SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

27 de jul. de 2011

Victoza - Novo medicamento para tratamento da Diabetes tipo 2



A Novo Nordisk prepara-se para o lançamento de Victoza® (liraglutida)no Brasil, primeiro análogo de GLP-1de dose única diária. Esta nova classe terapêutica representa uma revolução no tratamento do diabetes tipo 2, pois, conforme demonstrado em estudos clínicos, além decontrolar o açúcar no sangue,liraglutida promoveu a diminuição do peso e da pressão arterial sistólica dos pacientes com diabetes tipo 2 que receberam o medicamento.

5 comentários:

  1. Como endocrinologista, gostaria de colocar minha opinião sobre essa reportagem e esclarecer alguns pontos. Em primeiro lugar esse medicamento foi inicialmente aprovado para uso em diabéticos. As demais indicações ainda estão em estudo, portanto temos que ter cautela. Alguns médicos já vem usando em não-diabéticos, mas essa prática é considerada off-label, que significa que não está indicada em bula. Sendo assim, esse fato deve ser muito bem esclarecido ao paciente e no meu entender, deve ser assinado um termo de consentimento esclarecido, em que o paciente se declara ciente dos riscos e benefícios da medicação. Temos que levar em consideração que é um medicamento novo existe há apenas 3 meses no mercado brasileiro e há pouco mais de 1 ano e meio nos outros países, incluindo EUA e Europa. Isto significa que, apesar dos grandes estudos pré venda, a classe médica, na sua maioria, tem pouca experiência em usá-lo na prática clínica. Outra questão é que a medicação é injetável e requer cuidados na usa administração. Seu uso é diário e de alto custo financeiro. Então, não é para todo mundo. Em relação aos efeitos colaterais ele pode causar enjôo e náuseas, podendo seu uso ser restrito para indivíduos com problemas gástricos.

    O mais importante de tudo isso, é que provavelmente a perda de peso será temporária se não houver mudança de hábito alimentar. A melhora no padrão alimentar é que garante uma vida mais saudável. Procuramos sempre uma maneira fácil e rápida de emagrecer...Mas emagrecer com SAÚDE é aprender a comer bem! Ter qualidade de vida é praticar atividade física. Não existe remédio no mundo que substitua esse fato! Pensem sobre isso!
    Não se esqueçam que seu medico é a pessoa mais importante para discutir essas questões com você. Qualquer medicação deve ter seu uso avaliado em termos de riscos e benefícios. O acompanhamento medico é fundamental e cuidar da nossa saúde como um todo essencial !!!

    Saúde a todos, Dra Luciana Spina.
    Endocrinologista- Botafogo-RJ
    WWW.lucianaspina.com.br
    Tel: 21 2103 1500

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa noite!
    Meu nome é Aline e acabamos de descobrir que meu esposo é diabético (tipo 2) e a Dra. passou o Victoza,como medida rápida para controle do problema, só que o remédio custa R$308,00(já com desconto)e não temos como dispor deste valor durante os dois próximos meses(tempo de uso do medicamento).Gostaria de saber se alguém sabe algo sobre como conseguir este medicamento gratuitamente através do SUS. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline. O Victoza não é um medicamento que faça parte da lista de remédios disponibilizados pelo SUS. A única forma de vc. consegui-lo gratuitamente é através de um mandado de segurança contra o município ou a secretaria de saúde estadual, dependendo do local onde vc. resida.Para ajuizar o pedido será necessário que a médica de seu marido lhe faça um atestado dizendo qual a sua doença e o respectivo CID (Cod. Internacional de Doenças) e porque o tratamento com esse medicamento é necessário e indispensável. Junto com o atestado, ela emitirá a receita com todos os dados do medicamento, incluindo as doses e o tempo em que será necessário o seu uso. Procure um advogado em sua cidade e se não pude pagar os honorários vá até a defensoria pública ou verifique se a OAB tem algum convênio com a Defensoria pública para nomeação de advogados gratuitamente. Outra sugestão, converse com a médica e exponha a situação. As vezes ela mesma consegue lhe indicar outra saída.

      Excluir
  3. Esse escritório em SP, www.chmg.com.br, conseguiu algumas liminares para o tratamento grátis com victoza, parece que o remédio é muito mais eficas, meu primo ficou muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite,
      Gostaria de entrar em contato, pois comecei a fazer uso dessa medicação e me tenho interesse em saber qual procedimentos para conseguir esse medicamento gratuitamente.
      Grata,
      Rosangela Pereira

      Excluir

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...