SER DOCE

Sou portadora de Diabetes Tipo 2. Quando a doença foi diagnosticada, meu maior medo era passar fome. Pensava que diabéticos não podiam comer nada além de alface, queijo branco e gelatina diet. Lembro-me das caretas da minha avó quando se deparava com queijo cottage no café da manhã. Porém, descobri que diabéticos também tem seu lugar ao sol na culinária e que existem muitos produtos especialmente desenvolvidos para nós. Caríssimos, é verdade, mas existem. Por isso resolvi fazer um blog com receitas e produtos direcionados aos diabéticos e outras pessoas que precisam de dietas com restrição de açúcar ou outros.

13 de nov. de 2010

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

Inspire-se com a onda azul.

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. É um dia especialmente dedicado à conscientização sobre o controle e prevenção do diabetes, através da informação. 


A data foi criada em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) e a OMS (Organização Mundial de Saúde), e o dia 14 de novembro foi escolhido por representar o aniversário de Sir Frederick Banting, considerado o descobridor da insulina.


A campanha tem como preocupação estimular o acesso à informação e à educação em diabetes, não somente para as pessoas diabéticas, mas promover uma maior conscientização de todos sobre os fatores de risco e sinais de alerta do diabetes, e incentivando a disseminação das melhores práticas na prevenção da doença.


O diabetes, principalmente do tipo 2, é considerado uma epidemia mundial, atingindo mais de 200 milhões de portadores. O pior: mais da metade dessas pessoas ainda desconhece o diagnóstico.


O símbolo da campanha é o círculo azul, criado para sintetizar a união da comunidade global de diabetes na luta para controle e prevenção da doença. O círculo representa a união dessa comunidade, que juntou-se para apoiar a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. O azul, cor da bandeira das Nações Unidas, representa a união entre os países.

O tema atual da campanha, que abarca um período de cinco anos entre 2009/2013 é: DIABETES: EDUCAR PARA PREVENIR

Ou seja, quanto mais informação, maior controle e prevenção.

Os objetivos da campanha 2009-2013 são:
  • Estimular os governos a implantar e fortalecer políticas de prevenção e controle do diabetes e de suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Esclarecer a importância da educação baseada em evidências na prevenção e no monitoramento do diabetes e de suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações que incentivem o diagnóstico precoce.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para reduzir os principais fatores de risco do diabetes tipo 2, que podem ser modificados.
  • Aumentar a conscientização e promover ações para prevenir ou retardar o aparecimento de complicações do diabetes.

As mensagens-chaves da campanha:
  • Saber quais são os riscos do diabetes e conhecer os sinais de alerta. O diagnóstico precoce salva vidas
  • Saber como reagir ao diabetes e a quem recorrer
  • Saber como cuidar do diabetes e controlar
  • Vamos assumir o controle do diabetes

Para que a data cumpra o seu objetivo, por todo o mundo serão realizadas diversas atividades com a finalidade de chamar a atenção para a importância do tratamento e cuidados com o diabetes. No Brasil, são diversos órgãos empenhados na divulgação, entre órgãos públicos, associações e entidades públicas e particulares.

As ações vão desde palestras a exames gratuitos, além da iluminação azul de diversos monumentos no mundo todo. Está programado ainda, que amanhã, as 14h00, após medirem a glicemia, as pessoas façam 14 minutos de qualquer atividade física e voltem a medir a taxa glicêmica.


Junte-se a nós amanhã, na onda azul que seguirá pelo mundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigada por visitar o Diabetes & Deleites. Se quiser resposta ao seu comentário, por favor, deixe um email para contato ou utilize o formulário específico da página CONTATO. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...