#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

19 de set de 2010

DOCE VIDA CHOCOLATES

Xeretando pela net, achei a DOCE VIDA CHOCOLATES, empresa de Rezende, no Rio de Janeiro, que fabrica e comercializa produtos a base de chocolate e frutas, naturais e dietéticos (sem açúcar). Ah! Eles tem uma loja virtual. O link tá lá na lista de lojas virtuais.
Doces de frutas secas com castanha
Pinguinhos de chocolate diversos sabores
Trufas Suícas
Tablete de chocolate 70% cacau zero açúcar
Bombom de nozes e diversos sabores, c/ chocolate branco e ao leite
Barras de chocolate com adição de flocos de milho e outros
Bananinha light - Sabor damasco e outros

FIBRASMIL - Produtos naturais e dietéticos


A Fibrasmil é uma empresa de São Carlos, interior de São Paulo, que trabalha com a venda e distribuição de produtos naturais e dietéticos. Por aqui consigo encontrar alguns dos vários produtos comercializados, e acredito que em outros estados também sejam encontrados, porque eles tem representantes no Ceará, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Dentre os inúmeros produtos, já experimentei os biscoitos, as barras de cereais e alguns doces. Tudo muito bom. Para cortar um pouco o consumo do açúcar, tenho comprado os biscoitos para meu filho, pois são adoçados com Splenda (sucralose) ou Stévia e tem menos calorias que os normais.

Também gosto muito do Bom Banana - um bombom de doce de banana recheado com banana passa e coberto ou não com chocolate diet. Delícia! 

A linha de produtos é grande, então vou colocar apenas alguns e vocês xeretam o resto no site da FIBRASMIL, inclusive para ver a tabela nutricional de cada um. Além dos produtos sem adição de açúcar, todos os outros são produzidos com açúcar orgânico e produtos naturais e integrais. 

Ketchup light sem adição de açúcar - 90% menos calorias comparado ao produto normal
Biscoitos caseiros light - sem adição de açúcar, adoçados com Splenda

 

  
 
 Cereais em barra sem adição de açúcar

Bom Banana
Doces de frutas secas sem adição de açúcar


18 de set de 2010

CAPUCCINO CASEIRO DIET

Ingredientes:
400g (01 lata) de leite em pó desnatado instantâneo
100g de café solúvel (nescafé ou outro)
05 colheres (sopa) de chocolate em pó diet
02 colheres (sopa) de canela em pó
01 colher (sopa) de bicarbonato*

*O bicarbonato faz o capuccino "espumar". Se quiser com mais espuma, coloque apenas mais uma colher de bicarbonato. Mais que isso, vira sal de frutas.

Modo de preparar:
Bata o café solúvel no liquidificador até virar pó e passe para uma vasilha grande. Peneire cada um dos outros ingredientes na vasilha e misture tudo muito bem. Guarde em um vidro bem fechado. Para 150 ml de água quente (ou de leite, para ficar mais cremoso) acrescente 3 colheres de chá bem cheias do pó para cappuccino e coloque adoçante a gosto.


Dicas:


Alguns lembraram que é muito ruim adoçar a cada vez que se quer uma xícara de capuccino, então, dois leitores deram essas dicas:


1 - Substituir o chocolate em pó diet por achocolatado diet, que já vem adoçado; ou,


2 - Adicionar à receita, no momento do preparo, 100g de qualquer adoçante em pó (mesma medida de açúcar). Caso seja adoçante do tipo que se coloca menor quantidade que açúcar, não exagere, duas colheres de sopa deve ficar bom.


13 de set de 2010

LANÇAMENTOS LOWÇUCAR

A Lowçucar lançou novos produtos: Doce de Leite Diet Zero AçúcarMousse Zero Açúcar e Capuccino Magro Gourmet. Todos com o selo da ANAD e venda on line.

O pote de doce de leite tem 200g e não contém açúcar. Tem 31kcal cada porção de 20g.

O pó para preparo de mousses está disponível nos sabores limão, maracujá e chocolate. Basta adicionar água e bater no liquidificador. Fácil e rápido. 0% açúcar, 0% gordura trans e com redução calórica de 60%.

O pó para preparo de capuccino também não tem adição de açúcar e tem redução calórica de 20%.

Não é lançamento, mas muita gente não conhece: LEITE CONDENSADO ZERO AÇÚCAR (pó para preparo de leite condensado). É só adicionar água. 

11 de set de 2010

PASTA DE SOJA

Ontem, me aventurando pelo mercado, me deparei com umas embalagens diferentes perto das margarinas. Claro, fui xeretar. PASTA DE SOJA BEM ME QUER lançamento da Lifeco, de Hortolândia/SP (grudada em Campinas).

 Os potinhos, de 275g, são bem coloridos, e, lógico, dá vontade de experimentar. São 06 sabores: cenoura, beringela, alho poró, alho com cebolinha, azeitona verde e azeitona preta.

O produto, segundo a embalagem, é isento de lactose, colesterol, sem gordura trans, sem glúten, sem adição de produtos químicos, não transgênico e 100% vegetariano. Ou seja: politicamente correto (nesse país, ao menos a pasta de soja, rsrsrsrs). Tem 28Kcal em cada 10g da pasta.

Não encontrei muitas informações no site da empresa (Lifeco), e pesquisando na net, achei uma matéria no blog Sou vegetariano, dizendo que o produto é um substituto da margarina, e, de início será vendido apenas nos mercados da região (no blog tem uma lista dos locais onde o produto está sendo comercializado). 

Assim, não achei muitas imagens da Pasta de Soja Bem Me Quer, mas comprei a de azeitona preta e gostei muito.

Continuando minha "xeretice" pela net, descobri outra PASTA DE SOJA PURO SABOR, essa, fabricada pela empresa Puro Sabor da Soja, do Rio de Janeiro. E, pasmem: são 19 sabores: alho, alho e cebolinha, alho poró, azeitona preta, azeitona verde, cebola, cenoura com cebolinha, agrião, rúcula, bacalhau, beringela e cebolinha, ervas finas, orégano, salsinha, atum e cebolinha, cebolinha, espinafre, grão de bico e manjericão. Os potinhos contém 250g.
Além da maior variedade de sabores, a única diferença entre as duas é que a PURO SABOR tem entre 31 a 36Kcal (depende do sabor), contra 28Kcal da BEM ME QUER. E outra curiosidade, a pasta com sabor de bacalhau é a menos calórica: 24Kcal cada porção de 10g.

ESPAGUETE DA HORTA

Bem parecido com yakissoba.

Ingredientes: 

300g de espaguete cozido (fica melhor se você fizer com o macarrão integral)

150g de vagem em pedaços
200g de cenoura picada
10 flores de brócolis
10 flores de couve-flor
1 colher de sopa de azeite de oliva
14 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa de gergelim (opcional)
Pimenta a gosto 

Modo de Preparo: 



  1. Coloque os vegetais em um recipiente, cubra-os com água fervente. Deixe descansar por cinco minutos. Após esse tempo escorra bem. 
  2. Derrame o azeite em uma frigideira grande; leve ao fogo moderado e movimente para que o azeite cubra toda a frigideira. Quando a frigideira esquentar, junte os vegetais e cozinhe por dois minutos sempre mexendo. 
  3. Acrescente o molho de soja e pimenta a gosto. Aumente a chama do fogo e cozinhe mais alguns segundos sempre mexendo para que os vegetais fiquem crocantes (cuidado para não cozinhar muito). 
  4. Aos poucos, junte o espaguete sempre movimentando a frigideira para que o molho envolva a massa. 
  5. Torre o gergelim em uma frigideira à parte, tomando o cuidado de usar a chama baixa e mexer constantemente. Deixe tomar uma cor dourada. Polvilhe o gergelim sobre o espaguete e sirva. 

Obs: se quiser, pode acrescentar carne ou peito de frango em fatias pequenas, grelhadas.


Calorias por porção 404kcal 


Carboidrato por porção 31g 


Porções (rendimento) 4


Receita extraída do site:  TOPGYN.COM.BR - GUIA PARA DIABÉTICOS

5 de set de 2010

TATUAGEM PARA CONTROLE DA GLICEMIA



Li essa matéria no site Isto É Independente: 



Tatuagem para Diabetes - escrita por Cilene Pereira (para ler a matéria toda clique ai no título)

Cientistas testam "tinta" que, colocada debaixo da pele, indica níveis de açúcar no sangue dos pacientes

"Um dos maiores obstáculos ao controle da diabetes é fazer o paciente monitorar os níveis de glicose no sangue. A doença caracteriza-se pelo excesso da substância na corrente sanguínea, condição que pode levar a consequências como a cegueira. É por essa razão que os diabéticos devem medir a concentração de açúcar para evitar que ela atinja níveis ameaçadores. O problema é que essa medição é feita a partir de amostras de sangue, pequenas, é verdade, mas que submetem os doentes a uma desconfortável rotina de picadas com agulhas. 


Algumas opções estão surgindo para acabar com o problema. A mais interessante é uma espécie de tatuagem, criada no Massachusetts Institute of Technology, nos EUA. Os cientistas desenvolveram partículas que, aplicadas debaixo da pele, apontam os níveis de glicose, depois registrados por um sensor que deve ser colocado sobre a pele (leia mais no quadro ao lado). O objetivo é que essa “tatuagem” permaneça no local pelo menos por seis meses, período no qual o paciente pode se esquecer das picadas diárias. “É possível ainda acompanhar as oscilações durante o dia, como após as refeições”, disse Michael Strano, um dos participantes do trabalho. Os pesquisadores planejam iniciar em breve os testes em animais. 
No mesmo instituto, outro grupo examina o poder de um equipamento que revela as taxas de glicose a partir da leitura de vibrações emitidas pelas moléculas. Os dados são registrados com o uso de uma espécie de scanner que pode ser passado sobre o braço ou o dedo do paciente. A equipe está se preparando para iniciar ainda este ano os testes em seres humanos".
(...)

Fico imaginando se isso der certo: nunca gostei de tatoo, já pensou precisar de uma dessa? Ainda assim, temos que nos agarrar a todas as possibilidades. Fazer o que, né?


Aledora - Doces da Fazenda sem adição de açúcares

Descobri outro fabricante de doces diet: Doces Aledora. Também tem loja virtual.Para quem quiser conferir, é só clicar. Tem geléias, doces em compota, tabletes, etc. e ainda disponibiliza a tabela nutricional de cada um no site.

Confira alguns dos produtos:







4 de set de 2010

Pudim de Iogurte com calda de morango diet

Vi essa receita, do Chef Allan, no Cybercook, sem ser diet, e fiquei tentada. Então, adaptei e fiz na versão diet. Ficou muito bom. 
A foto é lá do Cybercook (Douglas T.A.Saber Filho)
Ingredientes:
1 lata(s) de leite condensado diet

1 lata(s) de leite desnatado
2 copo(s) de iogurte natural desnatado


Calda:
2 xícara(s) (chá) de geléia de morango diet (fiz com geléia de framboesa)
300 ml de água
3 colher(es) (sopa) de adoçante culinário
1 colher (chá) de amido (opcional)
(se preferir, coloque a geléia somente)

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coloque numa forma úmida de pudim e leve para assar em banho maria por 40 minutos em forno médio. Leve para gelar e desenforme. Sirva com calda vermelha.


Calda:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo por 10 minutos até encorpar. Leve para gelar e cubra o pudim.





3 de set de 2010

Carambola na lista negra


Taí uma coisa que eu não sabia: que a carambola é um veneno para os portadores de insuficiência renal. Vi a notícia no site do GAAD. E,  por mais absurdo que possa parecer, teve uma cidade no interior de SP, Jaú, que promulgou uma lei proibindo os estabelecimentos comerciais de venderem aos portadores da doença, em qualquer grau, a fruta, em qualquer forma de preparo. Bizarrices políticas à parte, é bom que os "docinhos" fiquem sabendo que a carambola tem um toxina muito perigosa para pessoas que tenham qualquer problema renal. Fica ai o alerta. 

Artigo extraído do site do Gaad:

(...)"A carambola é um fruto de cor amarela, de polpa macia e pouco calórico, fonte de provitamina A (caroteno), vitamina C e rica também em potássio. Através de uma pesquisa na USP de Ribeirão Preto, descobriu-se que a carambola possui uma toxina que atua no sistema nervoso, levando os pacientes renais a intoxicação com sintomas que variam desde crises de soluços, vômitos, convulsões, dentre outros, e, em casos mais avançados ou crônicos da insuficiência pode levar até a morte.
A intoxicação em pacientes renais acontece porque o rim não consegue exercer sua função de filtragem adequada do sangue, dessa forma a toxina bem como o potássio presentes na fruta ficam acumulados no organismo por não serem eliminados pela urina.

O excesso de potássio também não faz bem para o paciente renal e da mesma forma traz conseqüências. Entre os sintomas do excesso de potássio citam-se: cefaléia, distúrbios cerebrais de consciência e cognitivos, convulsões, arritmias cardíacas, dentre outros. No caso específico da toxina, esta se concentra no sangue, atinge os neurônios e provoca os sintomas já mencionados. Dessa forma há a necessidade de se realizar a hemodiálise para purificar o sangue.

Vale ressaltar que a carambola só faz mal as pessoas que tenham insuficiência renal, lembrando que portadores de diabetes e hipertensão arterial, que por ventura apresentem lesão renal, também devem evitá-la para não sobrecarregar os rins".



Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...