#NovembroAzul

#NovembroAzul

CUIDADO!

NEM TODO PRODUTO DIET OU LIGHT PODE SER CONSUMIDO POR DIABÉTICOS. PRESTE ATENÇÃO NOS RÓTULOS E VERIFIQUE SE, DE FATO, O PRODUTO NÃO CONTÉM AÇÚCAR OU GORDURA EM EXCESSO.

30 de nov de 2009

Estou sem tempo, mas não esqueci das "pessoas doces". Ainda essa semana posto outros produtos diet e receitas. Testei bolo integral e torta de liquidificador integral. Boooooom d+!


26 de nov de 2009

Barra de Cereal Diet (0 açúcar)

Descobri mais uma barrinha de cereais zero açúcar: linea sucralose



Os sabores são: avelã, castanha e chocolate; morango e iogurte, banana com aveia e maçã com canela.

Eu ainda não achei para comprar, mas também tem barra de cereal diet (morango com iogurte) da trio alimentos



18 de nov de 2009

Patê de espinafre


 Sabe aquele dia que você inventa de limpar a geladeira e utilizar os alimentos que comprou e esqueceu de usar? Foi no improviso que criei esse patê de espinafre e ficou muito bom. Sempre fazemos aqui em casa. Além de tudo é saudável e diabéticos podem  comer. Anote a receita, faça e prove.

Ingredientes:

1/2 xícara de espinafre cozido
250 g de ricota sem sal ou queijo branco fresco
Sal a gosto
2 colheres de azeite
Alho (opcional)
Pimenta-do-reino branca (opcional)
Creme de leite light ou maionese light

Modo de preparar:
Cozinhe rapidamente o espinafre em um pouco de água já fervente
Esprema para tirar o excesso de água (reserve a água para o caso de precisar alterar a consistência do patê
Esfarele a ricota ou triture grosseiramente o queijo com um garfo ou faca
Bata todos os ingredientes, com exceção do creme de leite ou maionese, no liquidificador ou mixer,  até ficar uma pasta homogênea e um pouco espessa
Caso a massa fique muito espessa, coloque aos poucos (colheredas) a água de cozimento do espinafre,

Coloque a pasta em uma tigela e misture com algumas colheres de creme de leite ou maionese, dependendo da cremosidade que desejar
Dicas: 
As quantidades dos ingredientes podem variar, de acordo com o que se tem em casa.
Tanto com a ricota como com o queijo, o resultado é o mesmo.
Pode servir com torradas e até mesmo passar no pão.
O espinafre deve ser espremido após o cozimento porque o excesso de água começa a se separar da pasta e fica muito estranho e sem graça.
Eu ainda não tentei, mas acho que também fica bom se fizer com queijo cottage.
Iogurte ou coalhada também podem substituir o creme de leite ou maionese.


8 de nov de 2009

"Diabetes: Educar para prevenir".

Há pouco mais de 2 meses fui diagnosticada como portadora do Diabetes tipo 2.  Sempre imaginei que se esse dia chegasse eu cairia dura no mesmo instante, revoltada com o fato de não poder comer mais nada. Contrariando minhas previsões, a confirmação de minha "docilidade permanente" não me causou assombro e eu tenho conseguido encarar o tal "monstro que nada come" com muita tranquilidade.
Tive diabetes gestacional no último trimestre da gestação em 2002. Três meses após o parto minha glicemia estava sob controle novamente e seis meses depois estava tudo normal, inclusive meu apetite voraz por chocolate e guloseimas. Minha voracidade diante de um prato de macarrão, lasanha, lanches e mais lanches era impressionante. Sempre detestei hortaliças (afinal, não sou palmeirense) e sou sedentária de carteirinha. Assim, fiquei mais de cinco anos sem realizar qualquer controle glicêmico e com um "sobrepeso" de vinte quilos a mais do que eu deveria. Resultado: hoje sou diabética, mas tenho consciência de que posso conviver muito bem com a "Tia Betis", sem que ela me castigue.
Tenho conseguido driblar a taxa de glicose com a dieta alimentar e 1mg de metformina ao dia. Preciso mesmo é começar me exercitar, o que ainda é um problema pra mim.
Acredito que a dificuldade para entender a doença é a mesma para todos os que são diagnosticados como "pessoas doces". É muito difícil entender o funcionamento do diabetes (ou o mal funcionamento do pâncreas), conhecer os sintomas e como agir diante deles, e, principalmente, saber o que não se deve comer.
Por isso acho importante o tema da campanha do dia mundial do diabetes para o período 2009-2013 - "Diabetes: Educar para prevenir".
Tenho tentado fazer com que meu filho de 07 anos entenda o problema e passe a ter uma alimentação mais saudável, coisa com o que nunca me preocupei. Se eu tivesse tido a preocupação de conhecer a doença quando ela me alertou durante a gestação, acredito que não estaria tão doce hoje. Pesquiso, leio, converso com outros diabéticos, aprendo novas receitas, procuro por produtos que podem ser consumidos, enfim, me conscientizei, estou me educando e me prevenindo para não depender de insulina um dia.
Não desanime diante desse obstáculo. Brigue por sua vida, aprenda a se defender e deleite-se, afinal, o sol brilha pra todos.

*o post abaixo foi publicado no meu blog  Uma sereia...aposentada na semana em que me descobri "doce".


5 de nov de 2009

DIA MUNDIAL DO DIABETES



Dia Mundial do Diabetes

A campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como tema central "Diabetes - Educar para prevenir".
O símbolo da campanah é um círculo azul. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.
Em 2007 a IDF teve a idéia de iluminar de azul alguns monumentos de várias cidades  espalhadas pelo mundo. O sucesso da campanha foi tão grande que o Dia Azul se repetiu em 2008 e se repetirá em 2009.
Além de monumentos iluminados, também está disponível no site folder, panfleto e desenho para ser impresso em camisetas para quem se interessar.
Quem quiser participar pode colocar uma lâmpada em casa ou vestir-se de azul no dia 14/11. Há aqueles que colocarão uma bandeira azul em casa ou no carro.
Eu já estou providenciando minha camiseta e uma lâmpada. Também vou imprimir alguns folders e distribuir no meu trabalho e estabelecimentos que conheço. Participe você tamém. "Adoce essa idéia".


Juntos pelo Diabetes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...