se refrescar. Então, vamos seguir com a versão diet, mas nada de exageros, tá? E mais, nada que o restante da família, que não sejam docinhos, também não possam aproveitar.
*a imagem foi extraida do blog Estelinha quebra galho
Ingredientes:
02 caixinhas de gelatina sabor morango diet
02 xícaras de água fervente
01 vidro de leite de côco light
03 colheres de adoçante em pó

Modo de preparo:
Dissolva a gelatina na água fervente e espere esfriar. Enquanto isso, bata as claras em neve, junte o adoçante e continue a bater até formar um suspiro firme. Acrescente a gelatina ao suspiro, misturando bem. Em seguida, coloque o leite de côco e despeje a mistura em uma tigela de vidro ou taças individuais.

Pudim alemão diet

Antes de me tornar diabética, sempre fazia esse pudim, cuja receita encontrei na parte de culinária da revista Manequim - edição 467 de novembro/1998. Como não o fazia há quase dois anos, fiz  a receita normal para o povo aqui de casa e adaptei a receita, numa versão diet. O pudim é gostoso, mas a calda faz a diferença. Aprecie com moderação.

Ingredientes:
01 receita de leite condensado diet
01 vidro de leite de coco light
01 lata de creme de leite light
gelatina em pó sem sabor hidratada em 1/4 xícara de água fria e levada ao fogo baixo até dissolver

Calda de vinho:
01 xícara de frutose
1/2 xícara de água
01 xícara de vinho tinto seco ou suco de uva sem açúcar
cravo e canela a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Despeje numa vasilha de vidro com capacidade para 1,5l e leve à geladeira até que fique firme.
Para a calda, leve ao fogo baixo a frutose, a água, o cravo e a canela durante uns 7 minutos, até obter uma calda grossa. Retire do fogo, junte o vinho ou o suco de uva sem açúcar e leve ao fogo novamente por cerca de 15 minutos, até obter uma calda média. Desenforme o pudim e sirva com a calda.

Dicas:
Dá pra misturar côco ralado sem açúcar ao pudim, antes de levar para geladeira.

A receita para os não diabéticos leva todos os ingredientes mencionados, mas na versão normal. Troca-se o leite condensado diet pelo comum e a frutose pelo açúcar. Mesmo quem não é diabético, não sentirá qualquer diferença nas duas versões.

Também dá para fazer uma calda de maracujá, substituindo o vinho pelo suco de maracujá concentrado.


22 de jan de 2011

Pão de quinua e linhaça germinadas

Essa receita eu tirei da revista Referência Gourmet - Edição 6 - cedida por Nivaldo do Restaurante Rian, em Americana/SP.

Ingredientes:
04 colheres de quinua em grãos
01 colher de semente de linhaça
03 ou 04 colheres de farinha de trigo ou farinha de arroz (não tem glúten)
01 colher de chá de fermento em pó
01 pitada de sal

Modo de preparo:
A noite, antes de dormir, coloque os grãos e sementes em um prato fundo e cubra com água filtrada. No dia seguinte, adicione o trigo e misture, formando uma espécie de massa de panqueca, bem molinha. Coloque o fermento e o sal. Unte uma frigideira anti-aderente, com tampa, despeje a massa e espalhe pelo fundo, em fogo baixo. Tampe a frigideira. Após uns 03 minutos, vire a massa para corar do outro lado mas não tampe a frigideira. Em 03 ou 04 minutos o pão estará pronto. Passe margarina ou requeijão light e deleite-se.

Gelatina cremosa de abacaxi

Esta receita eu achei na lata do creme de leite light. Só troquei a gelatina light, pela diet. Como não tirei foto, fica aí a foto que achei na net, no blog Minhas, tuas, nossas receitas.


Ingredientes:
03 xícaras de abacaxi em cubinhos
01 lata de creme de leite light
02 pacotes de gelatina diet sabor abacaxi

Modo de Preparo:
Coloque o abacaxi em uma panela e cozinhe por cerca de 15 minutos. Reserve. Dissolva a gelatina em 03 xícaras de água quente. Espere esfriar. Bata no liquidificador a gelatina com o creme de leite. Misture o abacaxi cozido e despeje em uma forma com furo central grande (23cm de diâmetro) molhada.Leve para gelar por cerca de 4 horas ou até firmar. Desenforme e sirva.

9 de jan de 2011

FLAN DE GOIABA DIET*

*Receita retirada do site Portal Vital

Ingredientes:
400g de polpa de goiaba vermelha congelada
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
3 colheres (sopa) de adoçante culinário
1 sachê de gelatina em pó incolor sem sabor, hidratada conforme a instrução da embalagem

Calda:

100 g de polpa de goiaba vermelha congelada
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de adoçante culinário

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador a polpa, o leite, o adoçante e a gelatina até obter uma mistura homogênea. Coloque em quatro taças para sobremesa. Leve à geladeira por 3 horas ou até firmar. Reserve.


Calda

Em uma panela, misture a polpa com a água até obter uma mistura homogênea. Dissolva o amido de milho e acrescente o adoçante. Misture e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Reserve até esfriar.

Sirva o flan regado com a calda e decorado com 1 folhinha de hortelã.

No site Portal Vital, o flan é servido com 01 bola de sorvete de creme diet.



Dicas:
Se preferir, substitua a polpa da goiaba por suco de goiaba concentrado.

Para hidratar a gelatina, coloque 5 colheres (sopa) de água em uma tigela pequena. Polvilhe a gelatina em forma de chuva e deixe por 10 minutos. Leve em banho-maria e misture até obter uma consistência líquida. Utilize em seguida.

2 de jan de 2011

Vem chegando o verão II

Outro dia, quando postei sobre sorvetes diet, acabei deixando de lado as informações da Kibon, por não serem precisas. Continuo afirmando que o site da marca líder de mercado no Brasil, não traz informações precisas sobre seus produtos. No entanto, preciso reconhecer que, bisbilhotando pelos mercados, acabei descobrindo que o tal  KIBON BALANCE, realmente não contém açúcar em sua fórmula. 

Nas minhas xeretices, também descobri que existe uma linha da Kibon, bastante conhecida pelos sabores diferentes, que também tem sorvetes sem adição de açúcares: é a linha Carte D'or. Não consigo me lembrar dos sabores agora, mas maracujá e chocolate tenho certeza de estar entre eles.

Então, só pra me redimir diante da líder Kibon, eles tem sim, produtos diet.

BALAS SEM AÇÚCAR

Esses dias comprei uma balinha danada de boa, sem açúcar: Sulá cappuccino e creme. 

Xeretando, descobri que é fabricada pela Sulá, empresa alemã, e distribuída no Brasil pela All Alimentos, do Espírito Santo.

A Sulá fabrica caramelos moldados e bombom toffee sem açúcar, e utiliza o Isomalt (poliol, extraído da sacarina de beterraba) como substituto do açúcar.

Sulá natura: sem açúcar, sem corantes artificiais, sem conservantes, sem aspartame, sem gorduras hidrogenadas e com redução calórica de 40% com relação aos produtos normais. 

As balas são encontradas nos sabores: Morango e creme, Cappuccino e creme e Caramelo e creme, além do bombom toffee.




Outro produto distribuído pela All Alimentos, é o caramelo Solano, de origem espanhola.

Não contém açúcar, utilizando-se o Isomalt como substituto. Na Espanha é extremamente popular, sendo comercializado desde 1830 e, há três anos, vem sendo produzida a versão diet, com grande aceitação.

A All Alimentos também comercializa a pastilha Mint Strips

Pastilhas Refrescantes sem açúcar, em lâminas solúveis, fazem parte de uma categoria de “candies” intrinsecamente funcional, uma vez que, quase sempre, são consumidas visando refrescância bucal e hálito puro. Obviamente há o consumidor que busca o simples prazer da menta, ou mesmo a redução da ansiedade degustando produtos de baixíssimo teor calórico.

MINT STRIPS ® é a mais nova sensação em pastilhas refrescantes sem açúcar. São finas lâminas de aspecto plástico, porém compostas por ingredientes alimentícios, contendo inclusive xilitolElas se dissolvem instantaneamente em contato com a umidade bucal, propiciando um frescor imediato, envolvente e duradouro. Tudo isso com menos de 0,1 caloria por lâmina!

Além de inovador, MINT STRIPS ® é incrivelmente discreto e independe do ato de mascar, como os chicles, por exemplo. Suas lâminas ficam acondicionadas em um pequeno estojo do tipo gaveta, muito fácil e prático de portar em diversas situações, sejam as programadas ou as inesperadas, profissionais, sociais ou românticas, de dia, de noite ou de madrugada, enfim... Em todos os momentos em que ter o hálito puro é mais que uma necessidade!

Mint Strips é encontrada nos sabores Menta, Hortelã e Extra-forte.




FELIZ 2011!

Mesmo atrasada, quero desejar a todos os "docinhos" um FELIZ 2011, cheio de LUZ, PAZ, SAÚDE, ALEGRIA E PROSPERIDADE.

Que nesse próximo ano todos consigam se manter na linha e manter em ótimo nivel o controle glicêmico. 

Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...